Jose Miguel Gomes Publicado Setembro 11, 2005 Publicado Setembro 11, 2005 Boas. Gostava que me dissessem que problema é este que surgiu nas minhas anubias nanas e também como combater. Obrigado. O treino do Toy
Jatbas Publicado: Setembro 11, 2005 Publicado: Setembro 11, 2005 não da bem para perceber se são greenspots se são carências a nivel de nutrientes. Explica o que é! AquaWizard
sergioveterano Publicado: Setembro 11, 2005 Publicado: Setembro 11, 2005 Olá isso são algas pretas, que se formam sobretudo nas estremidades do limbo. O melhor que tens a fazer é cortar as mais infestadas, pois o esporo desta alga danifica muito a planta. Esta alga gosta de luz com um espectro azul, porque na realidade e se reparares bem ela é vermelha. Podes resolver isso com a mudança das lâmpadas e (ou) colocares a anubia numa zona de sombra.
starkiller Publicado: Setembro 11, 2005 Publicado: Setembro 11, 2005 Alem dos bons conselhos que te deram, so vou dizer para teres cuidado com esse tipo de algas, pois se ela se da bem, vais ficar com as tuas plantas reduzidas a pó... eu ja tive uma ma experiencia com esta alga, e cheguei a ter o areao com esta alga a fazer tapete, tambem foi uma situaçao extrema, devido a minha ausencia Umas TPA's serao sempre bem vindas (como em quase todos os problemas do aquario ) João Chagas APK 216
Jose Miguel Gomes Publicado: Setembro 12, 2005 Autor Publicado: Setembro 12, 2005 Obrigado a todos pelas respostas sergioveterano, devo cortar apenas o limbo ou mesmo junto ao rizoma? Se tomar esta medida, tenho de efectuar também as outras medidas, ou cortando as folhas afectadas resolvo o problema? Penso que cerca de metade das folhas estão afectadas, posso cortá-las sem problemas em relação à sobrevivência da planta? Cumprimentos! O treino do Toy
sergioveterano Publicado: Setembro 27, 2005 Publicado: Setembro 27, 2005 Olá, resolver não resolves porque a alga já deve ter esporos a circular em todo o aquário, apenas atrazas a progressão. Certamente as folhas mais afectadas serão as mais velhas e as que já crescem pouco ou nada. Existem aparelhos de UV que resolveriam esse problema, mas, terias outros problemas, e ainda gastavas uns bons cobres. O melhor e mais em conta será umas mudas de água. Eventualmente podes mudar as lâmpadas, não sei quais são, com essa informação poderiamos concluir se será mesmo a iluminação. Comedores de algas, penso que Crossocheilus sp. as acham muito fora do menu, tenta uns camarões creio que são mais especializados para o tipo. Além do mais esta alga é de crescimento lento por isso e talvez seja tão resistente. A folha deve ser cortada na totalidade perto do rizoma.
Jose Miguel Gomes Publicado: Outubro 8, 2005 Autor Publicado: Outubro 8, 2005 Eventualmente podes mudar as lâmpadas' date=' não sei quais são, com essa informação poderiamos concluir se será mesmo a iluminação. quote'] As lâmpadas são duas flurescentes tubulares de 18W. O ratio é manifestamente baixo, pois de momento tenho 36W para 215L. Estava precisamente a pensar aumentar a iluminação. Penso então que algumas das valisnérias também poderão apresentar essas algas, visto que os seus esporos circulam por todo o aquário. O treino do Toy
kromoAqua Publicado: Outubro 17, 2005 Publicado: Outubro 17, 2005 existe um tratamento com aspirina que resulta,, ( perdi a receita) consistia em por comprimidos de aspirina no aqua, tipo 1 por 100 l de agua. ao cabo de um tempo as algas pretas ficam vermelhas e morrem. o tratamento com aspirina é complementar as mudas de agua , redução do tempo de iluminação. e limpeza das zonas afectadas. se forem essas, dentro de dias estão em tudo, aquecedores, areao, tubos, troncos. uma autentica praga que quase me fez desistir de ter aqua. havia um link frances sobre o tratamento a aspirina, se o voltar a descobrir, aviso.
Recommended Posts