joel Publicado Setembro 6, 2005 Publicado Setembro 6, 2005 Boas Tenho um aqua de 1 m que esteve a fazer o ciclo durante 3 meses pq fui introduzindo rocha e algas aos poucos. à uns dias fiz teste aos parametros da água e estando td bem (só não consigo controlar a temperatura que se mantem nos 28º). decidi introduzir dois palhaços (perculas). Na loja disseram-me para dar comer (mt pouco) de 2 em 2 dias. No dia em que os comprei tinham sido alimentados. depois de os colocar (c/ as devidas precauções) no aqua reparei que ficavam a nadar à frente da bomba de circulação contra a corrente. após dois dias coloquei granulado (salifert) no aqua. Vi o maiorzito comer, o mais pequeno manteve-se refugiado nas rochas e não o vi comer, na madrugada seguinte estava morto e agarrado à parte da bomba de circ que suga àgua. No Domingo fiz um TPA. Ontem (passados +2 dias da última comida) deitei comida ao outro, não o vi comer e Hoje também estava morto(agarrado á bomba. O aqua tem 2 bombas de circulação Lifetech 1500(1a em cada ponta), um escumador externo(red sea) e termostáto. Serão as bombas mt fortes? Como devo alimentar os peixes? Não me pareceram visivelmente doentes, nadavam bastante embora mostrassem estar com medo, sobretudo o mais pequeno que se escondia. Agradeço algumas dicas para perceber o que aconteceu e o que devo fazer a seguir. um abraço
João Cotter Publicado: Setembro 6, 2005 Publicado: Setembro 6, 2005 Os sintomas que descreves ao se colocarem contra a corrente das bombas e o facto de terem morrido em tão pouco tempo leva-me a pensar em Oodinium, uma enfermidade provocada pelo ataque de milhares de parasitas que dão uma aparência mais esbranquiçada ao peixe, como que uma teia que o envolve. Por vezes só é visível com uma observação muito cuidada do peixe. A respiração acelerada também é um sinal deste problema (ou de outros). No que respeita a parasitas dos géneros Oodinium e Criptocaryon poderás encontrar aqui no fórum muita informação e formas de prevenção. Na internet há muita informação sobre isto. O mais certo é que os peixes já viessem infectados e que com o stress aliado a condições no teu aquário o parasita tivesse encontrado o ambiente ideal para se propagar. Outra hipótese será a presença prévia do parasita em rochas que tivesses colocado recentemente no aquário (mas aposto mais na primeira hipótese). O ideal será esperares um mês antes de voltares a colocar qualquer peixe novo, de modo a dar tempo a que o ciclo dos parasitas se extingam sem que tenham hipóteses de encontrar novo hospedeiro. No que respeita às bombas não me parece nada que tenhas corrente a mais. Eu procuraria por outros factores no teu aquário que possam provocar stress em peixes e/ou facilitar a propagação de parasitas. Boa sorte, João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Setembro 6, 2005 Publicado: Setembro 6, 2005 A mim parece-me mais ter sido Brokynella ( clown fish disease ) . Há quanto tempo tinham chegado os palhaços à loja? Tinham alguma ferida ( zona vermelha com um pouco de pele e muco a destacar-se à volta)? Tinham uma mancha mais escura no alto da cabeça?Muitos palhaços recem importados sofrem desta doença. Convêm ver o seu comportamento na loja antes de os comprar. Nunca comprar peixes com respiração acelerada e/ou nadando à superficie. Cump. Rui
joel Publicado: Setembro 6, 2005 Autor Publicado: Setembro 6, 2005 Obrigado pela v/ ajuda. Os peixes tinham tinham sido importados uma semana antes e tinham ficado de quarentena até irem para a loja. Penso que os comprei no dia que chegaram á loja. assim que os coloquei no aqua apresentaram esses sintomas: nadar contra a corrente e respiração acelerada. não tinham feridas ou manchas.
Pedro Conceição Publicado: Setembro 7, 2005 Publicado: Setembro 7, 2005 Boas! Para mim os peixes morreram de Oodinium agravado com stress! Uma coisa que sempre ouvi foi que nunca devemos levar o peixe da loja no dia ou nos dias mais próximos da sua chegada à loja, a menos que nos garantem a devolução do dinheiro no caso de ele morrer nos dias seguintes, coisa que nunca acontece! Eu costumo deixar um pequeno sinal para reservar o peixe e uma semana depois vou ver como ele está, e se estiver ok então pago o resto e trago para casa! Provavelmente a loja disse que esteve e quarentena no revendedor com centenas de peixes a chegar todos os dias podendo trazer doenças contagiosas. A melhor quarentena é feita na loja (reduz a morte no que diz respeito ao stress e doenças de rápida encubação) e em nossa casa (para doenças de longa encubação). Gostaria ainda de deizxar uma pequena informação. O transporte e hambientação desajustada da loja para casa pode provocar a morte por stress. Espero que tenhas informado bem como deves fazer essas duas acções muito importantes para o sucesso das espécies no teu aquário. Cumprimentos, Pedro. MEGA ARQUIVO
Bruno Barreiros Publicado: Setembro 8, 2005 Publicado: Setembro 8, 2005 Gostaria ainda de deizxar uma pequena informação. O transporte e hambientação desajustada da loja para casa pode provocar a morte por stress. Espero que tenhas informado bem como deves fazer essas duas acções muito importantes para o sucesso das espécies no teu aquário. Pedro gostava de ouvir um pouco mais sobre o transporte para casa. Como achas que deve ser efectuado o transporte para casa? Abraço, Bruno Barreiros
PST Publicado: Setembro 20, 2005 Publicado: Setembro 20, 2005 Boas, Fiquei com uma dúvida em relação ao facto de os palhaços nadarem contra a corrente das bombas. Eu tive um que fazia isso frequentemente e nunca teve qualquer sintoma de doença. Era super-energético e confiante - até vinha comer à mão - e sempre imaginei que aquele comportamento fosse uma espécie de exercício físico, estilo hamster na rodinha. pelos vistos, enganei-me. No meu caso, o problema foi o occelaris ter decidido um dia suicidar-se com um salto kamikaze para o chão da sala... "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Recommended Posts