Evolução 300l- Bombas de retorno/Corrente


Recommended Posts

Pois é! Aproveitando o intervalo do jogo SLBvsSCP decidi já criar o meu tópico correspondente a evolução que devo estar prestes a fazer. Com o nome diz 300/350litros pois quero apostar num aquario de 1,20m já com possível sump e equipamentos porreiros. A minha dúvida, até hoje falei nisto com o Cotter e com o Duarte, é como fazer o sistema de retorno da sump, ou seja, estava a pensar aproveitar as bombas de retorno para movimentação da água. Sei que isto é possível pois já vi vários indivíduos com este sistema. Não sei se traz vantagens em relação as chamadas bombas normais que se penduram de lado nos aquários. Pensei em dois sistemas distintos.

 

O primeiro com sump e bombas de retorno (2xDeltec HLP 4040) a debitar cerca de 4500L/h até uma altura máxima de 3,50, aproveitando de seguida as SCWD(squid) 2 neste caso para fazer o mecanismo de corrente.

 

Ou então outro esquema com a bomba de retorno normal e depois as chamadas bombas normais (2x Tunze Turbelle Stream 6000) a debitar corrente regulável até 12000L/h pelo controlador, etc...

 

Qual destes mecanismos rende mais? O primeiro pela altura da água será que a bomba tem de ser mais forte? O aquário com cerca de 300/350litros a fazer-se cerca de 40x o volume em circulação dá mais ou menos 13000L/h... Qualquer das bombas aparentemente chega e o aquário so estará a uma altura do chão de cerca de 1,70 mais ou menos (ainda tenho de fazer o móvel :) )

 

Fica aqui a dúvida, opinem a vontade

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Coo sabes sou um ferveroso adepto da movimentação de água e por isso diria que uma conjunção dos 2 sistemas era o melhor - aliás como eu tenho!

 

Abraço,

Diogo

 

PS - se tiveres dúvidas podes dar cá um salto quando quiseres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim de facto os dois sistemas complementam-se fazendo circulação a sério no aquário. Mas assim não estarei a exarerar ou seja a fazer-se 50x o volume em circulação nem aos 20000L/h chego, e para 1,20m não sei se consigo assentar o areão..

Talvez com as Tunze as bombas de retorno pudessem ser mais fracas fazendo apenas reposição, pois com menos potência o factor "jacto de água" perderia a força pelas tubagens deixando de fazer o efeito pretendido. Entendes o que quero dizer?

Se as bombas da Sump tivessem a força das tunze que ficam penduradas no aquário a mesma "velocidade" de débito de água eu optaria pelas deltec da sump pois evitava os equipamentos pendurados. Não sou muito adepto disso :roll:

 

Não sei ainda tenho de ver melhor, estou bastante curioso com a ideia das bombas de retorno fazerem corrente. Diogo as tuas eheim fazem corrente? Ou esse efeito nem sequer se nota? Tens também as tunze penduradas?

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

As minhas duas Eheim 1262 estão ligadas a 2 SCWD´s e por sua vez ligados a 4 dispersores - como é óbvio a debitarem cerca de 3400 l/h cada uma, fazem corrente. Além destas tenho ainda um conjunto de 3 tunzes ligadas a um multicontrolador - 2 x Turbelle 7400/2 e uma Stream 6100. As correntes no aqua são bem diferenciadas e fortes!!!

 

No teu caso aconselharia colocares uma Eheim 1262 ou uma Aquamedic OR 3500 no retorno ligada a um SCWD e depois dentro do aqua comprares um lit de 7400/2 ou 7300/2 com controlador - ficas bem servido e podes sempre regular os fluxos.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto esse kit das 7400/2 + controlador pareceme bem :shock: Mas penso que vou comprar nas mesma uma de retorno de 7000L/h e ligar a SCWD para favorecer ainda mais a corrente no aquário. Agora outra questão, existe maneira de fazermos cálculos em relação a quantidade de água que cai pelo furo da coluna e a água que sobe?

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

Diogo

atencao, as bombas tem de vencer a altura das tubagens, logo menos caudal, as Eheim tal como qualquer bomba apenas debitam 3400lts/h se estiverem a nivel zero, e é preciso tambem não esquecer as curvas das tubagens e outro material que a elas seja ligado, so por isso aí nao tens 6800lts/h e sim uns 4500lts/h, na melhor das situaçoes.

nas que estao dentro do aqua, essas sim, tem o valor real se estiverem a full power.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis.

 

Se estás mesmo disposto a investir num sistema cuja circulação passe por um kit tunze e pela bomba de retorno eu se fosse a ti considerava a wavebox da tunze.

 

Com a wavebox não há partícula de água que não mexa ...

 

Agora a minha questão é ... será que precisas mesmo disso tudo?

 

A mim não me parece. Penso que com 2 stream 6000 (ou turbelles menos potentes até!) e um controlador ficavas mais do que bem servido.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu queria mesmo fazer era não ter bombas no aquário e aproveitar as de retorno para fazer corrente, com SCWD.. entendes? Mas estou com medo que o efeito força se perca devido a altura a que a bomba eleva a água e pelos canos e curvas... Vi agora umas bombas mais baratas com bastante potencia.. não sei.. eu queria fazer mesmo isso. Estou é com dúvidas :shock: Ou meto uma coisa ou meto outra. depende do desempenho e preço..

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

penso que vou comprar nas mesma uma de retorno de 7000L/h e ligar a SCWD para favorecer ainda mais a corrente no aquário.

 

Atenção que os SCWD´s têm um limite de passagem de água e salvo erro são os 5000 l/h. Com um caudal desses a água vai passar de um lado para o outro muito rapidamente. Vi um ligado a uma OR6500 e o seu funcionamento deixava um pouco a desejar, além de que forçava a bomba.

 

Sei que existem agora nos EUA uns novos SCWD´s para caudais superiores, mas ainda não os vi à venda, nem lá em lojas online, nem tão pouco por cá!

 

Eheim tal como qualquer bomba apenas debitam 3400lts/h se estiverem a nivel zero, e é preciso tambem não esquecer as curvas das tubagens e outro material que a elas seja ligado, so por isso aí não (palavra corrigida) tens 6800lts/h e sim uns 4500lts/h, na melhor das situaçoes.

 

Tens toda a razão - apenas simplifiquei o pensamento! Dei-me ao trabalho de ver qual era o caudal depois de 4 curvas a 90º, os SCWD´s e os dispersores e acima de tudo cerca de 1,5 metros de altura - consigo ter cerca de 2100 a 2200 l/h à saída de cada conjunto! Noto que com tudo isto as bombas fazem muito barulho e devem estar também em esforço.

 

Se estás mesmo disposto a investir num sistema cuja circulação passe por um kit tunze e pela bomba de retorno eu se fosse a ti considerava a wavebox da tunze.

 

Duarte - pelo que vi do desempenho da Wave Box não me parece que seja adequada para um aquário do tamanho do que o Luis vai montar. Depois também não me parece que funcione muito bem com colunas secas, pois a "onda" não me parece viável com este tipo de escoamento... posso estar enganado e o melhor é mesmo esperar pela opinião do Alexandre que tem uma!

 

Penso que com 2 stream 6000 (ou turbelles menos potentes até!) e um controlador ficavas mais do que bem servido.

 

Concordo que é uma boa solução, mas continua na minha! Acho que os 2 sistemas em conjunção dão um resultado bem interessante. É como eu tenho e estou muito satisfeito!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Agora outra questão, existe maneira de fazermos cálculos em relação a quantidade de água que cai pelo furo da coluna e a água que sobe?

 

A água que cai pelo furo será igual a que é bombeada a partir da Sump.

 

Se aquilo a que se refere com a questão, é saber qual o valor máx que um determinado Overflow comporta, de forma a que a bomba não exceda esse valor, exite na Reefcentral uma ferramenta de calculo muito util.

 

http://www.reefcentral.com/calc/drain.php

 

Espero que seja util

Ricardo Sousa

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Penso que o closed loop será a melhor opcção. Vou ponderar e esperar mais opiniões dos engenheiros

 

A minha opinião é também essa.

 

Se tiveres tudo em sistema aberto, só tens desvantagens, as bombas perdem caudal porque tem de vencer uma resistência maior, a água passa muito rapidamente pela sump (então se a sump tiver pouco volume poderá ser um problema), por outro lado a injecção como o sistema é fechado poderá ser feita em níveis mais baixos (p.e. atrás das rochas) sem haver perigo de vazar o aquario, perdes menos potência nas bombas, etc.

 

Tu só com essas bombas e com uma tubagem bem feita nem precisas de meter as tunze penduradas nos vidros. Ficas com a enorme vantagem de no aquário principal praticamente não se ver nada artificial.

 

Eu punha uma bomba a fazer retorno com um SCWD e a injecção na superfície e depois punha a outra em close loop com duas saídas num nível mais abaixo num local que depende da disposição da rocha.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

As tuas sugestões são de facto interessantes e justificam-se, mas...

 

Tu só com essas bombas e com uma tubagem bem feita nem precisas de meter as tunze penduradas nos vidros.  Ficas com a enorme vantagem de no aquário principal praticamente não se ver nada artificial.

 

Não apresentes este argumento como razão, pois no meu aquário não vez uma bomba e tenho mais de 50x o volume do aqua em circulação!!! :wink:8)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso tinha percebido que ele já tinha as bombas deltec compradas :wink:

 

Mas mesmo assim é um pouco complicado enfiar uma tunze dentro do aquário sem se ver de nenhum angulo ou então não se ver um fio a sair.

Porque se calhar no caso aqui do Luís o aquário não terá um movel por cima.

Agora não digo que seja impossível, exige é que seja bem pensado, desde o layout à colocação das bombas.

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais