al_finete Publicado Setembro 9, 2005 Publicado Setembro 9, 2005 Boas. Estou com um problema há algum tempo que é uma infestação de algas após a morte de um pleco que fazia um trabalho simplesmente fabuloso de há um ano e pouco para cá... Ando à procura de LDA25 e não tenho encontrado, por isso lembrei-me que muito membros falam nas maravilhas que os caracois operam na limpeza das algas... O meu problema é que tenho 2 bótias palhacos com cerca de 6 cm, e pelo que sei, os bótias "adoram" a companhia dos caracóis para uma... caracolada. A minha pergunta é: os bótias comem os caracois pequenos e os ovos (reproduzem-se por ovos, não é??), mas e se eu colocar um ou dois caracois de tamanho generoso? Grandes? Eu sei que os bótias vão acabar por crescer, mas eles apenas atacam os pequenos ou os grandes também podem ser importunados e comidos, apesar do tamanho?? Ou será que mesmo sendo maiores e caso não sejam comidos, o stress causado pelo "ataque" ou "insistência" dos bótias para irem petiscar pode ser demasiado para os pobres caracóis?? Gracias por qualquer ajuda... Cumprimentos, RJL. Filmes - Posters & Wallpapers.
Fausto Vicente Publicado: Setembro 9, 2005 Publicado: Setembro 9, 2005 olá al finete!!! Ui Ui, a casca pode ser dura e grande, mas o miolo é sempre mole.... fica bem... "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Barbie Publicado: Setembro 9, 2005 Publicado: Setembro 9, 2005 É sempre muito arriscado.... Porque não optas antes por ottocinclus? São excelentes comedores de algas e não crescem muito... Barbie Girl....
arty77 Publicado: Setembro 9, 2005 Publicado: Setembro 9, 2005 Olá, eu tenho essa combinação e eles têm-se dado bem. É certo que o Botia de vez em quando cheira o caracol mas o caracol é grandito e por isso não é comido. O caracol quando sente outro peixe a incomodá-lo fecha-se na sua casca e fica protegido. Não sei se isto causa muito stress. Agora é certo, aqueles caracóis que aparecem das plantas, mais pequenos, esses ele come. Abraços, Artur Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Symphysodon discus Publicado: Setembro 10, 2005 Publicado: Setembro 10, 2005 Olá. Eu também tenho essa combinação tenho 4 bótias e 4 Neritinas Zebra, no príncipio os bótias andavam sempre a vira-las mas elas fexavam-se logo antes de eles terem hipóteses de chegarem ao miolo. Agora os bótias já nem tentam comer as Neritinas.
al_finete Publicado: Setembro 12, 2005 Autor Publicado: Setembro 12, 2005 Gracias pelas respostas pessoal... Mais uma daquelas em que cada um tem a sua experiência... Talvez venha a encontrar uns caracois tamanho gigante que dêm uma coça aos bótias palhaço... Deixa ver se a coisa se resolve... Obrigado. Cumprimentos, RJL Filmes - Posters & Wallpapers.
arty77 Publicado: Novembro 22, 2005 Publicado: Novembro 22, 2005 Boas, tenho novas notícias. Há pouco tempo meti mais uns botia palhaço no aquário, desta vez de tamanho maior do que os que tinha, aí uns 7cm, e infelizmente comeram o caracol grande. Portanto agora já não recomendo. Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
P_M Publicado: Novembro 22, 2005 Publicado: Novembro 22, 2005 è caso para dizer que casa assaltada trancas a porta! lá se foi o caracol ehheh
Fausto Vicente Publicado: Novembro 22, 2005 Publicado: Novembro 22, 2005 ...eu avisei "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Recommended Posts