Recommended Posts

Publicado

Boa tarde

O meu reef de 200L tem agora 8 meses. Alguns corais moles e uma acropora, 1 lysmata seticaudata, 2 ermitas, 2 cerites, 3 nassarius, 3 turbo snails, 1 ouriço do mar, 1 Clarkii e 1 Zebrasoma Flavescens.

De 15 em 15 dias mudo 10l de água. Nunca coloquei carvão activado nem aspirei o areão, apenas o endireito devido a descompensação do fluxo das bombas.

Deverei usar carvão activado? Como o usar?

Aspirar o areão? Como sem retirar do aquário?

Que equipa de limpeza mais me aconselham?

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Boas Pedro,

O carvão activado não é indispensável, embora existam pessoas que o usam constantemente.

Podes usar uma vez por mês, durante 5 ou 6 dias para retirar substâncias indesejadas da agua que não são retiradas pelo escumador.

Quanto a aspirar o substracto, fiz apenas no inicio para combater as algas que se acumulavam. É preferivel teres uma boa circulação para que os detritos se mantenham em suspensão e assim possam ser retirados pelo escumador.

Como equipa de limpeza estás no bom caminho com as cerites, nassarius e turbos, apenas podias acrescentar uns ermitas.

Abraço,

Luis Lopes

Publicado:

Olá,

Eu uso Carvão Activado na sump e aspiro o areão (tenho arão de coral grosso) sempre que faço uma TPA. Isto permite manter o fundo livre de impurezas, que mesmo com cerca de 50x o volume de água a circular, fica bastante sujo. Para isso uso uns aspiradores que se vendem nas lojas da especialidade. Não passam de um tubo grosso ligado a uma mangueira que permite tirar a sujidade sem que o areão venha atrás.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Bom dia

Eu pessoalmente ( e chamem-me doido se quiserem...), faço as TPA's (10L de água) com um copo de plástico de 20cl.

Pois. Tiro metade da água directamente da superfície do aquário, eventuais gorduras, mosquitos e outros pequenos detritos.

A outra metade tiro da sump. Existe sempre gordura na zona do escumador e no compartimento da bomba de retorno.

Quando despejo o balde para a sanita, bem que se nota o que é retirado do aquário.

Claro que para repôr uso um pequeno tubo de ar para introduzir a água no aquário.

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Olá Pedro,

Se tens essa técnica de limpeza da superfície, um dia experimenta aspirar o fundo e talvez fiques impressionado com a cor da água que vais deitar para a sanita! O meu aquário ainda não tem 2 meses e quando o aspiro é impressionante.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Bom dia Diogo

Não consigo entender como é que se consegue aspirar o fundo sem que venha a areia atrás, ainda por cima do tamanho Sugar size.

Quando tinha o aquário de ciclídeos, eu fazia isso com uma mangueira. Ao abanar junto ao fundo, Jesus!

Mas agora não entendo!

Alguma explicação mais técnica...

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Publicado:

Olá Pedro,

Não existe nenhum mistério! Apenas uma confusão... pensei que tinhas areão de coral e não aragamax SS! Como é óbvio não é possivel aspirar essa.

Eu tenho apenas uma pequena camada de areão de coral grosso.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Oi..

não aspires o substracto... não é aconcelhado no tipo de sistemas que tens. Coloca umas macroalgas... abusa um pouco no kalk (já respondi no outro tópico) mais TPA´s e uma equipa de limpeza bem dimensionada. Depois é uma questão de tempo e paciencia...

Outra coisa que geralmente o pessoal esquece... verifica a qualidade da tua água que vem da osmose...

Quanto ao carvão... o seu uso torna-se quase obsuleto se fizeres TPA´s muito regulares.

Boa sorte bigsmile

Abraço...

Publicado:

Olá,

Seria melhor se as mudanças de água fossem semanais e de 10% o volume do aquário (20l). Se usares água artificial convém adicionares suplementos nas doses recomendadas (ou em quantidades menores).

Não percebo como é que tens gordura superficial num aquário de recife e com sump! Se a circulação for no mínimo de 10x o volume do aquário então o problema deve ser as bombas de circulação mal posicionadas. Estas devem estar próximo da superfície e os seus fluxos devem estar posicionados de forma a criares correntes turbulentas e desordenadas. A superfície da água tem que mexer e não estar parada. A movimentação da água num aquário de recife só é demais quando a água sai por fora!

Desconheço o estado de saúde da tua camada de areão, se esta estiver repleta de vida (como a DSB do Marco) então não vale a pena aspirá-la. Se por outro lado não existir nenhuma vida nesse areão então o melhor é preocupares-te com os sedimentos que aí se acumulam! No meu aquário aproveito as mudanças de água para aspirar o areão. Por um lado atraso o estabelecimento da tal comunidade de organismos típica deste habitat, mas por outro reduzo a quantidade se sedimentos que aí se acumulam - a água sai castanha como o Diogo referiu! Para aspirar este areão necessitas apenas de uma mangueira fina e de parar todas as bombas do aquário. Ferras a mangueira para um balde, uma das mão trava e destrava a saída de água, a outra mão tem 2 funções: estando o fluxo de água travado removes em profundidade uma pequena zona do areão, vai-se levantar uma nuvem de sedimentos que seguidamente vais aspirar - a nuvem e não o areão!

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Bom dia

Marco

Outra coisa que geralmente o pessoal esquece... verifica a qualidade da tua água que vem da osmose...

Pois, já me tinha lembrado disso, mas ainda não tenho nada para verificar a mesma...

Ricardo

Seria melhor se as mudanças de água fossem semanais e de 10% o volume do aquário (20l). Se usares água artificial convém adicionares suplementos nas doses recomendadas (ou em quantidades menores).

Sempre mantive este esquema, e o resultado das análises mostra que a água relativamente a nitritos, nitratos e amónia estão óptimos. Fosfatos? não tenho testes.

Não percebo como é que tens gordura superficial num aquário de recife e com sump!

Só me aparece alguma gordura na sump, na zona do escumador, ao que me foi respondido que se normal.

Grato pela atenção :shock:

Pedro Ferrer

Publicado:

Olá Pedro,

Aconselhei-te aumentares o volume de água nas TPA's para teres um crescimento mais acelerado devido à renovação constante de elementos essenciais ao crescimento de corais.

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues