Recommended Posts

Publicado

Olá.

Como já referi noutro tópico gostava de popular o meu aquario (240L) com Melanochromis auratus, Cynotilapia afra (cobue) e Pseudotropheus flavus. Será boa ideia?

Quando fiz esta escolha pareceu-me uma boa escolha no que diz respeito á agressividade. Daí para cá tenho vindo a ler sobre os Melanochromis Auratus e fazem deles uns autenticos "monstros". Será que estou a ir pelo mau caminho ao escolher esta espécie?

Bruno Nogueira

Publicado:

Tenho um par de Auratus misturados com Zebras, alguns bem pequenos. São frescos, os bichos. O M'Buna que dominava o aqua teve de começar a encolher-se um bocado perante o Auratus que agora domina, apesar de este ter só 2/3 do tamanho do Zebra. Mas a vida continua e não tenho tido baixas. Mas que são uns desestabilizadores, isso são. Em relação aos outros Auratus é uma desgraça: nem podem sair do buraco.

Publicado:

Se queres uma opinião sincera, deixa os melanochromis, para quem tem aquarios grandes, e um frasco cheio de compridos para a dor de cabeça :):oops::wink::wink::wink::P:P:P

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Publicado:

O grupo melanochromis é constituído por uma série de peixes "guerreiros". São peixes bastante territoriais e agressivos com os companheiros de aquário e especialmente com os companheiros da mesma espécie.

No caso dos auratus, tanto o macho como a fêmea são bem agressivos e o macho não tolera a presença de outros machos auratus no aquário.

Obviamente que num aquário grande e com bastantes esconderijos o problema é minimizado mas não deixa de existir.

É uma questão de escolha... se gostas coloca, mas se te é indiferente procura outro tipo de peixe :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Como já referi noutro tópico gostava de popular o meu aquario (240L) com Melanochromis auratus, Cynotilapia afra (cobue) e Pseudotropheus flavus. Será boa ideia?

Pato,

Colocares os melanochromis auratus tem pelo menos uma vantagem e uma desvantagem:

Vantagem - consegues arranjar isso em qualquer lado e baratos, e com sorte até os consegues alguém que os ofereça;

Desvantagem - a grande desvantagem é que os outros são caros e de repente podes ficar sem eles bowdown

O auratus é o peixe mais agressivo dentro dos mbunas, com uma capacidade de luta invencível que outro qualquer peixe não tem a mínima hipótese perante um ataque dum auratus.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Eu não sou desta opinião. os meus (só tenho um casal ) são pacificos e não constituem qualquer tipo de problema no aquario de 300lt.

Tenho mais problemas com os Cynotilapia afra.

Saturnino

Publicado:

Faz-me lembrar o "outro" com o Julidochromis :lol:

A quem diga que tem sem problemas e eu tenho um rufia :lol:

Publicado:

Saturnino, provavelmente só tens femeas :wink: , ou então são geneticamente modificados.. :arrow::arrow::)

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Publicado:

não tenho um casal e neste momento a femea tem ovos na boca á cerca de 13 dias.

saturnino

Publicado:

Saturnino não estas sozinho! :)

eu tambem so tenho um casal e não tenho o minimo de problemas com eles !

tenho mais problemas as vezes com a minha femea nyererei e com as brigas entre as minhas femeas demasoni na altura da desova.

por isso digo que sim Pato podes ter!

mas aconselho-te a teres bastantes esconderijos pois é assim que mantenho os meus; e se for com poucos esconderijos não sei que resposta dar e se tivesse de dar !!

ps. o meu macho já quase matou a femea quanto estavam no aqua de 30 litros até eu comprar o maior! só para na dizerem que ele é geneticamente calmo ou algo do genero :lol: LOL

caso precises tenho alguns deles ainda só com 4 cm e outros mais pequenos (faço um preço jeitoso) !

mas tenho de concordar em parte com o pessoal!!!

Há peixes mais bonitos!! apesar de eu já não estar bem a ver o meu aqua sem eles!

os meus Canito/as

assin5.jpg

Publicado:
por isso digo que sim Pato podes ter!

Desde já obrigado a todos pelas opiniões.

Decidi não optar pelo ornatus e consequentemente escolhi outra combinação. Tendo em conta o que li por aí (sites e livros) e tendo em conta as opiniões dadas achei que havia um risco demasiado alto na escolha e achei que não estava disposto a ir por aí. O meu gosto pessoal em termos de aparencia faz-me simpatizar muito com o auratus mas não quis correr o risco de me calhar um "rambo". Enfim, foi a minha opção. Escolhi uma combinação mais "segura": afra cobue, pseud. polit e pseud. saulosi.

Hasta

Bruno Nogueira

• 10 meses depois...
Publicado:

vou aproveitar ete tópico e perguntar o que é necessáario para ter este peixe, pois adorei o peixe (vi-o na Naturline), e acheio-os muito activos e bonitos, mas não eram agressivos talvez por serem juvenis!

Queria fazer num aqua de 50/60L, é possivel manter e talve até fazer criação deles?

Queria "estudar" o "bicho"(como vocês o tratam) antes de o ter! :D

fiquem bem!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

tá certo então :wink:

muito obrigado pelo esclareciemnto :lol:

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"