Recommended Posts

Publicado

BOAS !!!

Ja faz algum tempo que nao venho ao forum ( 3 semanas )

durante essas semanas houve muitas coisas la em casa que mudaram.....uma delas foi a entrada de dois novos aquarios ( um de 18 e um de 85 ) :D

mas ha um problema ( a tal batalha que aparace referida no nome do post )

nao consigo baixar o PH

Ja fiz um teste para ver se o problema era por causa das rochas que tenho num dos aquas ( no de 18l... as rochas sao tipo aquelas pedrinhas que ha nos quintais...mas ja vinham no aqua )

o teste foi o seguinte :

3 recipientes um so com agua, outro com agua e com cascalho, e outro com as tais pedrinhas ( pensava eu que eram a causa do problema )

Resultados...... o recipiente com agua era o que tinha o PH mais alcalino e o recipiente com as pedras do quintal com o PH mais baixo.....

com o outro aquario ja e diferente pois nao tenho nenhum tipo de rochas "desconhecido"....

Eu costumo fazer o seguinte por produto Ph down

mas passado um dia o PH ta Alcalino novamente

Alguem me pode ajudar ?

se me tiver esquecido de algum factor importante nos meus Relatos digam......

P.S : Nao tenho nenhum KIT de amonia eou nitritos ( nao sei e escrevi amonia bem..Corrijam-me se estiver mal )

Publicado:

Eu costumo fazer o seguinte por produto    Ph down

mas passado um dia o PH ta Alcalino novamente

Parece-me que o teu problema é a alcalinidade da tua água ser muito elevada. A alcalinidade, medida no KH determina na prática o grau de dificuldade em mudar um valor de ph. Um kh muito alto torna muito dificil fazer descer o ph, para valores baixos.

Tens a meu ver 3 opções:

:lol: comprares uma unidade de osmose e usares água de osmose no aquário.

:cry: gastares rios de dinheiro em ph down pois terás de usar sempre grandes quantidades.

:? Procurares peixes que gostem de águas alcalinas. Tens sempre os ciclideos africanos, alguns ciclideos americanos também não se importam de àguas alcalinas.

Tens guppys (já os tive e a reproduzirem-se bem em ph8 ) e mais alguns... basta procurares.

Sobre os efeitos do KH podes pesquisar no forum... há tópicos muito interessantes sobre o assunto.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Faz injeção de Co2, e coloca turfa no filtro. Também não dizes é qual o valor do pH obtido e o pretendido. Podes estar a tentar trvar uma batalha dificil de ganhar e a sugestão do Nuno é boa, adquar os teus peixes ao tipo de água.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Publicado:

pois é João Faria, moras num paraiso para ciclideos africanos por isso o melhor é ires por aí. os guppies e os mollies e os espadas aguentam bem e até gostam de um PH desses por isso tens varias opções para não teres que te preocupar com um PH 8. ou seja, se não os podes vencer, junta-te a eles. só não podes ir para amazónicos.

cumprimentos

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

antes demais....BOAS !!! :wink:

O PH ronda 7.6 ou mais ( 7.6 porque o kit que eu tenho so vai ate 7.6 )

Penso que ja referi que o problema ta na agua.... que fica alcalina passado um dia

eu nao quero ciclideos nem nada desse tipo de peixes porque o aquario de 85l ja ta com plantas e alguns peixes para ver se o ph vai ao lugar ( espero que eles ( os peixes ) façam as suas "porcarias" para sujar a agua )

No aquario de 18l so tenho um beta e 3 plantas. A bomba e da marca elite ( das pequenas ) ( 200220 LH ) por isso nao ha muito espaço para colocar seja o que for dentro da bomba, o aquario onde ta o betta tambem tem aquecedor e iluminaçao.

em relaçao a ter o aquario para guppy's ou peixes de agua alcalina......hmmmm.... Nao porque o meu pai tava a pensar em por especies diferentes ( escalares, gouramis ) especies que nunca tivemos....... e que o aquario antigo ja ta com os guppy's ( era o antigo que ia pos guppy's......pa fazer criaçao)

Posso tentar por turfa no filtro doAQUA DE 85l ......

LOLOLOL ja agora o que e turfa ???? :):P

Nao sei se o que eu escrevi vai ajudar ou nao

Publicado:
o aquario de 85l ja ta com plantas e alguns peixes para ver se o ph vai ao lugar

João... se a tua água tiver efectivamente um KH elevado como penso, não é com peixes e plantas que lá vais.

Aqui em minha casa o kh ronda os 14º , sendo o ph de 8. Tive durante bastante tempo um aquário plantado com 4 troncos,co2, imensos guppies e outros peixes mais resistentes e o ph não mexeu um milimetro que fosse.

Se efectivamente o kh da tua zona for da ordem de grandeza do meu a tua unica hipotese se queres aquários amazónicos é mesmo água de osmose. Todas as outras hipoteses estão destinadas ao fracasso, incluindo as opções de turfa, troncos e CO2 e isto posso-te dizer por experiencia própria.

Em ph e kh elevados, quase todas as plantas mais sensiveis se dão muito mal e as de crescimento lento são para esquecer pois vai-se depositar calcáreo nas folhas e as algas vão-se fixar nesse calcáreo asfixiando as plantas.

Quanto a peixes... os mais sensiveis nem pensar. Escalares são peixes que se dão bem nos 7... 7,5 já é muito limite... colocar esses bichos em 8 é desafiar demais (investiguei durante algum tempo essa possibilidade pois gostava de os ter e acabei por desistir porque achei que iria colocar os peixes em demasiado stress) . Além do mais dada a dureza da água é muito possivel que nunca tenhas criações por não existirem condições para os ovos se desenvolverem, dado que o calcáreo endurece bastante as cascas.

Podes sempre tentar desafiar... mas é sempre um risco grande e é muito chato quando depois os peixes e as plantas começam a morrer por falta de condições ideais.

Agora é contigo. Eu desafiei com algumas espécies e dei-me bem, mas também me morreram muitos peixes e plantas por não se adaptarem devidamente e tive surtos de algas muito dificeis de controlar por se agarrarem ao calcáreo e que forçaram a reorganizações totais de layout.

Cada peixe que entrava no aquário aqui em casa tinha um periodo de adaptação minima de cerca de 3h ao ph do aquário.

Uma vez não fiz isso por falta de tempo... resultado, os novos peixes adoeceram e tive uma razia completa no aquário... sobraram un 5 ou 6 guppies de um conjunto de uns 40, que tinha exemplares lindissimos.

Como em tudo na vida é preciso bom senso... e essa é a regra principal a seguir quando tratamos com seres vivos.

Desejo-te sorte nessa tua demanda mas aconselhava-te a estudares bem as tuas opções para depois não te sentires defraudado.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

A osmose é um equipamento que te retira todos os minerais da água deixando-a como água destilada com ph=7 e kh=0.

A água de tua casa é da companhia ou de algum furo que tenhas?

Se é da companhia, então terá que existir algo no teu aquário a fazer subir o ph ou então a água da companhia não é de muita qualidade, pois supostamente não deveria ter grandes quantidades de co2 dissolvido.

Se é de poço/furo é natural o aumento do ph. As águas de furo/poço vêm normalmente carregadas de CO2, o que faz com que o ph seja mais baixo. Ao serem agitadas o co2 liberta-se e como tal o ph sobe.

É importante que verifiques o valor do KH na tua água... para saberes até que ponto será dificil ou não mudares o ph.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

eu tenho um poço mas so usa-mos a sua agua para regar as plantas do quintal..... por isso a agua e de uma companhia

como vejo o Kh....?

se eu comprar agua destilada e a substituir pela agua que esta alcalina...posso ter peixes no aquario ?

quanto custa essaesse tal osmose ?

Publicado:

Porquê só para as plantas? A água é impropria para consumo?

Se calhar tens aí a tua solução de ouro... usar água do poço.

De resto uma osmose é um aparelho que te custará na casa dos 70 a 80€, mas tens de considerar os gastos de funcionamento, ou seja, os desperdicios de água.

O KH sabes comprando um teste para KH e medindo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!