embolo Publicado Setembro 16, 2005 Publicado Setembro 16, 2005 tenho um aquario com 2 lampadas fluorescentes tubulares de 20w, uma sun-glo e uma aqua-glo! Têm 59cm de comprimento! neste momento face as caracteristicas do aqua preciso de aumentar a potencia das lampadas. existem lampadas deste comprimento com maior potencia? o aqua tem 120 litrros, o que me aconselham? cumprimentos Citar Embolo
Jatbas Publicado: Setembro 16, 2005 Publicado: Setembro 16, 2005 podes fazer uma calha com lampadas power pc, ou seja lampadas 2g11 de 55w cada uma com 6400k. Estas têm cerca de 53 cms de comprimento e como tal é possivel de as adaptar à tua calha. Ou entao vais para as compactas de 6400k, que tens potencias até as 30w, e como são se casquilho grosso, ou seja E27, são de muito facil aplicação e manutenção Se precisares de mais info, manda-me uma pm Citar AquaWizard
embolo Publicado: Setembro 16, 2005 Autor Publicado: Setembro 16, 2005 vais-me desculpar a minha ignorancia, mas estas lampadas adaptam-se aos casquilhos que já existem na tampa? onde posso adquirir essas lampadas? como é que é a sua denominação completa (como é que peço na loja)? desculpem, mas é uma área que não domino minimamente!!! Citar Embolo
José Cruz Silva Publicado: Setembro 16, 2005 Publicado: Setembro 16, 2005 viva, vais-me desculpar a minha ignorancia, mas estas lampadas adaptam-se aos casquilhos que já existem na tampa? onde posso adquirir essas lampadas? procura aqui http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/default.htm http://www.interlampadas.pt/ Não poderás aplicar uma lampada pc p.e. 2dg11 num casquilho de uma T8. A potencia das lampadas fluorescentes é proporcional ao seu tamanho. assim, para 59 cm de comprimento uma lampada T8 terá sempre a mesma potencia. A tua única solução será acrescentar mais lamapadas As T5 ou compactas têem a vantagem em relação às T8 de terem maior potencia para tamanhos identicos, no entanto, serão tambem mais caras. Para álem das lampadas precisarás também de um balastro Citar Abraços Zé Néo
embolo Publicado: Setembro 16, 2005 Autor Publicado: Setembro 16, 2005 ok..então vamos lá ver se entendi! para o meu caso especifico será mais vantajoso colocar 4 lampadas fluorescentes compactas 220v E27 de 21W (cada) ou 2 fluorescentes compactas 2g11 55w (cada) com 6500k? Em termos de preço qual será o pacote mais acessivel? (tendo em conta que tenho também de colocar os casquilos proprios para as lampadas? Será luz suficiente para um aqua de 80-30-45 (125litros)? Só mais uma duvida, para cada uma destas lampadas existe depois especificaçãoes do genero: cool-white, day-light, super daylight, que diferenças existem e por qual devo de optar? Citar Embolo
Jatbas Publicado: Setembro 16, 2005 Publicado: Setembro 16, 2005 é assim, o melhor até deve ser as power pc, mas sinceramente em termos de simplicidade e mesmo de preço as compactas são donas e senhoras. Por exemplo, com 4 ou 5 compactas de 25w de 6400k (dayligth) para esse aquario já fazes a festa, e é uma instalação simples e rapida e não muito dispendiosa e com optimos resultados warm white = 4700k cool-white = 5400k day-light = 6400k/6500k - o mais proxima da cor do sol super daylight = presumo que seja 10000k Citar AquaWizard
José Cruz Silva Publicado: Setembro 16, 2005 Publicado: Setembro 16, 2005 viva, O que queres dizer com as caracterisiticas do aquário? Plantas? Se for esse o caso, eu se fosse a tí deixa estar as T8 e colocava mais duas pc 2G11 de 6500k de 36W. Penso ser a solução ideal, no entanto mais cara em relação às outras. As lampadas compactas não são lampadas próprias para aquário pelo que manteres as T8 a meu ver é uma boa solução pois aumentas a potencia manténs lampadas com um expetro ideal para plantas (gro-lux) Ou então, melhor ainda é optares por T5 onde consegues encontrar lampadas especificas para plantas, que não é o caso das pc´s Citar Abraços Zé Néo
Jatbas Publicado: Setembro 16, 2005 Publicado: Setembro 16, 2005 deixa-me sé corrigir-te numa coisa... qualquer lampada é boa para um aquario, neste caso para plantas, desde que tenha um espectro favoravel às mesmas, seja pc, compacta ou tubular... alias entre uma pc e uma compacta, venha o diabo e escolha Citar AquaWizard
embolo Publicado: Setembro 17, 2005 Autor Publicado: Setembro 17, 2005 uma dúvida mais: no caso das compactas, a instalação é so adquirir um casquilho proprio para e27 e fazer ligação directa à corrente!...ou preciso de colocar mais mecanismos? Expliquem-me tudo direitinho...é que de electricidade não percebo nada...ainda esturrico os peixes todos. que mais cuidados devo ter na instalação das lampadas? Citar Embolo
Jatbas Publicado: Setembro 17, 2005 Publicado: Setembro 17, 2005 é só isso mesmo. Ligas o cabo positivo ao terminal do casquilho que vai encostar por debaixo da lampada e o negativo ao outro. Pessoalmente tenho cuidado ao escolher os casquilhos, pois existem uns que protegem melhor a instalação electrica que outros e por causa da agua é iportante Citar AquaWizard
embolo Publicado: Setembro 17, 2005 Autor Publicado: Setembro 17, 2005 Bem, parece que já captei o processo todo, agora é só por mão à obra! tenho apenas o receio de que as lampada fiquem muito próximas da linha de água e com a evaporação que sempre ocorre aconteça algo!!!! Vou fazer "fotoreportagem" deste processo de mudança de iluminação, esperem para ver a minha aventura. Obviamente agradecido pelas dicas extremamente importantes! Citar Embolo
Jatbas Publicado: Setembro 17, 2005 Publicado: Setembro 17, 2005 se não encontrares casquilhos E27 estanques, mas que eu tenho certeza que existem, podes sempre isolar bem com fita isoladora. Pior não vai fazer e eu tenho as minhas assim e até hoje nunca tive problemas. Citar AquaWizard
embolo Publicado: Setembro 17, 2005 Autor Publicado: Setembro 17, 2005 podes tirar uma foto e colocar aqui...so para ver como é que ficou essa obra? Citar Embolo
embolo Publicado: Setembro 20, 2005 Autor Publicado: Setembro 20, 2005 Bem, já adquiri o conjunto de lâmpadas para fazer a minha calha DIY. Adquiri 6 lâmpadas fluorescentes compactas de15W light 6400k, o que vai perfazer um total de 90W...no entanto ainda fico com espaço para mais duas lampadas igausis a esta! O meu aqua tem 120 litros. O que acham da minha escolha? Citar Embolo
Recommended Posts