paulo duarte Publicado: Dezembro 23, 2005 Publicado: Dezembro 23, 2005 Viva, Belos peixes. Só acho que, ao escolheres "Tanganyika Featherfins", não divias ter optado por uma espécioe herbívora pois os restantes habirantes que aí tens também não o são. talvezumas Ophthalmotilapia ventralis... Agora tens é de ter muito cuidado com a proteina que lhe vais dar Cumprimentos, Paulo Duarte
gorgeous Publicado: Dezembro 23, 2005 Autor Publicado: Dezembro 23, 2005 Os peixes ainda são todos juvenis, embora já me vá habituando ao cinza geral é emocionante ver o aparecimento das primeiras cores... Paulo, parece que os j. marlieri após algumas criações decidiram divorciarem-se, está cada um a seu canto no aquário vamos ver se fazem as pazes
paulo duarte Publicado: Dezembro 23, 2005 Publicado: Dezembro 23, 2005 Paulo, parece que os j. marlieri após algumas criações decidiram divorciarem-se, está cada um a seu canto no aquário vamos ver se fazem as pazes Mexeste na decoração? Aconteceu comigo após uma remodelação num antigo aquário. Mantem-te atento, pois o macho é bastante agressivo Cumprimentos, Paulo Duarte
gorgeous Publicado: Dezembro 23, 2005 Autor Publicado: Dezembro 23, 2005 Não mexi em nada, quero tentar deixar tudo tal como está pelo menos 1 ano e olha que quem está a ser mesmo agressiva é a femea, o macho tenta fazer as pazes e ir para o pé da sua toca mas a femea expulsa-o... Aproveito para publicar alguns videos: A. Calvus Enantiopus M. J. Marlieri N. Similis
gorgeous Publicado: Janeiro 11, 2006 Autor Publicado: Janeiro 11, 2006 Decidi partilhar convosco este lindo momento, do encontro Mãe e Filho/a
Mário Ribeiro Publicado: Janeiro 11, 2006 Publicado: Janeiro 11, 2006 Lindo ! Estou WOW ! Essa foto está linda e é retrata aqueles momentos e situações que nos enchem a peitaça 5 Estrelas. Parabéns !
paulo duarte Publicado: Janeiro 11, 2006 Publicado: Janeiro 11, 2006 Parabéns, Essa senhora continua linda Cumprimentos, Paulo Duarte
sonitakruz Publicado: Janeiro 11, 2006 Publicado: Janeiro 11, 2006 tão enternecedor! quase que parecem mamíferos! LOL cumps SonitaKruz
gorgeous Publicado: Janeiro 20, 2006 Autor Publicado: Janeiro 20, 2006 Como já não colocava uma foto geral do aquário à algum tempo, aqui fica esta para constar no registo :
Goodfeeling Publicado: Janeiro 23, 2006 Publicado: Janeiro 23, 2006 Tens um aquário muito bonito mesmo... Continua a tratar assim bem os peixes. Qualquer dia vou ter um assim... igual mesmo. Projecto DIY- Fundo
gorgeous Publicado: Janeiro 25, 2006 Autor Publicado: Janeiro 25, 2006 Adquiri 2 anubias nana com cerca de 12 folhas cada, para tornar o meu aquário um pouco interactivo, onde me sugerem que as coloque (não vou revelar onde eu penso que ficariam melhor :D ): - 1: luz média - 2: luz elevada - 3: pouca luz Obrigado, JS
Olorin Publicado: Janeiro 25, 2006 Publicado: Janeiro 25, 2006 eu punha no ponto 1 axo que as anubias são bonitas de se ver, e esse é um ponto bastante central do aquario. ainda por cima nem tem muita nem pouca luz... axo q é o sitio ideal cumps Life is no more than a thin line dividing two eternities...
gorgeous Publicado: Janeiro 25, 2006 Autor Publicado: Janeiro 25, 2006 Obrigado pelas opiniões, ficou assim:
paulo duarte Publicado: Janeiro 26, 2006 Publicado: Janeiro 26, 2006 Essa anúbia não pode ser plantada assim. Se o rizoma ficar enterrado, acabará por apodrecer e a planta morre... Cumprimentos, Paulo Duarte
gorgeous Publicado: Janeiro 26, 2006 Autor Publicado: Janeiro 26, 2006 Estamos sempre a aprender ainda bem que sou um gabarolas sempre a fotografar o aquário :D Hoje é dia de TPA, vou já proceder a essa rectificação obrigado pela dica. JS
gorgeous Publicado: Fevereiro 18, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2006 Pequeno ajuste no layout de modo a melhor albergar os novos habitantes as ophtalmotilapias tendo que sair o casal j. marlieri. Um video: http://www.megaupload.com/?d=2JB6FSOE E já agora mais 3 fotos mais providas de peixes: Abraço.
paulo duarte Publicado: Março 7, 2006 Publicado: Março 7, 2006 Viva, Tens aí bonitos exemplares. Mas não achas que isso está a ficar carregadinho?...Acho que essa política com tanganicas não será a mais indicada... Em adultos, esses peixes vão demonstrar uma agressividade "perversa" e alguns deles podem sair muito mal-tratados. O que resulta com Malawi não se aplica aos Tanganika... Cumprimentos, Paulo Duarte
gorgeous Publicado: Março 7, 2006 Autor Publicado: Março 7, 2006 Viva Paulo, obrigado. Quando retirei o bonito casal de marlieris (proveniente do teu aquário) para outro espaço a intenção foi precisamente criar mais espaço. Os marlieri acabavam por ocupar toda a lateral esquerda do aquário, ficando os restantes (maioria) confinados ao lado direito. Com a sua saída notei que o peixes "respiram melhor" ficando melhor distribuido. (A parede rochosa pertence agora aos leleupis e a 5 alevins marlieri já com cerca de 3 cms) Entretanto posso dizer que não vejo qualquer briga nem noto o aquário sobrepovoado (até tenho de me conter a não adicionar mais nenhuma espécie), mas ficarei atento ao crescimento dos peixes e aos seus espaços... Obrigado em todo o caso pelo teu alerta Apenas uma curiosidade sobre o que referiste no final (depreendo que falas sobre sobrelotação) não percebendo eu quase nada de espécies do lago Malawi, pergunto, porque manter muitas especies desse lago reduz a agressividade e do lago Tanganyika já assim não resulta? Pelo que tenho lido os Malawi acabam por ser mais agressivos e até mais corpulentos! Abraço, Jorge
paulo duarte Publicado: Março 7, 2006 Publicado: Março 7, 2006 Viva, A agressividade dos ciclídeos do Malwi é quase sempre mais declarada e com muito "show-off", procurando demonstrar claramente como é a hierarquia do aquário. No caso do tanganica, e embora sejam peixes aparentemente mais tímidos, a sua territorialidade é levada muito a sério, com perseguições sem tréguas. Queres melhor exemplo que os minúsculos e tímidos julies? Cumprimentos, Paulo Duarte
gorgeous Publicado: Março 7, 2006 Autor Publicado: Março 7, 2006 Percebi a tua ideia, os tanganyikas embora mais pequenos e pacíficos são mais territoriais e portanto acabam por requerer mais espaço que os malawi. Eu nisso concordo contigo no que diz respeito aos tanganyikas eles gostam de demarcar os seus territórios, defender e decorar. O que os torna mais interessantes que os malawi no que diz respeito ao comportamento. É curiosa portanto a ideia generalizada entre os aquariofilistas de que em comunitários só (e mtas vezes apenas) os malawi requerem aquários grandes :D fica aberta a discusão do assunto... Abraço e obrigado por discutires estes assuntos c' a malta.
Mário Ribeiro Publicado: Março 7, 2006 Publicado: Março 7, 2006 Entretanto posso dizer que não vejo qualquer briga nem noto o aquário sobrepovoado (até tenho de me conter a não adicionar mais nenhuma espécie), mas ficarei atento ao crescimento dos peixes e aos seus espaços... :D
gorgeous Publicado: Março 8, 2006 Autor Publicado: Março 8, 2006 Mais 5 Frontosas e 15 Tropheus ficavam a matar...literalmente... Eu não disse quais estaria a pensar introduzir mas se introduzir mais alguma especie posso adiantar que não serão essas... Pequenos????? Eu não disse que os tanganyikas eram pequenos, mas sim em comparação com a generalidade das espécies do malawi. Os Mbunas (peixes do Malawi para quem não sabe) também gostam de demarcar os seus territorios, defender e decorar...não é por aí a diferença... Igualmente em comparação com os malawi (que conheço pelo que leio) os tanganyikas parecem-me ser mais territorialistas. Eu marco a diferença entre tangas e mbunas da seguinte forma: Mbunas: brutos...chatinhos...embirrantes...mas no fundo são bons rapazes...é na base do "chega pra lá" Tangas: enquanto não matam quem os incomoda não descansam...vão atrás plo aquario todo...não têm piedade...mesmo quando o outro está fraco...mesmo que o outro "desista" o que está na mó de cima não descansa... Quanto à diferença que marcas entre uns e outros, vou responder dos mesmos modos que tu (imbirrantes) Alguem te perguntou alguma coisa?? O tema que tentei deixar em debate: era a ideia generalizada entre os aquariofilistas de que em comunitários só (e mtas vezes apenas) os malawi requerem aquários grandes...
gorgeous Publicado: Março 9, 2006 Autor Publicado: Março 9, 2006 Obrigado Mestre pela correcção agora já sei chamar-te correctamente Embirrante As minhas opiniões mais ou menos correctas que possa dar a quem pergunta serão sempre dadas com as melhores intenções e com o objectivo de ajudar alguem a tomar decisões ou aumentar-lhe o leque de opções. Tento por isso que sejam sempre construtivas e não satíricas. Já percebi que pretendes passar-me um atestado e então só porque não concordas que conchiculas e leleupis possam coexistir num aquário de 60 cms, fazes disso bandeira! Só demonstra o que disse acima! Por manter ambas as espécies e sem problemas, é que os sugeri, não seria mais útil fazeres a tua sugestão ao utilizador e se tivesses algo construtivo a acrescentar explicar porque não seria conveniente juntar estas espécies uma vez que discordas da minha sugestão... Cordiais cumprimentos.
Recommended Posts