Ricardo C Sousa Publicado: Março 9, 2006 Share Publicado: Março 9, 2006 Boas, Não é propriamente novidade o despique existente entre os dois, incluindo até outras pessoas, mas não creio que este seja o local indicado para este tipo de discussão. Nelson, podes ter todo o tipo de razão relativamente a algumas escolhas que o Gorgeous fez, mas já fizeste o aviso várias vezes, não achas que já chega? A tua preocupação é estar a ser dada info errada a quem possa receber conselhos dele? Quando possivel, faz um alerta (e não uma correcção) para o que o Gorgeous sugeriu. Gorgeous, aquilo que sugiro ao Nelson é igual para ti. Tens um aquário que vai claramente contra algumas "regras"/recomendações ( sejam elas da Cichlid-forum ou dos Tugas) e tu sabes disso. Como tal sugerir o que tu tens a outros deve ser feito com muita cautela e alertando que apesar de não ser recomendado para TI esta ou aquela solução funciona. Ninguém é dono da verdade. Se todos nós nos pautarmos, pela nossa insignificância e naquelas coisas que apenas experimentamos uma ou duas vezes ou que simplesmente "nos disseram" quq assim funciona, não nos custa nada ser humildes e dizer doutra maneira. Exemplo: "Eu mantenho Leleupis e conchiculas sem grandes problemas, mas duma forma geral não é muito recomendado. ..... Comigo resulta pois o meu aqua tem 25metros por 4m e os territórios estão muito distantes, agora no teu não sei se vai resultar." Ou "Eu não recomendo essa especie mas se tiveres este ou aquele cuidado até pode ser que resulte" Nem sempre o facto de especies teoricamente incompativeis, faz com que não possam coexistir no mesmo aquario. Temos exemplos de Tropheus com Frontosas, Frontosas com Cyps, e muitos outros em que temos autenticas salganhadas, com regimes alimentares distintos, e que quem os mantem usa um tipo de comida quase universal de forma a não prejudicar ninguém, ou tem esquemas alimentares altamente elaborados. O certo que não são situações recomendadas a inexperientes, e às vezes nem aos experientes. Resumindo e desculpem o testamento, Devemos ter cuidado com os conselhos que damos, mas também devemos ter cuidado na forma como criticamos os conselhos dos outros. Cumps. Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Março 9, 2006 Share Publicado: Março 9, 2006 Não tenho culpa é de discordar mais de uns do que de outros Bahh tu és um chato e está tudo dito Em relação ao que referes acerca dos tanganikas eu estou totalmente de acordo. Mantenho mbunas e tanganikas e claramente os tanganikas são bem mais "destrutivos". enquanto que num aquário de mbunas há uns poucos "chega para lá" e um par de barbatanas desfeitas, num de tanganikas quando dá para a porrada é mesmo a sério e muitas das vezes é até à morte... Fora isso até são peixes pacificos e etc Em relação a misturas... e aquários grandes ou pequenos... pessoalmente pelo que vejo nos meus aquários é mais fácil manter mbunas equilibrados em aquários de menores dimensões que tanganikas. Mas existe uma diferença ainda grande entre um aquário equilibrado e um aquário "feliz". Tenho mbunas em 1m de frente. Estão equilibrados no sentido que não há grandes pancadarias entre eles nem grandes danos, mas por exemplo apenas uma des espécies procria regularmente e aparecem normalmente um ou dois peixes "colados" nos topos do aquário. Para mim tal deve-se ao facto do aquário ser pequeno para os peixes. Inicilamente todos cabiam bem pois eram juvenis mas os meses passam e os peixes crescem e tornam-se adultos, exigindo mais espaço. Já nos tanganikas e apesar dos 160cm de frente tenho normalmente 2 julies "coladas" nos topos pois outras duas se asseguram que assim seja. Assim que qualquer das julies "coladas" mostra vontade de sair uma das outras duas, se não as duas em simultâneo, disparam de onde estiverem no aquário e colocam tudo no lugar de novo, de forma não muito amigável. Até os tropheus são metidos na ordem se se aventurarem demasiado. Enfim... é a minha experiencia pessoal. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gorgeous Publicado: Março 18, 2006 Autor Share Publicado: Março 18, 2006 Os dois reis do aquário: Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Mário Ribeiro Publicado: Março 20, 2006 Share Publicado: Março 20, 2006 Eu não percebo nada disto, mas se os receios de alguns se concretizarem eles serão concerteza os Reis Nem que seja por Knock-Out Edit: Esqueci-me de dizer que os peixes são 5 estrelas São sem dúvida espécies interessantes e tens ai bonitos exemplares Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gorgeous Publicado: Março 22, 2006 Autor Share Publicado: Março 22, 2006 Obrigado Mário, Vou ficar atento às brigas, se se vierem a verificar da forma que preconizam, provavelmente uma das espécies poderá ter que sair. Mas como até à data não presenciei qualquer agressão estou tranquilo. Cada qual tem para já o seu espaço e as respectivas fêmeas A minha preocupação vai para quando estes quiserem/tentarem procriar; podem efectivamente tornar-se agressivos, por isso mesmo já estou a pensar alterar um pouco do layout com o objectivo de criar mais espaços... Entretanto, queria mostrar-vos uma outra coisa, e porque uma imagem vale mais do que mil palavras, deixo esta imagem mostrar como esta caracoleta trabalha por onde passa: Um bom meio para combater alguma proliferação de algas... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gorgeous Publicado: Março 28, 2006 Autor Share Publicado: Março 28, 2006 Falava eu em as ophtalmotilapias se "tentarem procriar" e já tenho a femea o. orange cap de boca cheia Numa zona no substracto preparada pelo macho existe uma pequena escavação com cerca de 15 cms de diâmetro e poucos cms de profundidade onde a femea é atraída para o acasalamento (fertilização dos ovos). A fertilização é feita na boca da femea com a ajuda do macho através das extremidades luminosas das compridas caudas ventrais. Podem apreciar no video que publico a forma de nadar do macho completamente descoordenada e muito agitada, o seu corpo ganhou uma tonalidade mais branca e fluorescente. O video (com 27 MB) está disponível em: http://www.megaupload.com/?d=732M01B5 , é necessário os codecs para descodificar o formato divx. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gorgeous Publicado: Março 28, 2006 Autor Share Publicado: Março 28, 2006 Mais 2 fotos para acrescentar ao ror Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gorgeous Publicado: Abril 20, 2006 Autor Share Publicado: Abril 20, 2006 Desta vez foi a vez dos cyprichromis acasalarem e tentarem reproduzir, uma das fêmeas anda de boca cheia, como podem constatar nas fotos a seguir: E o possivel futuro papá também quis posar para a fotografia: Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gorgeous Publicado: Abril 27, 2006 Autor Share Publicado: Abril 27, 2006 Apeteceu-me fazer umas foto montagens (com muito peixe ): Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gorgeous Publicado: Maio 5, 2006 Autor Share Publicado: Maio 5, 2006 Foto do aquário conforme ele está actualmente: E se eu decorasse o meu aquário desta forma? Retiraria 4 grandes rochas e apostava em força nas vallisnerias, iria conseguir assim criar mas espaço... o que acham da ideia!? Para mais tarde fazer algo do género : Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gorgeous Publicado: Julho 2, 2006 Autor Share Publicado: Julho 2, 2006 Enquanto não empreendo uma reformulação profunda no layout do aquário, tenho como objectivo criar mais algum espaço na areia para os peixes, retirando uma ou outra rocha. Queria portanto a v/ opinião sobre quais retirar/alterar. Numerei as rochas conforme se encontram actualmente para que se torne mais facil indentificá-las. Trabalhei no photoshop a imagem inicial para ver o efeito retirando apenas o bloco rochoso nº 6. Esta pode ser uma hipotese (pouco trabalhosa), tendo em mente adicionar ainda umas vallisnérias altas por detras da rocha 7. Ficou assim: Mais uma foto de perfil para ajudar... Vamos puxar por essas veias decorativas e ajudar-me a criar aqui algum espaço no meu aquário sem alterar muito a estética actual. Desde já o meu obrigado! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marssel Publicado: Julho 3, 2006 Share Publicado: Julho 3, 2006 O tanque esta muito bonito, na minha opinião um fundo preto ficava melhor, quanto as pedras esta bom dessa forma que você arrumou, deixe passar mais um tempo assim, e os peixes vão te dizendo onde elas ficam melhor. Um forte abraço e boa sorte com seus tangs!! admin@ciclideos.com.br Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gorgeous Publicado: Julho 3, 2006 Autor Share Publicado: Julho 3, 2006 Obrigado Marssel, Já mantenho esta decoração há pouco mais de 1 ano, continuo a gostar dela e não a quero alterar para já muito radicalmente. O que me levou a pensar em alterar alguma coisa foi precisamente por a população ter crescido entretanto... e já ter começado a reclamar por mais espaço e para atender a essa necessidade terei que retirar uma ou outra rocha. Na minha indecisão de qual retirar pensei em pedir aqui por opiniões Opiniões precisam-se Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gorgeous Publicado: Julho 5, 2006 Autor Share Publicado: Julho 5, 2006 Apesar das escassas opiniões neste forum as modificações processaram-se... O que foi feito : - A rocha 7 foi chegada para trás; - A rocha 6 que na verdade era o conjunto de duas rochas passou a ser apenas uma e foi chegada um pouco à frente e para a direita sobrepondo-se à rocha 7; - A rocha 4 passou para o sitio onde estava a rocha 5 que saiu; - Entrou uma nova rocha (como se pode visualizar, sem verdete) para o lugar da 4; - As restantes permaneceram intactas. Falta adicionar as vallisnérias que provavelmente ficarão no lado direito e tambem ao centro... Penso que com esta alteração atingi o meu objectivo, contribuindo assim para o bem estar dos peixes em detrimento da estética. Não posso dizer que fiquei a gostar mais do aspecto geral, mas acredito que com o tempo acabe por vir a gostar até mais, porque o aquário respira mais espaço e seguramente as vallisnérias vão ajudar a equilibrar a falta das rochas. Já agora aproveito para colocar aqui o "antes" para que possamos mais facilmente comparar. Obrigado a todos e espero que gostem, gostaria de ouvir comentários ao resultado final Abraço. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gorgeous Publicado: Julho 8, 2006 Autor Share Publicado: Julho 8, 2006 Nova versão com vallisnérias... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Olorin Publicado: Julho 10, 2006 Share Publicado: Julho 10, 2006 Boas! Eu gosto muito, alias, tenho vindo a acompanhar a evolução do teu aquario e não ha muito mais a dizer... Muito estável, agradavel á vista, e dá a sensação de ter muito movimento (que é bom). Eu talvez pusesse um feto de java agarrado num dos buracos da compilação de rochas da esquerda. De resto... deixa as vallisnerias crescerem e espalharem-se que isso tem uma forte tendencia a ficar cada vez mais lindo. Abraços! Life is no more than a thin line dividing two eternities... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gorgeous Publicado: Julho 10, 2006 Autor Share Publicado: Julho 10, 2006 Olorin, obrigado pelos teus comentários. Já tive os fetos de java, acabei por os retirar recentemente porque as folhas começaram a ficar velhas e castanhas a criar rebentos que mais pareciam tranças de cabeloo (tipo bob marley) no seu topo, não fiquei a gostar muito dessa planta. Tou agora a experimentar as vallisnérias gigantea (americana) vamos ver se realmente vão evoluír e produzir um bonito efeito. Até tenho algumas questões sobre esta planta: - as suas raízes crescem substancialmente ou ficam muito curtas? - coloquei-as no meu aquário à cerca de 2 dias e noto que têm vindo a ficar com uma tonalidade amarelada, isso dever-se-á a algum processo de adaptação à água ou existe alguma outra explicação? - será preciso adicionar algum produto fertilizante para que elas cresçam? - o meu substrato não é muito compacto e como os peixes são excelentes escavadores, por isso prendi os pés das valls com um fio de pesca a pequenas pedras que ficaram enterradas e que as mantêm no fundo. As raízes ficaram um pouco no ar, sem estarem 100% enterradas isso constituirá algum problema? E uma ultima questão, existe algum site de referência que tenha mais informação sobre esta e outras plantas ? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Olorin Publicado: Julho 10, 2006 Share Publicado: Julho 10, 2006 Boas! Então porque não experimentas mais uma anubia nana nesse buraco que referi? Eu tenho imensas vallisnerias gigantea no meu tanganyika, e sempre foi uma 1ª opção para flora no meu aquario. Posso dizer-te que elas crescem muito mesmo, e necessitam de pouca coisa para o fazerem. Eu chego a plantar pés, e 2 dias depois tenho novos pés a brotar do solo... Essa cor amarela é em todas as folhas ou só nalgumas? é que se for em todas é mau sinal, provavelmente enterraste demasiado as plantas (deve-se enterrar apenas a raíz, já que estas plantas se for preciso até crescem desenterradas.... as raízes procuram o substrato e enterram-se naturalmente), ou então é demasiada luz. São plantas espectaculares, especialmente quando estão muito crescidas e cobrem a tona de agua criando sombras... éssa é a minha parte favorita abraços, e espero que tudo corra bem. Life is no more than a thin line dividing two eternities... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts