Divisão dos CA´s (Malawi, Tangs, Vitória)


Recommended Posts

Olá a todos! ;)

 

Ajuda! Esta seria a divisão correta?

O que estaria faltando? O que estaria errado?

 

Malawi:

- Shell Dwellers (Pseudotropheus lanisticola);

- Mbunas;

- Hpas;

- Aulonocaras.

 

Tanganika

- Shell Dwellers;

- Brichardi;

- Tropheus.

 

Vitória

?

 

Outra coisa: Qual seria o tipo de fauna que teria um tom de comunitário e nela poderiamos ver a fantástica reprodução dos ciclídeos. (Isso para um aqua de 150x50x60).

 

Obrigado :)

Abraços

Flavio Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Flávio.

 

Se o quer queres é uma divisão das espécies em cada um dos lagos aqui tens um bom ponto de partida :

http://www.cichlid-forum.com/profiles/index.php

 

A divisão que eles apresentam não é "cientifica" mas por grupos relacionados o que dá muito jeito para se pesquisar.

Espero que te ajude :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!

 

Bom, me163, o que pretendo é estudar mesmo sobre CA´s, a quase três semanas venho estudando e muito sobre eles, pois quero errar o menos possível quando for montar o meu aqua de CA´s (Até dezembro ele sai).

 

Não gostaria de um COMUNITÁRIO e sim de um aqua onde se consiga observar a reprodução de CA´s que não tenha somente uma espécie e sim que tenha no minimo 5 variedades (isso se possível) dando um certo ar de comunitário, pois tem especies que o macho é bem diferente da fêmea, tipo o lombardoi, isso já daria um belo enriquecimento nas cores dos peixes.

 

Nuno, cara esse site vai ajudar e MUITO meus estudos, dei uma rápida olhada e achei muito interessante irei olhar com mais calma.

Ahhh e seu aquá é lindo! Aquelas rochas, putz...

 

Pessoal, ainda vou pesquisar sobre misturar os CA´s.

Ex: Mbunas com Shell, Mbunas com Aulonocaras, Mbunas com Raps, Aulonocaras com Raps...

Ver quais não se pode de jeito nenhum e quais é possível (tendo a possibilidade de procriação).

 

Não se pode misturar animais herbívoros com carnívoros, certo?

 

Abraços e Obrigado mais uma vez.

Flavio Carvalho :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tipo o lombardoi, isso já daria um belo enriquecimento nas cores dos peixes.

Os lombardoi geram peixes muito agressivos de vez em quando... é preciso algum cuidado com eles.

 

Pessoal, ainda vou pesquisar sobre misturar os CA´s.

Ex: Mbunas com Shell, Mbunas com Aulonocaras, Mbunas com Raps, Aulonocaras com Raps...

Ver quais não se pode de jeito nenhum e quais é possível (tendo a possibilidade de procriação).

O ideal é mesmo mbunas com mbunas.

Aulonocaras com mbunas, funciona mas os mbunas vão dar pancada nos aulonocaras.

Aulonocaras só deves colocar uma unica espécie pois mais que isso é pedir hibridos dado as fêmeas serem todas muito parecidas.

 

Rap é estilo musical :D . Presumo que estejas a falar dos haplos, os predadores do malawi. Os haplos comem mbunas por isso já dá para ver não é? :)

 

Mbunas com shell... bem o unico shell do malawi é o pseudotropheus lanisticola e esse pode ser misturado com mbunas.

 

De resto...

 

malawi com vitória -> sim, mas apenas uma espécie de vitória por causa dos hibridos.

malawi com tanganika -> não. Habitos alimentares diferentes e comportamentos/necessidades em conflito.

tanganika com vitória -> possivel mas não normal.

 

De preferencia deves misturar peixes com os mesmo hábitos alimentares para não teres problemas com o bloat.

Se escolheres mbunas tem atenção às cores... se as fêmeas forem parecidas na cor e na forma há o perigo dos machos de outra espécie as confundirem e cruzarem com elas por isso deves evitar espécies identicas.

O resultado do cruzamento entre espécies é um hibrido e isso acaba por ser o "terror" de todos os amantes de ciclideos africanos, pois os hibridos podem ser disformes ou pior ainda apresentar comportamentos perigosos para os colegas de aquário.

 

Mais duvidas aconselho-te a opção pesquisar do forum... já temos por aqui muitas coisas sobre ciclideos africanos e podes aprender muito sobre eles por aqui.

 

E como nota final... apaguei as 3 mensagens iguais que estavam postadas. Se ao carregares no submeter te der timeout abre numa janela nova o tópico e verifica se o post não foi mesmo submetido, senão submetes vários posts iguais.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno!

Desculpe pelas mensagens. Não sei porque, mas não estava conseguindo postar no forum, estava dando erro direto, nem sabia que havia conseguido postar e esse erro era só no fórum, os outros estavam normais.

 

Conheci este fórum semana passada e estou vendo que é bem mais completo do que os que eu freqüentava, como lhe disse estou estudando e estudando!

 

Já estou sabendo dos híbridos e me preocupei com isso! Sou Zootecnista e sei dos riscos destes cruzamentos.

:lol: rs.... com certeza... rs... hap é estilo musical... :lol:

 

Tenho aquários há mais de 20 anos, mas nunca ciclídeos africanos. Estou desfazendo o meu comunitário (120x47x60) e fazendo um Plantado, este mês eu finalizo.

E como disse até dezembro concluo o meu de CA´s, isso se eu obter conhecimento que eu achar suficientes para a realização deste.

 

Na opinião dos amigos, que peixes seria mais fácil de eu observar a reprodução no aquário: Mbunas, Shell, Haplos ou Aulonocaras?

 

Obrigado mais uma vez e Abraços.

Ah, postei fotos do meu Severo Gold...

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=198805#198805

Flavio Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os malawi têm comportamentos reprodutores muito interessantes de observar.

 

Mas para mim os preferidos são os mbunas. Isto porque além da dança de reprodução propriamente dita e do periodo de incubação bocal, os machos mbunas ganham tons de coloração espectaculares e têm comportamentos muito interessantes, nomeadamente nas construções de areia que adoram fazer.

 

É também interessante observar o comportamento dos machos sub-dominantes e a forma como adoptam coloração de fêmea para não serem importunados e a velocidade com que ganham cores de macho dominante assim que o dominante não está à vista :)

 

Os haplos precisam de aquários grandes pois são exemplares grandes e os aulonocaras têm a desvantagem de só podermos ter uma unica espécie no aquário.

 

Enfim... qualquer que seja a escolha acho que vais ficar satisfeito.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

malawi com vitória -> sim, mas apenas uma espécie de vitória por causa dos hibridos

 

Eu discordo aqui com isto. Para começar acho que não se deve juntar, mas sim é possível.

 

Agora dizer apenas para colocar uma espécie de vitória por causa dos hibridos está errado. É preciso é saber escolher a espécie. Falando nos mais comuns que se vêem nas lojas.... juntar Ch44 com Nyererei dá hibridos sim sr. Mas eu posso fazer um aquário só de Victorias sem qualquer problema de hibridização, basta juntar Pundamilia Nyererei, Astatotilapia latifasciata, Lipochromis sp. "Matumbi Hunter", Haplochromis sp. "Rock kribensis", isto falando nos mais comuns.

 

Esta minha intervenção é só e apenas no sentido de desmistificar um pouco a ideia que é impossível manter um aquário só com Victorias. Sou um apaixonado por estes e devido aos problemas do Lago acho que nós como aquariofilistas devíamos incentivar a manter e procriar estas espécies em cativeiro, para ao menos contribuirmos para evitarmos a extinção de algumas espécies. É uma boa acção, junta-se o útil ao agradavel. :)

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flávio,

Se a tua intenção é observares a reprodução dos peixes, qualquer espécie pertencente aos grupos de peixes que se têm falado, é muito fácil. Qualquer mbuna, haplo, aulonocara ou vitoria se reproduz muito fácil, tão fácil que é dificil evitar bowdown

Na minha opinião devias optar por peixes de um só grupo.

 

Mas eu posso fazer um aquário só de Victorias sem qualquer problema de hibridização, basta juntar Pundamilia Nyererei, Astatotilapia latifasciata, Lipochromis sp. "Matumbi Hunter", Haplochromis sp. "Rock kribensis", isto falando nos mais comuns.

 

Ricardo, só quero acrescentar uma coisa ao que disseste: estas espécies dificilmente se hibridizam entre si, se existirem machos e femeas de todas as espécies. Se por acaso estiver um macho ou uma femea sozinhos no aquário, eles irão misturar-se entre si. O P. nyererei é famoso por acasalar com tudo o que se mecha :oops:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol:

Obrigado mais uma vez Nuno!

 

Neste caso, a minha preferência vai para os Mbunas!

Seria ruim colocar uma espécie de Shell Dwellers com Mbunas?

 

Ricardo, tens um aquário do Vitória? Seria interessante!

 

João, quando estava falando que os Mbunas, haplos, aulonocaras e vitória se reproduzem fácil, não mencionou os Shell Dwellers do Tanga. Esses seriam mais díficil ou esqueceu de mencionar?

 

Achei engraçada a sua colocação: "O P. nyererei é famoso por acasalar com tudo o que se mecha." rsrsrs... :lol:

 

Os Mbunas não tem problemas com hibridismo?

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

malawi com vitória -> sim, mas apenas uma espécie de vitória por causa dos hibridos

Eu discordo aqui com isto. Para começar acho que não se deve juntar, mas sim é possível.

Era nesse sentido que eu estava a referir :lol:

 

Agora dizer  apenas para colocar uma espécie de vitória por causa dos hibridos está errado. É preciso é saber escolher a espécie. Falando nos mais comuns que se vêem nas lojas.... juntar Ch44 com Nyererei dá hibridos sim sr. Mas eu posso fazer um aquário só de Victorias sem qualquer problema de hibridização, basta juntar Pundamilia Nyererei, Astatotilapia latifasciata, Lipochromis sp. "Matumbi Hunter", Haplochromis sp. "Rock kribensis", isto falando nos mais comuns.

Por acaso sempre fiquei com a ideia que os vitorianos hibridavam com muita facilidade e é um pouco essa a ideia que passa na maioria dos sites.

Mas ainda bem que assim não é... é que um dia mais tarde, quando tiver uma moradia quero construir uma fishroom e vitória é um dos lagos que quero ter :lol:

 

Sou um apaixonado por estes e devido aos problemas do Lago acho que nós como aquariofilistas devíamos incentivar a manter e procriar estas espécies em cativeiro, para ao menos contribuirmos para evitarmos a extinção de algumas espécies. É uma boa acção, junta-se o útil ao agradavel. :lol:

Também gosto imenso dos vitória... tenho neste momento um macho ch-44 lindissimo e comprei 2 fêmeas para lhe fazerem companhia. ao principio não lhes ligou nenhuma mas agora e já com descendencia no aquário está sempre com vontade de "comer".

E fica com umas cores assombrosas...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seria ruim colocar uma espécie de Shell Dwellers com Mbunas?

Sim seria. São espécies de lagos diferentes e pouco compativeis quanto a mim.

 

João, quando estava falando que os Mbunas, haplos, aulonocaras e vitória se reproduzem fácil, não mencionou os Shell Dwellers do Tanga. Esses seriam mais díficil ou esqueceu de mencionar?

O João não os referiu porque são tanganika e não deves misturar malawi com tanganika.

Mas os shelldwellers são relativamente simples de reproduzir também, desde que tenham o ambiente necessário.

 

Os Mbunas não tem problemas com hibridismo?

Têm... é por esse motivo que deves evitar fêmeas semelhantes (cor e forma) dentro do mesmo genero de peixe.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, obrigado mais uma vez! :lol:

 

Está esclarecendo dúvidas super importantes para mim. Quando eu estiver com a montagem concluída (lá para dezembro), receberá um convite especial para ver as fotos, assim como os amigos João e Ricardo... rs.

 

Este será de 150x50x60cm (CxLxA), penso em colocar aragonita no fundo, uns 12 cm (desconheço e estudarei mais sobre o poder alcalinizante deste substrato nestas quantidades).

Colocarei Rochas, terá 2 Whisper 60 e mais um filtro que ainda não decidi!

As lâmpadas, penso em utilizar grolux com marine glo, para deixar as cores dos peixes bem fortes.

Penso em colocar Anúbias e já estou quase certo em Mbunas.

Colocarei um painel em degrade azul em cima para preto em baixo (da um efeito legal).

 

Bom, nada está certo ainda. O mais difícil será escolher variedades compatíveis para a fauna!

 

Obrigado mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais