Recommended Posts

Publicado

Tenho um filtro da eheim o 2213 que tem estado a funcionar só com as esponjas que vieram de origem, e com uma pequena esponja que veio de origem também, de carvão. Comprei massas filtrantes para meter no filtro, comprei a sera biopur que são uns rolinhos de cerâmica e comprei a sera super carbon, que é carvão.

 

O meu problema é que não faço ideia como hei-de meter aquilo no filtro.

 

Sei que é por camadas, mas já ouvi dizer que era o carvão em cima e as massas em baixo com as esponjas no meio, também já ouvi dizer que só se deve utilizar o carvão quando for necessário, sinceramente estou um bocado baralhado.

 

Era porreiro que me arranjassem um esquema de um filtro a explicar como se deve fazer isso.

Publicado:

Olá.

 

O que tens de fazer, por partes, é:

 

Primeiro: Filtragem mecânica!! Isto é conseguido com cerâmicas não-porosas e/ou esponja mais aberta. Esta filtragem serve para reter grandes particulas, tipo restos de folhas mortas.

Convem que seja uma zona em que o caudal não seja muito diminuído, de forma a que a água passa facilmente. Pois se por ventura a àgua tivesse dificuldade em passar, entupiria facilmente, e o caudal do filtro diminuiria bastante, diminuindo também a capacidade de filtração do filtro. Daí o uso de cerâmica não-porosa e/ou esponja muito aberta, para não entupir facilmente.

Ao limpares o filtro, esta deve ser a zona que deves limpar sempre, pois vai ser onde mais porcaria se vai entranhar.

 

Segundo: Filtragem química!! (se existir) Aqui podes colocar turfa, carvão activado e membranas de permuta iónica (daquelas para retirar nitritos e nitratos). Quanto ao carvão, se não usares medicamentos com frequência e/ou não tiveres a água amarelada, não vejo nenhum sentido em usares carvão activado. Se ainda não abriste o pacote e não tens cerâmica não-porosa, aconselho-te a ires trocar o carvão pela cerâmica.

 

Terceiro: Filtragem biológica!! Aqui colocas ou esponjas finas (tipo a branca que parece algodão, que veio com o teu filtro), cerâmica porosa (específica para as bactérias se agarrarem lá) e bioballs (mesma função da cerâmica). Todas estas coisas servem de suporte para as bactérias nitrificantes passarem a amónia e os nitritos a nitratos. Aqui a lavagem destas massas filtrantes deve ser espaçada, e nunca na totalidade. Ao lavares estas massas filtrantes com bactérias, se o não fizeres devidamente (com água do aquário) vais matar as bactérias. E assim perdes grande parte do teu "filtro" biológico. Daí que se quiseres lavar, passas as esponjas (ou o que quer que seja) por água do aquário, para sair a maior porcaria. Se quiseres lavar por completo, nunca laves toda a matéria filtrante, lava, por exemplo, apenas metade.

 

Eu também tenho um EHEIM 2213. A ordem das massas filtrantes, conforme o sentido da água é: Cerâmica não-porosa; esponja azul grossa que vinha com o filtro; turfa dentro de uma meia de senhora; e finalmente a esponja fina branca (que já não é branca) que vinha igualmente com o filtro.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Só quero acrescentar uma coisa. Cuidado com o carvão. O carvão serve para tirar os quimicos da água, ajuda a remover a cor amarelada da água e pouco mais, mas pode-se tornar uma bomba. É que se fica muito tempo no filtro começa a libertar tudo o que filtrou. Não deve ficar mais que duas semanas no filtro. Coloca só no inicio, depois tira.

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Publicado:

Olá de novo.

 

Só quero acrescentar uma coisa. Cuidado com o carvão. O carvão serve para tirar os quimicos da água, ajuda a remover a cor amarelada da água e pouco mais, mas pode-se tornar uma bomba. É que se fica muito tempo no filtro começa a libertar tudo o que filtrou.

Eu não concordo muito com isso...

No meu entender, o carvão vai começar a adsorver o que bem lhe entende, mas quando fica saturado, não liberta tudo de um momento para o outro. Ou melhor, ele nem liberta nada. O que acontece, é que quando está saturado, não adsorve mais nada, e aí sim os valores vão começar a subir (pois há um aumento dos parâmetros na coluna de água).

O que o CA por si só pode fazer, é aumentar a concentração de fosfatos, pois como a maior parte é de origem vegetal, faz com que o nível de fosfatos existente nele, seja perceptível.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.