Recommended Posts

Publicado:

Viva,

Belos peixes.

Só acho que, ao escolheres "Tanganyika Featherfins", não divias ter optado por uma espécioe herbívora pois os restantes habirantes que aí tens também não o são. talvezumas Ophthalmotilapia ventralis...

Agora tens é de ter muito cuidado com a proteina que lhe vais dar :wink:

Cumprimentos,

Paulo Duarte

• Replies 142
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Os peixes ainda são todos juvenis, embora já me vá habituando ao cinza geral :lol: é emocionante ver o aparecimento das primeiras cores...

Paulo, parece que os j. marlieri após algumas criações decidiram divorciarem-se, está cada um a seu canto no aquário :wink: vamos ver se fazem as pazes :wink:

Publicado:
Paulo, parece que os j. marlieri após algumas criações decidiram divorciarem-se, está cada um a seu canto no aquário  vamos ver se fazem as pazes

Mexeste na decoração? Aconteceu comigo após uma remodelação num antigo aquário. Mantem-te atento, pois o macho é bastante agressivo

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Não mexi em nada, quero tentar deixar tudo tal como está pelo menos 1 ano :wink: e olha que quem está a ser mesmo agressiva é a femea, o macho tenta fazer as pazes e ir para o pé da sua toca mas a femea expulsa-o... :wink:

Aproveito para publicar alguns videos:

A. Calvus

Enantiopus M.

J. Marlieri

N. Similis

• 3 semanas depois...
Publicado:

Lindo ! Estou WOW ! :wink::wink::lol::wink::lol:

Essa foto está linda e é retrata aqueles momentos e situações que nos enchem a peitaça :roll:

5 Estrelas.

Parabéns !

• 2 semanas depois...
Publicado:

Como já não colocava uma foto geral do aquário à algum tempo, aqui fica esta para constar no registo :wink: :

total.jpg

Publicado:

Adquiri 2 anubias nana com cerca de 12 folhas cada, para tornar o meu aquário um pouco interactivo, onde me sugerem que as coloque (não vou revelar onde eu penso que ficariam melhor :D ):

- 1: luz média

- 2: luz elevada

- 3: pouca luz

Pic_6779_19.jpg

Obrigado,

JS

Publicado:

eu punha no ponto 1

axo que as anubias são bonitas de se ver, e esse é um ponto bastante central do aquario. ainda por cima nem tem muita nem pouca luz... axo q é o sitio ideal :(

cumps

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Publicado:

Essa anúbia não pode ser plantada assim. Se o rizoma ficar enterrado, acabará por apodrecer e a planta morre...

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Estamos sempre a aprender :P ainda bem que sou um gabarolas sempre a fotografar o aquário :D

Hoje é dia de TPA, vou já proceder a essa rectificação obrigado pela dica.

JS

• 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Publicado:

Viva,

Tens aí bonitos exemplares. Mas não achas que isso está a ficar carregadinho?...Acho que essa política com tanganicas não será a mais indicada... Em adultos, esses peixes vão demonstrar uma agressividade "perversa" e alguns deles podem sair muito mal-tratados.

O que resulta com Malawi não se aplica aos Tanganika...

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Viva Paulo, obrigado.

Quando retirei o bonito casal de marlieris (proveniente do teu aquário) para outro espaço a intenção foi precisamente criar mais espaço.

Os marlieri acabavam por ocupar toda a lateral esquerda do aquário, ficando os restantes (maioria) confinados ao lado direito. Com a sua saída notei que o peixes "respiram melhor" ficando melhor distribuido.

(A parede rochosa pertence agora aos leleupis e a 5 alevins marlieri já com cerca de 3 cms)

Entretanto posso dizer que não vejo qualquer briga nem noto o aquário sobrepovoado (até tenho de me conter a não adicionar mais nenhuma espécie), mas ficarei atento ao crescimento dos peixes e aos seus espaços...

Obrigado em todo o caso pelo teu alerta :twisted:

Apenas uma curiosidade sobre o que referiste no final (depreendo que falas sobre sobrelotação) não percebendo eu quase nada de espécies do lago Malawi, pergunto, porque manter muitas especies desse lago reduz a agressividade e do lago Tanganyika já assim não resulta?

Pelo que tenho lido os Malawi acabam por ser mais agressivos e até mais corpulentos!

Abraço,

Jorge

Publicado:

Viva,

A agressividade dos ciclídeos do Malwi é quase sempre mais declarada e com muito "show-off", procurando demonstrar claramente como é a hierarquia do aquário. No caso do tanganica, e embora sejam peixes aparentemente mais tímidos, a sua territorialidade é levada muito a sério, com perseguições sem tréguas.

Queres melhor exemplo que os minúsculos e tímidos julies?

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Percebi a tua ideia, os tanganyikas embora mais pequenos e pacíficos são mais territoriais e portanto acabam por requerer mais espaço que os malawi.

Eu nisso concordo contigo no que diz respeito aos tanganyikas eles gostam de demarcar os seus territórios, defender e decorar. O que os torna mais interessantes que os malawi no que diz respeito ao comportamento.

É curiosa portanto a ideia generalizada entre os aquariofilistas de que em comunitários só (e mtas vezes apenas) os malawi requerem aquários grandes :D fica aberta a discusão do assunto...

Abraço e obrigado por discutires estes assuntos c' a malta.

Publicado:

Entretanto posso dizer que não vejo qualquer briga nem noto o aquário sobrepovoado (até tenho de me conter a não adicionar mais nenhuma espécie), mas ficarei atento ao crescimento dos peixes e aos seus espaços...

:D ;)

Publicado:
Mais 5 Frontosas e 15 Tropheus ficavam a matar...literalmente...

Eu não disse quais estaria a pensar introduzir mas se introduzir mais alguma especie posso adiantar que não serão essas...

Pequenos?????

Eu não disse que os tanganyikas eram pequenos, mas sim em comparação com a generalidade das espécies do malawi.

Os Mbunas (peixes do Malawi para quem não sabe) também gostam de demarcar os seus territorios, defender e decorar...não é por aí a diferença...  

Igualmente em comparação com os malawi (que conheço pelo que leio) os tanganyikas parecem-me ser mais territorialistas.

Eu marco a diferença entre tangas e mbunas da seguinte forma:  

Mbunas: brutos...chatinhos...embirrantes...mas no fundo são bons rapazes...é na base do "chega pra lá"  

Tangas: enquanto não matam quem os incomoda não descansam...vão atrás plo aquario todo...não têm piedade...mesmo quando o outro está fraco...mesmo que o outro "desista" o que está na mó de cima não descansa...  

Quanto à diferença que marcas entre uns e outros, vou responder dos mesmos modos que tu (imbirrantes)

Alguem te perguntou alguma coisa??

O tema que tentei deixar em debate: era a ideia generalizada entre os aquariofilistas de que em comunitários só (e mtas vezes apenas) os malawi requerem aquários grandes...

Publicado:

Obrigado Mestre pela correcção agora já sei chamar-te correctamente Embirrante

As minhas opiniões mais ou menos correctas que possa dar a quem pergunta serão sempre dadas com as melhores intenções e com o objectivo de ajudar alguem a tomar decisões ou aumentar-lhe o leque de opções.

Tento por isso que sejam sempre construtivas e não satíricas.

Já percebi que pretendes passar-me um atestado e então só porque não concordas que conchiculas e leleupis possam coexistir num aquário de 60 cms, fazes disso bandeira! Só demonstra o que disse acima!

Por manter ambas as espécies e sem problemas, é que os sugeri, não seria mais útil fazeres a tua sugestão ao utilizador e se tivesses algo construtivo a acrescentar explicar porque não seria conveniente juntar estas espécies uma vez que discordas da minha sugestão...

Cordiais cumprimentos.