Urgente!!!! Descida de PH, Ictio, Mortes, Ajuda por favor!


Brunes

Recommended Posts

Boas

 

Desde Março que tenho montado o meu primeiro aquario e com os conhecimentos que fui adquirindo aqui no forum consegui desde a meses um ambiente estavel sem mortes de peixes.

 

setup :

 

Panorâmico de 101x40x47 cm 140 L

Filtro interno Hydor crystal duo 650 L/H ( a ser em breve um ecco 2236! )

bomba de ar rena

Luz JBL 9000 k 25W daylight

Termostato 150 W

Luz durante 12 H dia

26 graus

 

Mas desde ontem que o aqua está um caos, com um ataque muito forte de ictio e a alteração dos seguintes parametros :

 

PH de 7.00 estável para 4.5!!!!!!! ... já ontem meti produto para aumentar o PH o que aconteceu, mas hoje parece estar a descer novamente!!!

 

Amónia de 0.0 para 4.0!!!

Nitritos de < 0.025 para0.05

Nitratos ( não tenho o teste )

 

Com isto já morreram :

 

2 guppys, 2 coridoras, 1 CAE

 

Estando todos os outros habitantes muito afectados tirando o escalar e os ancistrus

 

1 tubarao bala

1 escalar

1 peixe vermelho ( agua fria )

14 cardinais

5 rasboras

2 ancistrus

2 SAE

 

Nada foi introduzido de novo no ultimo mês e a unica alteração foram 2 semanas fora de casa mas já cheguei à 1 semana e fiz TPA's e as manutenções necessárias depois de este periodo fora.

 

-----------------------

Neste momento estou a fazer o tratamento para o ictio com Waterlife Protozin

 

Subi a temperatura para 28º

 

Aplicação de Cycle

 

-----------------------

Porque é que o PH desceu desta maneira e continua a descer

Porque é que a amónia deu este salto?

O que é que posso fazer para parar a mortandade?

 

Peço ajuda por favor para conseguir conter esta desgraça!!!!

 

Muito obrigado

 

Pic_4833_14.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Visto assim , parece que o que aconteceu foi um aumento da matéria organica existente no aquário causando esse desiquilibrio.

Depois qual era a rotina antes das férias e o qu fizeste quado regressas-te

(limpeza do filtro,tpa , que quantidade)?

De qualquer forma e visto assim muito superficialmente o que podes fazer é tratar esses peixes ( não sei se o tratamento que estás a fazer é o mais indicado , eu trato o ictio com azul de metileno a 5% e acho que é eficaz), fazer TPAS regulares mas teres o cuidado de verificar a temperatura e o ph da água que introduzes.

O PH baixar de 7 para 4 nunca me aconteceu.

Dá mais promenores para ver se te podem ajudar.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No aqua as plantas que tenho são de crescimento lento e não tenho de injecção de Co2 e já estão no aquário a meses assim como o tronco sem afectar em nada.

Quanto à manutenção que faço, resume-se a trocar +- 30 lt de água tratada com anti cloro de 2 em 2 semanas com a limpeza do respectivo filtro nesse periodo ou menos se fõr necessário e com água do aqua.

 

Como tive 3 semanas fora quando voltei as plantas tinham tomado conta do aquario, podeias, troquei a mm quantidade de agua e lavei o filtro, tendo mudado mais 5 lt todos os dias e limpo o filtro pois tava a acumular muito lixo.

 

Quanto ao tratamento o que estou a utilizar é à base de azul de metileno e foi aconselhado por uma loja da especialidade.Posso fazer mais?

 

Será aconselhavel fazer TPA enquanto dura o tratmento?

 

Existe apenas um promenor, quando o aqua foi montado ficou no fundo uma placa de fundo que nunca foi utilizada mas que não tirei ter sido uma surpresa e o aqua tar a trabalhar no dia em que entrei em casa.Poderá ser problema?Lembro que o aqua foi montado em Março deste ano!

 

Muito obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais