abail Publicado Setembro 11, 2005 Publicado Setembro 11, 2005 Ola a todos, alguns dos meus neons têm como que descolorações ate parece que perdem "escamas" e essa area fica esbranquiçada. Tenhu tambem outro que tem um ponto braco/amarelado bem definido na barbatana caudal. Alguem tem uma ideia do que poderá ser??Que possivel tratamento poderei seguir?
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Setembro 14, 2005 Publicado: Setembro 14, 2005 Flexibacter columnaris. mau prognóstico. Trata com Bactopur direct da Sera ou Neoplex da Seachem. Cump. Rui
abail Publicado: Setembro 14, 2005 Autor Publicado: Setembro 14, 2005 Boas, a mancha descolorada no neon não desapareceu, o que reparei foi no aumento exponencial de pontos brancos em quase todos os neons, nas barbatanas e no corpo, bem como de alguns outros peixes do aqua. É o 3º dia consecutivo que faço baktopur da sera ( não e o direct) e já pus sal e aumentei a temp para 28graus. Isto não está a melhorar, mais alguma dica que possa ajduar?
nunomiguel Publicado: Setembro 15, 2005 Publicado: Setembro 15, 2005 Isto não está a melhorar, mais alguma dica que possa ajduar? Provavelmente é Íctio. Tens de manter a temperatura alta durante uns 15 dias. Esses 28º devem ser suficientes. Existem algumas plantas e peixes que não toleram muito bem o sal. Podes tentar medicamentos para tratar Íctio (ou "pontos brancos"). Tenta arranjar algumas imagens no Google, por exemplo, de peixes com Íctio para compares com os teus e ver se de facto o problema é esse. Se for Íctio podes parar com o Bactopur (Íctio é provocado por um parasita. O bactopur é para tratar infecções de origem bacteriana). Ainda deve demorar alguns dias até começarem a desaparecer os pontos... Cumprimentos, Nuno
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Setembro 15, 2005 Publicado: Setembro 15, 2005 A Flexibacter na sua forma cronica alem das manhchas esbranquiçadas provoca ulceras na boca ( zonas avermelhadas ) , emagrecimento, deformações na coluna e o Ictio aparece como infecção secundaria dado o enfraquecimentro do sistema imunitario. Usa o Bactopur directaliado ao Omnipur . Cump. Rui
abail Publicado: Setembro 16, 2005 Autor Publicado: Setembro 16, 2005 Parece que os pontos brancos (editado) estão a desaparecer, n sei se pelo aumento da resposta imune dos peixes ou pelo tratamento (bactopur). Apesar de dizerem que o ictio n se ataca com bactopur eu acho que o consegui tratar assim, e procurei mais umas referencias na net, e encontrei uma que diz que o azul de metileno e usadao contra o ictio e visto que o bactopur tem esse componente eu n percebo o pq de não o aconselharem, gostaria que me explicassem melhor. http://www.aqua.brz.net/rep/doce37.htm Cumprimentos
Space Cowboy Publicado: Setembro 16, 2005 Publicado: Setembro 16, 2005 entao decide-te...sao brancos/amarelados ou negros?notas que mais ou menos de 3 em 3 dias os pontos desaparecem e depois voltam no dia seguinte com mais força?parece que estamos quase a ganhar e de repente aí está o ictio em força de novo.é assim que o ictio "funciona"...tens os parametros da agua em condiçoes?ja tive ictio nos meus aquarios e correu os peixes todos menos os néons. Go ahead...make my day
abail Publicado: Setembro 16, 2005 Autor Publicado: Setembro 16, 2005 Erro meu, eram pontos brancos, eu pus os peixes num "aqua hospital" com bactopur, reparei que os pontos nos neons diminuiram, a ver cm e nos outros. O que gostava que me elucidassem melhor era o porque de n aconselharem o uso de bactopur para tratar o ictio, visto que ele tem azul de metileno que e recomendado para o tratamento do ictio.
nunomiguel Publicado: Setembro 17, 2005 Publicado: Setembro 17, 2005 Viva, O que gostava que me elucidassem melhor era o porque de n aconselharem o uso de bactopur para tratar o ictio, visto que ele tem azul de metileno que e recomendado para o tratamento do ictio. A % de azul de metileno no bactopur é muito baixa. Logo os resultados iriam ser quase nulos. O bactopur contém grande quantidade de Acriflavina (para atacar as bactérias). O sal não tem metileno e actua sobre o Íctio. Assim como o verde de malaquite (é a partir dele que é feito o Costapur) Foi indicado o Costapur pelo facto do mesmo ter bastante verde de malaquite. A suspeita do Rui é que os peixes estajem a ser atacados por bactérias sendo o íctio uma infecção secundária. Foi por isso que ele indicou Bactopur Direct (que actua mais rapidamente e que o Bactopur "normal") e o Omnipur. O Omnipur é um medicamento de largo espectro, ou seja, actua sobre muita coisa, quase como o eSHA 2000. Pode tratar desde infecções bacterianas, passando pelos problemas nas guelras, pele, barbatanas, etc, etc... Talvez o Rui veja o tópico e te consiga dar uma explicação melhor. :D Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts