LeUtEnEnT Publicado Setembro 16, 2005 Publicado Setembro 16, 2005 oi pessoal!! tenho uma tia minha que adquiriu um aquario da rena... esta todo equipado, filtro interior, mas tipo sump ou seja, esta num compartimento.. aqueles normais da Rena.. esta plantado, agora nao sei de cor as plantas, mas acho que é irrelevante... e de um dia para o outro o ph subiu muito, de 7.5 para 9.0... a agua ficou branca.. deve ter sido resultado da mudança do ph.. nao sei.. será que esta alteraçao de ph tambem podera ser de temperatura elevada?? ele custuma estar a 26/27º.. mas nos dias de mais calor sobe mais um bocadinho.. será este o problema???? gostava que me ajudassem... pois ontem á noite ja tirei um pouco de agua do aquário, voltamos a por agua nova, metendo logo de seguida Aquasafe, nitrivec.. hoje de manha foi medido o ph novamente e o ph ja estava nos 8.0/8.5 a minha tia colocou um produto da rena que regula e mantem o ph nos 7.0... passado uma hora voltou a medir o ph e ele ja rondava os 7.5/8.0.. mas a água continua meia esbranquiçada... ajudem me please... cumprimentos a todos,... Citar Vasco Jarrais
Jatbas Publicado: Setembro 16, 2005 Publicado: Setembro 16, 2005 agua meia esbranquisada e, como parece se tratar de um aqua com já algum tempo, pode significar morte em massa por algum motivo de bacterias. Continua com as tpas, que isso eventualmente passara. Quanto a mudança de ph brusca sem mais dados adicionais é dificil de saber. Citar AquaWizard
Nuno Antunes Publicado: Setembro 16, 2005 Publicado: Setembro 16, 2005 Esse ph está de facto muito estranho e convem identificar bem a sua origem. Assumindo que a tua tia não colocou decoração nova no aquário e não terá parado com injecções de co2 e afins, arriscaria dizer que o problema estará na fonte, ou seja, o problema está na torneira. Já experimentaram medir o ph da água da torneira? É que nesta situação de seca várias autarquias têm aberto novos furos e pode perfeitamente acontecer que a água desses furos seja diferente da habitual. É apenas uma ideia para ajudar a eliminar as possiveis causas dessa subida. A morte em massa de bactérias pode ter ajudado também. E os peixes? como é que se estão a dar com essas variações todas? Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
LeUtEnEnT Publicado: Setembro 16, 2005 Autor Publicado: Setembro 16, 2005 desde ja pessoal obrigado pelas vossas respostas... ajudaram bastante... vou continuar com tpa's e ver se isto passa... nuno: os peixes estao-se a dar bem,... para já, nenhum morreu... e espero que nao venham a morrer... vou ver como vou tentar arranjar aquilo.. espero que passe de uma vez por todas... depois dou-vos noticias... obrigadao pelas vossas respostas.. Citar Vasco Jarrais
FBIpt Publicado: Setembro 16, 2005 Publicado: Setembro 16, 2005 Com essa proximidade ao mar a tua tia não terá metido algumas conchas que tenha apanhado por aí é que isso mesmo fervendo dispara logo o ph! Se for mesmo da agua da torneira (eu acho que 9 é dificil) o melhor é comprarem uns troncos e plantar e por CO2 porque se não andar sempre a por quimicos nas tpa's vai estragar tudo. Boa sorte Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
LeUtEnEnT Publicado: Setembro 16, 2005 Autor Publicado: Setembro 16, 2005 nao.. ela nao tem nada disso de conchas... tem rochas vulcanicas, daquelas compradas nas lojas de aquariofilia mesmo... nada d cenas do mar... talvez tenha sido mesmo da agua,... pois ela fez tpa no sabado... uma coisa pod ser.. a agua da torneira deve tar com ph alto... cumps Citar Vasco Jarrais
LeUtEnEnT Publicado: Setembro 21, 2005 Autor Publicado: Setembro 21, 2005 bem pessoal... acho que ainda se lembram deste tópico... agora o ph "estacionou" entre7.0/7.5... até aqui tudo bem... mas a água esta na mesma esbranquiçada... que se passa???? será que a água tem mto calcario???? ou outra metal pesado que a torne turva???? é que daqui a pouco nao se ve nada... sabem algum produto, tirando o Aquasafe, que possa fazer "milagres"? espero por respostas vossas... desde já obrigado a todos... Citar Vasco Jarrais
hotrodder Publicado: Setembro 21, 2005 Publicado: Setembro 21, 2005 Há quanto tempo tem a tua tia esse aquario montado? Citar A Água está cada vez mais Viva!
FBIpt Publicado: Setembro 21, 2005 Publicado: Setembro 21, 2005 Tens carvão activo no filtro? Ajudaria! Se começas-te o aqua DO "0" devido ás particulas que ficam em suspensam dá esse aspecto mas de maneira a não se ver nada acho que não! As pedras calcarias não são boas para os aquarios(se tiveres tira)! Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
Bruno Nogueira Publicado: Setembro 21, 2005 Publicado: Setembro 21, 2005 ocorreu-me que poderás ter carvão activado "fora do prazo"... assim sendo, o carvão poderá ter acomulado muita "porcaria" e agora desatou a "libertar"... é só mais uma teoria... fica bem Citar Bruno Nogueira
LeUtEnEnT Publicado: Setembro 21, 2005 Autor Publicado: Setembro 21, 2005 o akua ta montado mais ou menos á 2 meses... nao tenho carvao activado no filtro... nao sei k mais fazer... pois tambem nao tem pedras calcarias no aqua... need ... pleezzzzz Citar Vasco Jarrais
Recommended Posts