Recommended Posts

Publicado

Boa tarde

Gostaria de ouvir as vossas opinioes, sobre qual o melhor substrato simples ou composto para um aquario exclusivamente plantado (nunca vai levar peixes).

Se tiverem mais alguma indicação especial para um aquario disto tipo, estejam a vontade!

Obrigada, Rita

Publicado:

Olá,

Desculpa o comentário, mas qual é a piada de ter um aquário só com plantas? Não se vê nada a mexer lá dentro! E também faz falta às plantas o CO2 dos peixes, ou então vais ter de pôr CO2 artificialmente.

Quanto ao substrato, não tenho muita experiência, mas coloquei turfa debaixo do areão e as plantas não se têm queixado.

Fica bem

Publicado:

Boas.

Concordo com o Ticiano, qual a piada de ter um aqua sem peixes, mete nem que seja só uns ottos, uns camarões e uns caracóis para controlar as algas acredita que fica muito mais giro.

Quanto ao substrato também não tenho muita experiência mas acho que para um aqua plantado o melhor é uma camada de laterite, uma camada de húmus tratado e depois uma camada de areão normal, há também quem ponha em vez de areão, areia dos filtros das piscinas.

Cumprimentos

Publicado:

Boas.

Concordo com o Ticiano, qual a piada de ter um aqua sem peixes, mete nem que seja só uns ottos, uns camarões e uns caracóis para controlar as algas acredita que fica muito mais giro.

Quanto ao substrato também não tenho muita experiência mas acho que para um aqua plantado o melhor é uma camada de laterite, uma camada de húmus tratado e depois uma camada de areão normal, há também quem ponha em vez de areão, areia dos filtros das piscinas.

Cumprimentos

Publicado:

boas,

Se tiveres com vontade de gastar uns €´s valentes -> ADA power sand e por cima ADA Aqua Soil - Amazonia.

Se quizeres poupar compra akadama. vende-se em lojas de bonsai. tem atençao á grossura do substrato

tiagodovale2-dbd.jpg

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Publicado:

Este é o meu 2 setup do meu aqua.

Estou convencido que o substrato é fundamental para qualquer aqua que se pretenda plantado.

Seja tipo holandês ou normal, o substrato é sempre um bom investimento.

A Rita provavelmente é amante de jardins hidropónicos.

Os Japoneses são fanáticos.

Tens vários sites deles em Inglês, que te darão todas as dicas.

A qualidade e composição do susbstrato deverá ir ao encontro das espécies vegetais que puseres no aqua. Há substratos a custarem por 5L a 50€ e outros a 10€.

Estes jardins são muito lindos. Os aquários são diferentes dos nossos,possuem bombas diferentes. Possuem tecnologia de viveiros.

Eu tb.uso o fertilizante da JBL Aquabasis Plus, no meu aqua. Reparei que a agua ficou com um toque ligeiramente leitoso (suspensão coloiodal).

Claro está que é a 1 semana e provavelmente irá desaparecer.

Isto aconteceu a ti Filipe?

NB:Um bom susbtrato é um investimento a 3 anos.

Saudações amigas

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Publicado:

Boas Snan,

Já é o segundo aqua que tenho e nunca notei nada na água de diferente com este fertilizante. Sei que gosto muito dele ... as plantas estão sempre com um aspecto espectacular e crescem bastante (claro que não é só á custa do fertilizante), aconselho-o a qualquer um ...

Fiquem Bem

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Publicado:

Olá a todos.

Eu sei que o assunto não é o que convem à Rita :(

mas paroveitei para tirar a duvida.

Tenho um filtro Ecco da Eiheim e como não cosegui obter o filtro original de lã de vidro da Eiheim, acabei por comprar lã da Hagen ao metro.

A minha suspeita está desfeita.

O problema está na lã. Não é suficientemente compacta e liberta particulas.

Os da Eiheim são mais caros, mas deixam a agua cristalina.

Saudações amigas.

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Publicado:

Boas,

Atenção!!!

Não confundam akadama com aquasoil... não tem nada a ver. O aqua soil é um substracto próprio, enriquecido com nutrientes para as plantas.

O akadama não poder ser visto como um substituto do aqua soil, uma vez que é um substracto inerte.

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

O akadama nao é inerte :( é feito á base de argilas cozidas e portanto carregado de micronutrientes naturalmente e que vao sendo absorvidos pelas plantas ao seu ritmo e libertados para a agua gradualmente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Obrigada a todos pelas dicas.

Acho mesmo que faz sentido investir num bom substrato, mas tambem não quero gastar um balúrdio a montar o aqua.

Vou tentar fazer um mix, que garanta as duas coisas!

Rita

Publicado:

Olá Rita

O exemplo mais giro e util que já li neste forum, tenho ideia que veio da parte de um colega nosso brasileiro.

Comprou humus tratado que bem mais acessivel que o substrato que é vendido.

Pesquisa o tópico que está muito interessante.

Saudações amigas.

SNAN