Recommended Posts

Publicado

tenho um aquario de 60 litros com 2 escalares, tenho 1 preto mais pequeno há cerca de 2 meses, e há cerca de 2 semanas comprei um branco com riscas pretas um pouco maior, mas tenho um problema, é k o grande está sempre a perseguir o pequeno, tenho receio k acabe por mata-lo já tem 1 masela ou 2 de lado, será normal este comportamento? ambos sao escalares mas de especies diferentes, será por isso? poderao acasalar mais tarde caso sejam macho e femea, mesmo de especies diferentes? foi me dito k sim, mas tenho duvidas, entrei para a aquariofilia á pouco tempo.

Publicado:

Acho que o teu aquário é um pouco pequeno para escalares.

Muito possivelmente o que se está a passar é o escalar maior a tentar arranjar o seu espaço e como o aquário é pequeno, ele acaba sempre por dar pancada no outro escalar.

Podem vir a acasalar mais tarde, mas parece-me que o problema principal para já deve ser a falta de espaço/necessidade de territórios.

Vais ter de vigiar o pequeno com atenção e se vires que está muito castigado o melhor será retirá-lo para um aquário à parte, tratar-lhe das feridas, alimentá-lo devidamente e quando estiver recuperado devolvê-lo ao aquário principal.

Não sei se ainda há, mas o hipermercado carrefour costuma ter umas promoções malucas de aquários de metro a 45€... muito mais em conta que os de 60cm. Talvez fosse uma boa hipotese para resolveres o problema com os teus peixitos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi