Pedro Ferrer Publicado Setembro 15, 2005 Publicado Setembro 15, 2005 Bom dia O meu reef 200L vai a caminho dos 9 meses. Sobreviveu bem a 1 mês de ausência (férias) sem comida congelada (apenas noori e flocos), sem Kalkwasser e aos 31! graus de temperatura que a água chegou a atingir... apesar de ter 2 ventoinhas de PC em posição invertida (1 a puxar ar para dentro e a outra para fora) na sump. Ontem decidi analisar os parâmetros, pois estou a ficar com um manto de algas encarnadas a alojarem-se na RV. Este manto está a ficar com bolhas de ar por baixo !?... para além disso, a minha Paraclavularia mãe (Brown star polyps) tem algas verdes e encarnadas, enquanto que a filha está óptima e nunca esteve tão bem! Parâmetros: PH - 7.9 (estável) KH - 6 Amónia - <0.025 (o teste mostra uma cor quase transparente) Nitritos - <0.1 (o teste mostra uma cor quase transparente) Nitratos - <10 (o teste mostra uma cor quase transparente) Cálcio - 280-300 ppm (está baixo) Que devo fazer para neutralizar este manto de algas encarnadas ? Qual a melhor forma de aumentar os valores de cálcio ? (tenho osmoregulador com Kalkwasser). Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Duarte Conceição Publicado: Setembro 15, 2005 Publicado: Setembro 15, 2005 Olá Pedro. As algas encarnadas que referes com bolhas de ar por baixo são provavelmente cianobactérias que são seres fotosintéticos que libertam oxigénio. Normalmente um conjunto de certies ajuda a controlar as cianobactérias, e claro está TPA's certinhas, evitar zonas mortas, enfim o menu do costume. Quanto aos parâmetros, se bem que o pH e o kH estejam baixos (segundo os valores ideiais de um recife) o que mais me preocuparia era o valor do Cálcio. Ainda por cima adicionas com regularidade kalkwasser. Que teste utilizaste para medir o Ca? É fiável? Testaste uma segunda marca para fazer o despiste de um eventual erro? Cumps DC
Pedro Ferrer Publicado: Setembro 15, 2005 Autor Publicado: Setembro 15, 2005 Bom dia Duarte Obrigado Bom, os testes são da Hagen, que me acompanham desde o início do aquário, de modo que acredito neste resultado, pois ele tem vindo a descer. Gostaria de saber o que fazer, visto já estar a usar o osmoregulador com kalkwasser da Tunze (2 colheres de chá de 4 em 4 dias). O PH sempre esteve a este nível, e não há modo de ele aumentar, mas pelo menos encontra-se estável. Quanto ao KH, perdeu 1 valor em 3 meses. Quanto às cianobactérias, estas vão e vêm, mas no areão, nas zona central do aquário. Nas RV é a 1ª vez... Curiosamente está a aparecer 1 Aiptásia numa dessas zonas, e não introduzo nada de novo no aquário pelo menos à 2-3 meses... O meu Lobophytum nunca mais arrebita. Curiosamente parece que tem melhor aspecto com as luzes desligadas do que o inverso... Também me desapareceram alguns pés de Parazoanthus Gracilis aquando da introdução do Zebrasoma Flavescens... Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Diogo Lopes Publicado: Setembro 16, 2005 Publicado: Setembro 16, 2005 Olá Pedro, Os Cerites, Patas Verde e Brancas conjuntamente com um incremento da circulação no aqua devem resolver-te o problema. Como é óbvio não podes descurar as TPA´s. Com o kalk e uma boa evaporação deverás conseguir aumentar o Kh e o cálcio. Nunca ouvi dizer que os Zebrassomas tocassem em Parazoanthus! Abraço, Diogo
Marco Madeira Publicado: Setembro 16, 2005 Publicado: Setembro 16, 2005 Oi Pedro... duas colheres de chá de 4 em 4 dias é muito pouco para 200 litros... Coloca duas colheres de chá razas todos os dias. Para alêm disso, 1 vez por mês limpa o deposito de água da tunze onde colocas o kalk. Lava-o bem, retira todo o eventual carbonato de calcio que fica no fundo e volta a encher o deposito de água com kalk novo. Vais vêr que assim de certeza que esses valores aumentarão até porque a tua cotta de corais duros deve ser pequena... Abraço !! Abraço...
Pedro Ferrer Publicado: Setembro 18, 2005 Autor Publicado: Setembro 18, 2005 Ola Marco Bom, as 2 colheres de chá de 4 em 4 dias, vem no manual do Calcium Dispenser e também foi uma instrução dada pelo Paulo. Estranhei, visto que antes de ter osmoregulador, colocava diariamente 1,5L com uma colher de chá de Kalk. Vou experimentar como tu dizes. Mas diariamente? Basta colocar o Kalk, ou também tenho que abanar a garrafa de Calcium Dispenser? É que não dá muito jeito abanar aquilo... Sugestões? Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Ricardo Rodrigues Publicado: Setembro 18, 2005 Publicado: Setembro 18, 2005 No meu despejo 3 colheres de chá cheias dia sim dia não. Fica sempre um depósito no fundo mas a solução está saturada. Boa sorte, Ricardo Rodrigues
Pedro Ferrer Publicado: Setembro 24, 2005 Autor Publicado: Setembro 24, 2005 Bom dia Comecei a colocar 3 colheres de chá de Kalk, dia sim dia não. O PH subiu de 7.9 para 8.2 Em simultâneo comecei a adicionar diariamente "Liquid Calcium" da Kent Marine. O cálcio aumentou para cerca de 340. Por outro lado, o KH continua em 6. Que deverei fazer para aumentar o KH. Adicionar o Tech CB !? da Kent? (...) Tenho 1 aquário de 30L e estou tentado a usá-lo como refúgio superior. Suponho que será pequeno. Qual a vossa opinião ? (Existem por aí fotos de refúgios superiores menos ortodoxos?) (...) Gostaria de saber que métodos, o pessoal costuma fazer para executar as TPA's. - Como faz a água salgada - Que recipientes utiliza - Formas de transporte (do WC, Cozinha, para o local do aquário) - Formas de vazamento para o aquário - etc Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Recommended Posts