Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal. Eu tenho uma dúvida que pode parecer um pouco estupida mas que me anda a fazer uma grande confusão. A dúvida é em relação ao CO2 caseiro. Já vi aqui no fórum que o CO2 deve ser adicionado só de noite penso eu, ou só de dia, já não me lembro ao certo. A dúvida é, se só numa parte do dia é que deve ser injectado o CO2, e se a garrafa não deve ser tapada porque senão rebenta, como é que param a injecção do dito cujo? :D Eu sei que é uma dúvida estúpida mas pronto.

Abraços

Bruno

Publicado:

Olá nuno. Teres duvidas, por mais insignificantes que sejam, não é estupido. O que é estupido, e pensar que não tem duvidas nenhumas, que se sabe tudo.

Bem, quanto ao cO2, o melhor periodo para o pores a bombar no aqua, é durante o dia, pois é nessa altura que as plantas o utilizam para efectuar a fotosintese.... á noite, que é como quem diz, com as luzes apagadas, elas não consomem co2, mas sim oxigenio, a chamada respiração. Portanto, necessario ás plantas, so o é durante o dia...

Eu, pessoalmente opto por deixar sempre a bombar, pois alem de servir para as plantas, no meu caso uso o co2 como regulador de pH - o acido carbonico que a reacção liberta, ajuda-me a baixar o pH da agua, que da rede vem alcalina, evitando assim colocar quimicos reguladores na agua, o que é pessimo para a fauna.

Quanto ao que fazer durante a noite, é claro que não podes fechar a garrafa....mas tens uma solução do mais simples que há....é tirares a ponta da mangueira de dentro do aqua... assim o co2 liberta-se para o ar, onde não vai fazer mal a ninguem, e não na agua....

Já agora, e como dica, a ponta da mangueira que colocas dentro do aqua tera´de ter um qualquer dispositivo para dissolver o co2 na agua, pode ate ser uma vulgar pedra difusora, e quanto mais fundo esta estiver, mais co2 vai ser dissolvido na agua, quanto mais á superficie, menos co2...trata~se de um regularor simples, tás a ver?...sem botoes, consegues regular o que queres... :D

Só mais uma coisa...quer eu, quer muitos outros estamos aqui para ajudar nestas e outras duvidas. e fazemo-lo com gosto. Mas olha que podes, antes de perguntares, pesquisar nos topicos, que muitas respostas já la estão. è só ires aquela função que está ao pe das mp's, do perfil, e fazeres uma busca. O que eu te respondi agora encontras lá n. vezes....

Contudo, dispoe sempre.

1 abraço

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Obrigado pela ajuda F.Vicente. Quanto a ser de dia que se põe o CO2 já fiquei esclarecido, só não me lembrava quando estava a colocar o tópico, mas em relação ao facto de saber como proceder quando não se quer ter injecção de CO2 no aquário eu pesquisei bastante até mas nunca encontrei nada a esclarecer isso. Se calhar eu não soube como pesquisar, mas não faz mal, conseguiste ajudar e isso é o mais importante, obrigado.

Abraço

Bruno

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!