suPafIsH Publicado Setembro 7, 2005 Publicado Setembro 7, 2005 Boas.... A minha duvida reside no tipo, e potencia de iluminação para o meu reef... O aqua tem 220L e tem 110x40x50 (comp x larg x alt). Neste momento apenas tenho uma HQI 150w 14000ºK... Tinha pensado em tres soluções: 1ª Colocar mais 1x Hqi 150w e uma calha com (T8/T5/PC) actinicas 2ª Colocar uma calha com 2xHqi 150w (ou 1xHQI 250W) + (T8/T5/PC) Actinicas (Mais estetico ms tb mais caro) 3ª Ficar com so uma Hqi de 150w e por 2x (T8/T5/PC) actinicas Opinem sff... Cumpts
Luis Rosa Publicado: Setembro 7, 2005 Publicado: Setembro 7, 2005 votei na calha 2xHQI 150W + T5/T8/PC Pois acho que e quase a solução perfeita para um aquario até 1,50metros não ficas com cantos escuros e a ilumicaçãa e muito boa para todos os tipos de corais. Cumps [Clickable]
Diesel_Car Publicado: Setembro 7, 2005 Publicado: Setembro 7, 2005 Olás, Concordo com o Luís (aliás já te disse pessoalmente há uns meses atrás), mas apenas em parte. Creio que devias optar por mais 1 projector igual ao que tens, de 150W, ao invés de comprar uma calha dupla, e comprar também uma lâmpada fluorescente (T5, Pc ou mesmo T8). Não é de todo essencial a iluminação adicional de fluorescentes, até porque tens 14000K no projector, mas é excelente para simular o nascer/pôr do sol e evitar stress desncessário a peixes e corais com o desligar repentino dos HQI. É mais caro comprar calha dupla de HQI, embora melhor estéticamente, portanto não te compensa ficar com um projector "arrumado a um canto"...se tens hipótese de utilizá-lo. A opção de 1Hqi 250W não é viável, indo-te aumentar a iluminação em apenas uma parte do aquário - centro - e continuavas com o problema do cone de luz, ficando sempre uma zona ás escuras. Cumps, Nuno Reis Diesel_Car....Vrummmmmmm!
Ricardo Rodrigues Publicado: Setembro 9, 2005 Publicado: Setembro 9, 2005 Olá Duarte, 2 x 150W é a solução mais equilibrada para o teu aquário. Quando é que vens até cá a casa ver os meus aquários? Abraço, Ricardo Rodrigues
Bruno Barreiros Publicado: Setembro 10, 2005 Publicado: Setembro 10, 2005 Ao contrário dos outros votei em 1x250W. Acho que com as dimensões do teu aqua uma calha de 1m com uma uníca HQI chega perfeitamente e como a altura é de 50cm aposto mais em 250W do que em 150W. Obviamente que o meu voto assume que pretendes manter corais moles e duros. Abraço, Bruno Barreiros
A l e x a n d r e Publicado: Setembro 10, 2005 Publicado: Setembro 10, 2005 Embora uma lampada de 250W permita manter corais mais exigentes em termos de luz nas zonas mais baixas do aquário, duas de 150 iluminam-no mais uniformemente. Num aquário com 110cm de comprimento, um projector de 250W ilumina bem a zona central do aquário deixando as extremidades com pouca luz. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Recommended Posts