Tratamento adequado?


Groofish

Recommended Posts

Olá,

 

Estes são os dados do meu aquário em 1º lugar:

 

Dimensão: C-100cm, A-50, L-40 = 200 litros

 

Substracto próprio para plantado (não me lembro a marca)

 

Filtro com Turfa EHEIM 2217 - 1000 l/h

 

Iluminação: 256w

 

pH: 5,5 - 6

kH: 0

Nitritos: 0

Nitratos: pouco mais que 0

Amónia: 0

 

Fertilizantes plantado: Ferro, Potássio e Trace da Seachem e, claro, CO2

 

Alimentação:

Artémia, Mistura para discus (congelada), flocos e grão Nutrafin

 

Confesso que cometi um primeiro erro - Não houve quarentena

 

Tenho de momento 5 Discus, 6 Ramirezi, 14 Cardinais, 6 Corydora e 2 Camarões.

 

O PROBLEMA

 

O que acontece é que 2 dos discus, não se encontram nas melhores condições.

 

1 deles não come, e reparei que as fezes eram brancas - Tirei-o do aquário para um mais pequeno (15 litros), e estou a tratar com flagyl. 1/4 de comprimido durante 3 dias.

 

O outro encontra-se um pouco mais escuro do que o normal e muito submisso em relação aos outros (está lá há pouco tempo). Ontem reparei que ele tenta ir comer, mas com medo. No entanto constatei que se roçava nas plantas.

 

Vi alguns pontos brancos, tanto nesse disco, como em alguns ramirezi e cardinais - Resolvi ir pelo tratamento mais suave, aumentei a temperatura para 33ºC

 

Gostaria de saber, se o que estou a fazer está correcto, ou qual a melhor forma de tratar esta malta!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto constatei que se roçava nas plantas.

 

Vi alguns pontos brancos, tanto nesse disco, como em alguns ramirezi e cardinais - Resolvi ir pelo tratamento mais suave, aumentei a temperatura para 33ºC

Parece-me ictio, resolve-se facilmente com azul metileno, encontra-se facilmente nas lojas de animais.

Mas sou pouco experiente se tiver dito alguma barbaridade corrijam-me. :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

quanto ao ictio, normalmente so a subida de temperatura resolve o problema.

 

Quanto ao disco das fezes brancas, fizeste bem.

 

Quanto ao que não come. Se é novo tens de ter calma. Os Discos, por vezes demoram bastante tempo a ambientarem-se. De qualquer forma, podes sempre tentar dar comidas que estimulem a vontade do peixe de comer. Larvas vermelhas, artemia, coração de boi e agora ja ouvi falar de uma comida que é ciclopeze(não deve ser assim que se escreve :lol: , informa-te), que os peixes ficam malucos.

 

Vai dando noticias

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ACTUALMENTE:

 

No aquário principal tenho ictio, e estou a tratar os discos com flagyl na comida (são novos e é um tratamento de prevenção).

 

No entanto, num aquário pequenote tenho os dois discos que não vieram nas melhores condições.

Um deles apresenta claramente parasitas intestinais e também tem as barbatanas cheias de pontinhos brancos (ictio - Tanto?)

 

O outro está também lá, mas sinceramente não sei se o problema é o mesmo, pois apresenta uma cor mais escura que o normal e enquanto esteve no aquario grande roçava-se nas plantas regularmente. Além disso parece ter uma espécie de veludo transparente (talvez muco) no corpo, e ainda o vejo várias vezes a tremer a barbatana caudal. (tem também alguns pontos brancos (aqui penso ser ictio)

 

Nenhum dos dois come.

 

Estou a tratar ambos com flagyl na água.

 

Estou a fazer o tratamento correcto a ambos os peixes?

 

Tenho mesmo a sensação que não se vão safar estes dois

 

Obrigado pela ajuda que tem sido preciosa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um deles apresenta claramente parasitas intestinais e também tem as barbatanas cheias de pontinhos brancos (ictio - Tanto?)  

 

O outro está também lá, mas sinceramente não sei se o problema é o mesmo, pois apresenta uma cor mais escura que o normal e enquanto esteve no aquario grande roçava-se nas plantas regularmente. Além disso parece ter uma espécie de veludo transparente (talvez muco) no corpo, e ainda o vejo várias vezes a tremer a barbatana caudal. (tem também alguns pontos brancos (aqui penso ser ictio)  

 

Nenhum dos dois come.  

 

Estou a tratar ambos com flagyl na água.  

 

Estou a fazer o tratamento correcto a ambos os peixes?

Aumenta a temperatura, continua com o Flagyl.

Os pontos brancos não deve ser íctio. Devem estar a ser provocados por parasitas externos (por isso é que 1 deles está opaco e se esfregava na decoração).

O peixe coçava-se mais no corpo ou mais na zona das guelras?

 

Os peixes conseguem viver normalmente se os parasitas forem poucos. Quando o número de parasitas é elevado os peixes começam a ressentir-se. Verifica se esses pontos brancos na cauda/corpo do peixe estão situados nos "raios" das barbatanas.

O problema foi: ou compraste os peixes já infectados ou o teu aquario não deve estar muito limpo. Pode ser falta de manutenção ao filtro, falta de TPA's, falta de limpeza ao areão.

 

Experimenta aplicar medicamento para parasitas: Mycopur+Costapur, Omnipur da SERA ou então Formalina. Tens de repor mais medicamento quando fizeres trocas de água...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais