Rita Coelho Publicado Setembro 14, 2005 Publicado Setembro 14, 2005 Boa tarde Gostaria de ouvir as vossas opinioes, sobre qual o melhor substrato simples ou composto para um aquario exclusivamente plantado (nunca vai levar peixes). Se tiverem mais alguma indicação especial para um aquario disto tipo, estejam a vontade! Obrigada, Rita
Ticiano Publicado: Setembro 16, 2005 Publicado: Setembro 16, 2005 Olá, Desculpa o comentário, mas qual é a piada de ter um aquário só com plantas? Não se vê nada a mexer lá dentro! E também faz falta às plantas o CO2 dos peixes, ou então vais ter de pôr CO2 artificialmente. Quanto ao substrato, não tenho muita experiência, mas coloquei turfa debaixo do areão e as plantas não se têm queixado. Fica bem O meu aqua: http://www.megagaleria.com/search.asp?CatL...rchText=Ticiano
Symphysodon discus Publicado: Setembro 17, 2005 Publicado: Setembro 17, 2005 Boas. Concordo com o Ticiano, qual a piada de ter um aqua sem peixes, mete nem que seja só uns ottos, uns camarões e uns caracóis para controlar as algas acredita que fica muito mais giro. Quanto ao substrato também não tenho muita experiência mas acho que para um aqua plantado o melhor é uma camada de laterite, uma camada de húmus tratado e depois uma camada de areão normal, há também quem ponha em vez de areão, areia dos filtros das piscinas. Cumprimentos
Symphysodon discus Publicado: Setembro 17, 2005 Publicado: Setembro 17, 2005 Boas. Concordo com o Ticiano, qual a piada de ter um aqua sem peixes, mete nem que seja só uns ottos, uns camarões e uns caracóis para controlar as algas acredita que fica muito mais giro. Quanto ao substrato também não tenho muita experiência mas acho que para um aqua plantado o melhor é uma camada de laterite, uma camada de húmus tratado e depois uma camada de areão normal, há também quem ponha em vez de areão, areia dos filtros das piscinas. Cumprimentos
Filipe Santos Publicado: Setembro 18, 2005 Publicado: Setembro 18, 2005 Boas eu debaixo do areão uso o fertilizante da JBL Aquabasis Plus .. é muito bom ... pelo menos na minha opinião ... Fica Bem Filipe Santos Cumprimentos Filipe Santos Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof
Ivo Serralha Publicado: Setembro 18, 2005 Publicado: Setembro 18, 2005 boas, Se tiveres com vontade de gastar uns €´s valentes -> ADA power sand e por cima ADA Aqua Soil - Amazonia. Se quizeres poupar compra akadama. vende-se em lojas de bonsai. tem atençao á grossura do substrato Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas
Snan Publicado: Setembro 18, 2005 Publicado: Setembro 18, 2005 Este é o meu 2 setup do meu aqua. Estou convencido que o substrato é fundamental para qualquer aqua que se pretenda plantado. Seja tipo holandês ou normal, o substrato é sempre um bom investimento. A Rita provavelmente é amante de jardins hidropónicos. Os Japoneses são fanáticos. Tens vários sites deles em Inglês, que te darão todas as dicas. A qualidade e composição do susbstrato deverá ir ao encontro das espécies vegetais que puseres no aqua. Há substratos a custarem por 5L a 50€ e outros a 10€. Estes jardins são muito lindos. Os aquários são diferentes dos nossos,possuem bombas diferentes. Possuem tecnologia de viveiros. Eu tb.uso o fertilizante da JBL Aquabasis Plus, no meu aqua. Reparei que a agua ficou com um toque ligeiramente leitoso (suspensão coloiodal). Claro está que é a 1 semana e provavelmente irá desaparecer. Isto aconteceu a ti Filipe? NB:Um bom susbtrato é um investimento a 3 anos. Saudações amigas SNAN " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Filipe Santos Publicado: Setembro 18, 2005 Publicado: Setembro 18, 2005 Boas Snan, Já é o segundo aqua que tenho e nunca notei nada na água de diferente com este fertilizante. Sei que gosto muito dele ... as plantas estão sempre com um aspecto espectacular e crescem bastante (claro que não é só á custa do fertilizante), aconselho-o a qualquer um ... Fiquem Bem Filipe Santos Cumprimentos Filipe Santos Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof
Snan Publicado: Setembro 18, 2005 Publicado: Setembro 18, 2005 Olá a todos. Eu sei que o assunto não é o que convem à Rita mas paroveitei para tirar a duvida. Tenho um filtro Ecco da Eiheim e como não cosegui obter o filtro original de lã de vidro da Eiheim, acabei por comprar lã da Hagen ao metro. A minha suspeita está desfeita. O problema está na lã. Não é suficientemente compacta e liberta particulas. Os da Eiheim são mais caros, mas deixam a agua cristalina. Saudações amigas. SNAN " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Nuno Silva Publicado: Setembro 18, 2005 Publicado: Setembro 18, 2005 Boas, Atenção!!! Não confundam akadama com aquasoil... não tem nada a ver. O aqua soil é um substracto próprio, enriquecido com nutrientes para as plantas. O akadama não poder ser visto como um substituto do aqua soil, uma vez que é um substracto inerte. Um abraço! Nuno Silva
Just_me Publicado: Setembro 19, 2005 Publicado: Setembro 19, 2005 O akadama nao é inerte é feito á base de argilas cozidas e portanto carregado de micronutrientes naturalmente e que vao sendo absorvidos pelas plantas ao seu ritmo e libertados para a agua gradualmente. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Rita Coelho Publicado: Setembro 20, 2005 Autor Publicado: Setembro 20, 2005 Obrigada a todos pelas dicas. Acho mesmo que faz sentido investir num bom substrato, mas tambem não quero gastar um balúrdio a montar o aqua. Vou tentar fazer um mix, que garanta as duas coisas! Rita
Snan Publicado: Setembro 20, 2005 Publicado: Setembro 20, 2005 Olá Rita O exemplo mais giro e util que já li neste forum, tenho ideia que veio da parte de um colega nosso brasileiro. Comprou humus tratado que bem mais acessivel que o substrato que é vendido. Pesquisa o tópico que está muito interessante. Saudações amigas. SNAN " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Recommended Posts