xalam Publicado Setembro 12, 2005 Publicado Setembro 12, 2005 À coisa de duas semanas mudei um pouco o layout do meu comunitário 100lt para começar a por umas plantinhas vivas.... Basicamente coloquei mais areao fino por todo o aqua e plantei 4 plantas para fazer companhia à minha anúbia já bem grandinha... Não arrisquei a injeção de CO2 pois não quero perturbar a comunidade existente. Antes desligava o filtro durante a noite, mas li aqui no forum que convinha não desligar para não matar as colónias de bactérias, e neste momento está sempre a bombar 24/24. Substituí a bomba de ar com a bela da pedra difusora por um pequeno "fazedor" de bolhas que desligo de noite juntamente com a luz... A noite de sexta para sabado e o dia de sabado, este fazedor de bolhas, ficou por esquecimento desligado, e quando cheguei à noite, tinha os peixes praticamente todos com excessão das coridoras, à tona da àgua. Fiquei bastante alarmado principalmente com os dois escalares e com um faca negro junior que parecia tentar estar à tona e não tinha forças. Os neos tinham as guelras muito vermelhas... Liguei as bolhas e passados uns minutos os escalares já estavam menos ofegantes e a circular no meio do aqua. No domingo de manhâ o faca negro junior estava morto... mas de resto tudo aparentava normalidade... Agora estou em choque novamente... As bolhas estão desligadas à 3 horas e o cenário é o mesmo, todos à tona da àgua e inclusive, o faca negro sénior, anda por fora do esconderijo dele e a vir à superfície. Faz umas paragens estranhas, como se fosse ficar ali a morrer... Ajudem-me por favor, já perdi um peixe que adoro e agora não queria perder o outro, que já cá está à quase um ano... O que será que se está a passar ??? PS-Desculpem o testamento... O meu comunitário plantado : <<< Xalam's Aquarium >>> VINYL - A new concept of Crew
FBIpt Publicado: Setembro 12, 2005 Publicado: Setembro 12, 2005 Bem em principio não é das bolhas (como dizes) estárem desligadas, ou melhor, não deveria ser, visto que na prática isso só vai facilitar as trocas gasosas. Tens o filtro á superficie ou não? Se não põe! Esse peixe faca está bom de saude? Pode ser a causa das mortes Responde a isto e põe o SETUP do teu aqua aqui para uma melhor ajuda Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
jopapeca Publicado: Setembro 12, 2005 Publicado: Setembro 12, 2005 Boas, Aparentemente pela tua descrição tens falta de oxigenio na agua. Falta é investigar porquê. Verifica o filtro e se tens agitação na agua suficiente de forma a produzir boa a agua bem oxigenada. Se tiveres testes vê se não tens nitritos ou nitratos muito elevados. Entretanto espera por uma opinião da malta mais experiente. De qualquer das formas mantem o difusor de ar ligado. Um abraço Paulo Campos
xalam Publicado: Setembro 12, 2005 Autor Publicado: Setembro 12, 2005 O filtro é externo e não faz bolhas, daí a necessidade de ter filtro de ar... Este fazedor de bolhas está enterrado no areao. Apenas tenho o teste de PH, e está nos 6,9/7, como sempre esteve... Amanhâ vou fazer TPA matinal e ver mais ajudas daqui do pessoal, e vou deixar as bolhas ligadas durante a noite. O faca tem estado sempre de grande saúde, muito tímido, mas sempre em movimento dentro da sua fortaleza... Quanto ao setup, tenho de o fazer.... O meu comunitário plantado : <<< Xalam's Aquarium >>> VINYL - A new concept of Crew
warlock Publicado: Setembro 12, 2005 Publicado: Setembro 12, 2005 não sei se percebeste mas o que o pessoal esta a sugerir é que ponhas o retorno de agua do filtro externo mesmo a superficie para que haja agitação de agua na superficie de maneira a aumentar as trocas gasosas! abraços os meus Canito/as
xalam Publicado: Setembro 13, 2005 Autor Publicado: Setembro 13, 2005 Parece que era mesmo falta de oxigenação na água, pois hoje de manhâ estavam bem mais calmos. Já fiz o TPA e meti a saída de àgua do filtro mais espalhada e mais "borbulhante". Agora coloco a questão de o porquê disso estar a acontecer uma vez que antes tinha apenas a pedra difusora com uma bomba de ar externa e também desligava de noite. As plantas podem consumir o O2 durante a noite ??? Não era suposto produzirem O2 e não esgotá-lo ??? Obrigado pelas dicas. O meu comunitário plantado : <<< Xalam's Aquarium >>> VINYL - A new concept of Crew
Fausto Vicente Publicado: Setembro 13, 2005 Publicado: Setembro 13, 2005 Olá, buenas!!! Xalam disse: As plantas podem consumir o O2 durante a noite ??? Não era suposto produzirem O2 e não esgotá-lo ??? Oui, c'est ça!!! É que é isso mesmo. Fora do fotoperiodo, as alfaces não realizam a fotosintese, pelo que não libertam o O2. À noite elas respiram, e tal como nós, utilizam o oxigénio, libertando para a água o dióxido de carbono`. Desta forma, durante a noite, deve-se, á partida, NÃO injectar cO2 na agua, e incrementar o oxigenio, atraves de, por exemplo, uma bomba de ar, ou a saida do filtro junto à superficie da agua, de modo a movimentá-la o mais possivel. Se as dimensões do aqua assim o permitirem, sugiro a utilização de uma powerhead, a injectar bolinhas para dentro do aqua. No meu caso, optei por deixar o cO2 sempre a bombar para dentro da agua, mas tal deve-se não a qualquer necessidade das plantas, mas porque uso o acido carbonico produzido pelo meu cO2 caseiro, para baixar o pH da agua, evitando assim a inserção de quimicos correctores. Durante a noite, ligo sempre uma powerhead, além da bomba de ar que está a trabalhar 24H, para compensar. ---- "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
xalam Publicado: Setembro 13, 2005 Autor Publicado: Setembro 13, 2005 Alfaces desgraçadas.... F.Vicente : Então quer dizer que devo deixar as bolhas a bombar durante a noite..... Em relação ao CO2 caseiro, já o tenho a funcionar no meu pequeno plantado, mas tenho grande receio em po-lo no comunitário, principalmente pela descida rápida o PH para os peixitos... Como tens o teu equilibrado ??? O meu comunitário plantado : <<< Xalam's Aquarium >>> VINYL - A new concept of Crew
Fausto Vicente Publicado: Setembro 13, 2005 Publicado: Setembro 13, 2005 Durante a noite deves deixar a trabalhar tudo o que incremente as trocas gasosas, pois é assim que se faz a oxigenação da agua. Ao contrario do que muita gente pensa, não são as bolhinhas de ar que saiem da bomba que oxigenam a agua, mas sim o movimento que provocam á superficie, quando sobem. Quanto ao 'equilibrio', pois bem... eu, no aquario de 460 lts onde mantenho as plantas, tenho tambem uma grande quantidade/variedade de tetras, alem de 6 discus..., e mais umas coisitas... bem, sendo peixes de pH baixo, entre os 6,2 e os 6,8, e a agua que tenho na rede alcalina, cheguei a este equilibrio...se ficar o cO2 sempre a bombar, o pH mantem-se nos valores que desejo, se o por só durante o dia, não baixa o suficiente. Nesta altura, deixei-me de preocupar muito com o pH, pela experiencia, sei que ele está nos valores que pretendo, e vejo isso pela 'saúde' dos peixes. Quanto a variações no pH, podes sempre usar outro truque, que pode parecer um contrasenso, mas que resulta... poe bicarbonato de sódio, o qual vai-te fazer aumentar o efeito tampão da agua, resistindo assim esta a grandes variações no pH. (daí o uso aconselhado de bicarbonato no cO2 diy). Quanto a doses...isso cada caso é um caso, tens de ir experimentando quantidades de fermento, açucar, bicarbonato de sodio e relação agua/ar dentro da garrafa, até atingires o tal equilibrio... e esse vês tu, na saude das plantas e dos peixes... "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Recommended Posts