Recommended Posts

Publicado

Como só vi uma opinião sobre o assunto resolvi abrir este topico!

Então é o seguinte no meu aqua de 180l tenho 2 lampadas florescentes de 20w cada (o que não é nada).

Estou a projectar remodelar a tampa para por umas Pc's, estou a pensar em 3 económicas de 17w com equivalencia a 70e tal watts a minha duvida é se realmente terei no final 51w ou 200w+- (ou não terei uma coisa nem outra, refiro-me a ter um meio termo) ?

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Publicado:

Olá FBIpt, trudo bem?

Quando falas em equivalencia de watts, entre pc's e outras estás a fazer uma grande misturada...

1ª noção...um watt é sempre um watt!

O que te está a referir é ás lampadas economizadoras, que por uma questão de marketing, fazem alarde a que equivalem a n X mais...creio que a regra são 5 X mais..., mas na pratica, o que eles se referem, é que, por exemplo, um watt nas economizadoras corresponde á luminosidade de 5 watts...mas nas de filamento.... ora quando nós, maluquinhos dos aqua, falamos em watts, referimo-nos, salvo se exceptuar-mos, aos de uma lampada fluorescente, das tubulares...e essas, já têm muito mais luminosidade do que as de filamento....

Resumindo, esse ganho das economizadoras é é relação ás lampadas de filamento, em relação ás fluorescente, o saldo é bastante inferior.

Creio ser essa a razão pela qual, alguns colegas, quando, p+r exemplo, poem o setup, têm o cuidado de referir qual o tipo de lampada que têm, por exemplo, , 2X54w t5, 6X9w pc, 2X150w hqi.... agora, o que nunca viste foi 1X60 watts filamentosos....

um abraço.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Pois eu sei disso mas então o que estás a tentar dizer é que só iria ficar com 51w ou iria ficar com mais (mas nunca chegando aos tais 200w).

Agradeço que me expliquem porque quem me vai fazer (ou ver se consegue fazer naquela tampa) precebe disso mas de aquas 0 :lol:

banner.jpg

Publicado:

Pois eu sei disso mas então o que estás a tentar dizer é que só iria ficar com 51w ou iria ficar com mais (mas nunca chegando aos tais 200w).

Agradeço que me expliquem porque quem me vai fazer (ou ver se consegue fazer naquela tampa) precebe disso mas de aquas 0 :lol:

banner.jpg

Publicado:

como já disse só encontrei uma opinião se souberem algum sitio digam sff

banner.jpg

Publicado:

Boas,

Eu também estou à espera de umas lâmpadas para fazer uma calha, e o que me disseram e tudo o que tenho lido é que os Watts usados por nós, para os cálculos de potência, são os 17W que falas.

Explicação não sei bem mas podes pensar de outra forma, com filamentosas se calhar precisavas era de 5x mais watts :);)

Espero ter ajudado ;)

Um abraço

Abraços

João D'Eça

Publicado:

Nesse caso as econonicas estão postas de parte porque não vou tirar vantagem nenhuma teria de por praí 9 ;)

Já agora aproveito para outra pergunta aos entendidos.

Para um aqua de 180 litros com 52 cm de altura estáva a pensar +- em 130/150w!

Quantas lampadas PC's e de quantos watts?

Desde já obrigado!

banner.jpg

Publicado:

Viva,

Tens lampadas compactas com muito mais potencia que a que referes.

As lamapadas compactas 2G11 para um comprimento de 53.3cm têem uma potencia de 55W pelo que te bastariam 3 para conseguires a potência pretendida

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Desculpem só me esqueci de referir que so tenho o espaço de 2 lampadas tubolares(mas com espaço para 3 juntas) e com o comprimento de 60 cm!

Será que uma conjugação de 4 me daria + potência?

É que se calhar com as lampadas assima referidas só iria conseguir por 2 talves ;)

banner.jpg

Publicado:

Se alguem precisar de lampadas economicas eu arranjo de 25w e de 6400 kelins, luz mesmo branquinha. É só me mandarem uma pm :lol:

lampada.jpg

Desde que estou a usar estas lampadas, que tenho tido optimos resultados, sente-se bem a diferença :lol:

Publicado:

Boas FBI

Aconselho e leres este artigo muito bom, e garanto que se o leres com atenção não te vai sobrar dúvidas.

http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php

Para um Áqua de 180L poderás sempre optar por uma calha HQI com uma lâmpada de 150w, ficava muito bom.

Abraço

Publicado:

Ainda não li mas vou ler aquilo.

Não posso por HQI por causa que o filtro está na tampa

e dentro da tampa do aqua não era boa ideia por causa das temperaturas.

Penso que as pc's vão ser mesmo a melhor solução, talves 3 de 55w.

Este fim de semana já me vão dizer se dá ou não.

Acham que 2 de 55w seria pouco para 180litros? Fica com 0.6w/l o unico senão é que o aqua é muito alto (52cm) Aceito ideias, sugestões, opiniões ...

banner.jpg

Publicado:

olha eu tenho um 140L mas tambem com 50cm de altura, medianamente plantado e não dá com 2 pc's 55W..ou seja...as plantas mais altas estão maravilhosas mas junto ao areão quase não chega luz.entretanto as medias por exemplo, crescem as folhas novas com uns 15 a 20 cms de pé...e ficam feias assim......acho que, ou 3x55W ou outra qualquer solução que passe por HQI's ou assim....se precisares de luz até ao areão.

a minha calha já agora é a lifetech de 85 cms.

um abraço

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

No meu caso, para melhorar a iluminação, o que deu resultado foi tirar a tampa original do aquário e mandar fazer um vidro cortado à medida do aquário sem cantos onde as lâmpadas assentam diretamente.

«A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.» Einstein.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!