Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Estou a precisar urgentemente da vossa ajuda.

O meu setup:

Aqua: 60L

Aquecedor: a 24º

Filtragem Eihem Ecco (p/100L hora) Externo

Nitratos:20

Nitritos:0

Amónia:0

PH: 8,0

KH:10

GH:10

Areão de Rio

Plantas:

1 Anubia

1 Anubia Anã

1 Valisnéria

2 Larajeiras

Habitantes: 3 Orandas

À duas semanas atrás tinha 1 cometa e 2 orandas. Devido à agressevidade do cometa, acabei por trocar por + 2 orandas.

Ficando a existie 4 habitantes.

1 Semana depois, morreu um dos recentes habitantes, com ictio.

Posteriormente veio a infectar os outros 3.

Domingo (1ª Dose)

No domingo quando deparei com a doença, decidi atacar com Protozin da Waterlife.

Os peixes nadavam enérgicamente, comiam e prostravam-se no fundo do aqua.

2ªFeira (2 dose)

Ictio continua em força nas barbatanas, sem destruição das barbatanas.Peixes enérgicos e a comerem bem. Mas terminam aactividade prostratados no fundo.

3ªfeira (3 dose)

Os peixes melhoram fantásticamente e desaparece o ictio. Tudo volta ao norma, aparentemente.

4ªFeira (Pausa na medicação recomendada pela Waterlife)

Ocorre uma recaida de ictio 3xmais forte.

Decidi fazer TPA 30% ao fim do dia e voltei aplicar o Protozin (contra a recomendação da Waterlife).

5ªFeira (Nova Dose).....Sem resultdaos á vista. Comem com energia...mas ficam rapidamente prostrados no fundo.

No forum fala-se exaustivamente em aumentar a temperatura para 30º...mas os meus peixes não toleram.

O que posso fazer para os salvar ? Será que estão a dar os ultimos sinais de vida.

Saudações amigas

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Publicado:

Eu para o ictio sempre usei azul de metileno e resulta muito bem, já experimentaste?

Publicado:

Olá

Nunca usei.

O Protozin julgo que deve ter esse composto.

Tb.não consigo perceber pqê que os produtos não trazem descrição técnica :lol:

Sempre ajudava.

Como é que fazes as aplicações ?

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Publicado:

Protizin dá... Tens de continuar a aplicar e esperar.

Aumentar a temperatura também era bom. 30º pode ser muito. O ideal era 28º.

Os peixes devem tolerar essa temperatura durante alguns dias.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:
Como é que fazes as aplicações ?
Conforme estava na descrição do produto, aquilo é mesmo um medicamento próprio com embalagem e tudo para o ictio mas não passa de azul de metileno. Salvo erro era 8 gotas no 1º dia, 4 gotas no 2º e depois 2 gotas nos dias seguintes.

Se dizes que esse faz o mesmo (se é indicado para o ictio) é esperar que corra pelo melhor e seja eficaz rapidamente.

Publicado:

Olá a todos.

Quando trataram dos vossos peixes, eles apresentavam prostração e picos de energia alternados?

Os meus até estão sensiveis à luz e escondem-se dentro de uma gruta.

Cada vez estão mais moles, reagem pouco ao momneto da refeição.

Como eram o comportamento dos vossos durante o tratamento?

Quanto tempo leva o tratamento?

Amanhã vou desmontar o aqua todo, desinfectar, replantar e ciclar por 10 dias sem peixes.

Os peixes vou coloca-los num aqua hospital, com tratamento só de sal e a temperatura de 28º. O protozin é muito forte e não queria intoxicar.

Acham boa ideia?

Saudações amigas

SNAN

Publicado:

Eu só passei por isso com guppies e caudas de espada, eles ficavam um pouco "mais lentos", para além de se roçarem, mas comiam +/-.

O tratamento era tipo ao fim de 3 dias já não tinham pontos e eu só punha mais 1 dia ou 2 de gotas para garantir.

Publicado:

Morreram-te alguns ?

Publicado:
Morreram-te alguns ?
Da 1ª vez que apareceu quando ainda não sabia muito bem como lidar com aquilo. Morreu 1 ou 2 depois arranjei este medicamento e sempre foi de fácil tratamento.
Publicado:

Tratar os peixes de água fria, só com Protozin revela-se frustrante. :D

Se os peixes não morrem da doença acabam por morrer da cura. :roll:

Dos 3 peixes que tinha só tenho 2 e provavelmente não sobreviverá nenhum. As lesões são graves.

No início quando identifiquei o Ictio para além do Protozin ainda pensei pôr o aquecedor a 30º....mas a espécie Arautus não tolera por muito tempo esta temperatura.

Actualmente estão num aqua hospital.

Apliquei Vitaminas... e só me resta aguardar.

Estes peixes sofrem mais que os tropicais, qd. apanham Ictio.

Inclusivé estou convencido que o sucesso deve ser diminuto.

NB: A partir desta triste experiência decidi continuar a criar esta espécie, mas com o aqua aquecido sempre a 26º . Bom para os peixes e para as plantas.

Saudações arauticas.

SNAN

Publicado:

Relatório final.

Desta saga só restou um, mas vende saude.

O ponto critico não é o combate ao Ictio.

São as sequelas.

Os peixes sofrem ulcerações.

Recomendo logo a seguir ao tratamento com Protozin (em aqua hospital), a admnistração na agua de um produto Anti-Stress + AloeVera (reforço das membranas e mucosas).

Vitaminas de reforço.

E por ultimo pequenas quantidades de Mixazin da Waterlife.

NB: Sou da opinião dos aquas de Carassius Arautus estarem a 26º constantes. È o melhor preventivo, contra a maior parte das doenças parasitárias.

Saudações Arauticas.

SNAN

Publicado:

Curiosamente ontem vi os meus 2 guppies com pontos brancos...

Já desliguei o filtro, meti bomba de ar para oxigenar, aumentei a temperatura e apliquei o azul de metileno conforme a dose recomendada na embalagem. De ontem para hoje a femea já está mais "viva" e desapareceram alguns pontos já, parecem estar a recuperar bem e rápido. :arrow:

Publicado:

Como estão as caudas e barbatanas Erbium?

Se se encontram danificadas, introduz Haloex da Waterlife.

O AloeVera reforça as defesas e vulnerabilidade do sistema imunitário dos peixes.

Manda sempre.

Saudações SNAN

Publicado:

As barbatanas não foram afectadas. Eu reparei cedo o "ataque" foi muito suave. O macho guppie é que parecia estar a piorar não dos pontos brancos mas parecia muito apático, fui ver e os nitritos estava muito altos. Então hoje a tarde fiz tpa, tirei o carvão do filtro para o poder ligar e meti Nutrafin cycle. Agora a noite o guppie já está muito mais activo :roll:

Abraço.

Publicado:

Boas

Se me permitem, para casos destes deixo aqui mais uma alternativa.

A Sera tem o Costapur que trata o Ictio.

Em casos avançados podem haver já bactérias no aquário e aí deve usar-se o Backtopur e o Omnipor. Assim além de eliminarmos as bactérias fazemos prevenção para que outras se possam aparecer.

Recomendo subida de 2 graus na temperatura da água. (+ou-)

Depois do tratamente deve colocar carvão para remover os medicamentos e administrar Fishtamin (vitaminas) para ajudar os peixes a recomporem-se.

Já tive uma praga dessas e em 2 dias resolvi o caso. Sem perder nenhum peixe. (mollys, betta)

Não é nada de mais mas, é sempre mais uma maneira de resolver o problema.

Sempre que coloque peixes no aquário deve usar o ominipor para previnir o aparecimento de doenças.