marcioinacio Publicado Setembro 9, 2005 Publicado Setembro 9, 2005 Tenho um filtro da eheim o 2213 que tem estado a funcionar só com as esponjas que vieram de origem, e com uma pequena esponja que veio de origem também, de carvão. Comprei massas filtrantes para meter no filtro, comprei a sera biopur que são uns rolinhos de cerâmica e comprei a sera super carbon, que é carvão. O meu problema é que não faço ideia como hei-de meter aquilo no filtro. Sei que é por camadas, mas já ouvi dizer que era o carvão em cima e as massas em baixo com as esponjas no meio, também já ouvi dizer que só se deve utilizar o carvão quando for necessário, sinceramente estou um bocado baralhado. Era porreiro que me arranjassem um esquema de um filtro a explicar como se deve fazer isso. Citar http://www.recifesamouco.blogspot.com/
Luís Fortunato Publicado: Setembro 9, 2005 Publicado: Setembro 9, 2005 Olá. O que tens de fazer, por partes, é: Primeiro: Filtragem mecânica!! Isto é conseguido com cerâmicas não-porosas e/ou esponja mais aberta. Esta filtragem serve para reter grandes particulas, tipo restos de folhas mortas. Convem que seja uma zona em que o caudal não seja muito diminuído, de forma a que a água passa facilmente. Pois se por ventura a àgua tivesse dificuldade em passar, entupiria facilmente, e o caudal do filtro diminuiria bastante, diminuindo também a capacidade de filtração do filtro. Daí o uso de cerâmica não-porosa e/ou esponja muito aberta, para não entupir facilmente. Ao limpares o filtro, esta deve ser a zona que deves limpar sempre, pois vai ser onde mais porcaria se vai entranhar. Segundo: Filtragem química!! (se existir) Aqui podes colocar turfa, carvão activado e membranas de permuta iónica (daquelas para retirar nitritos e nitratos). Quanto ao carvão, se não usares medicamentos com frequência e/ou não tiveres a água amarelada, não vejo nenhum sentido em usares carvão activado. Se ainda não abriste o pacote e não tens cerâmica não-porosa, aconselho-te a ires trocar o carvão pela cerâmica. Terceiro: Filtragem biológica!! Aqui colocas ou esponjas finas (tipo a branca que parece algodão, que veio com o teu filtro), cerâmica porosa (específica para as bactérias se agarrarem lá) e bioballs (mesma função da cerâmica). Todas estas coisas servem de suporte para as bactérias nitrificantes passarem a amónia e os nitritos a nitratos. Aqui a lavagem destas massas filtrantes deve ser espaçada, e nunca na totalidade. Ao lavares estas massas filtrantes com bactérias, se o não fizeres devidamente (com água do aquário) vais matar as bactérias. E assim perdes grande parte do teu "filtro" biológico. Daí que se quiseres lavar, passas as esponjas (ou o que quer que seja) por água do aquário, para sair a maior porcaria. Se quiseres lavar por completo, nunca laves toda a matéria filtrante, lava, por exemplo, apenas metade. Eu também tenho um EHEIM 2213. A ordem das massas filtrantes, conforme o sentido da água é: Cerâmica não-porosa; esponja azul grossa que vinha com o filtro; turfa dentro de uma meia de senhora; e finalmente a esponja fina branca (que já não é branca) que vinha igualmente com o filtro. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Pedro Figueiredo Publicado: Setembro 9, 2005 Publicado: Setembro 9, 2005 Só quero acrescentar uma coisa. Cuidado com o carvão. O carvão serve para tirar os quimicos da água, ajuda a remover a cor amarelada da água e pouco mais, mas pode-se tornar uma bomba. É que se fica muito tempo no filtro começa a libertar tudo o que filtrou. Não deve ficar mais que duas semanas no filtro. Coloca só no inicio, depois tira. Hasta Citar Pedro Figueiredo (ex - Down) [url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
Luís Fortunato Publicado: Setembro 9, 2005 Publicado: Setembro 9, 2005 Olá de novo. Só quero acrescentar uma coisa. Cuidado com o carvão. O carvão serve para tirar os quimicos da água, ajuda a remover a cor amarelada da água e pouco mais, mas pode-se tornar uma bomba. É que se fica muito tempo no filtro começa a libertar tudo o que filtrou. Eu não concordo muito com isso... No meu entender, o carvão vai começar a adsorver o que bem lhe entende, mas quando fica saturado, não liberta tudo de um momento para o outro. Ou melhor, ele nem liberta nada. O que acontece, é que quando está saturado, não adsorve mais nada, e aí sim os valores vão começar a subir (pois há um aumento dos parâmetros na coluna de água). O que o CA por si só pode fazer, é aumentar a concentração de fosfatos, pois como a maior parte é de origem vegetal, faz com que o nível de fosfatos existente nele, seja perceptível. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts