Aquário de TANGANYiKAS (500L)

gorgeous

Recommended Posts

Isso significaria à partida que o forum seria especializado em ciclideos, algo que não corresponde muito à realidade deste forum que é de uma vertente mais generalista e abrangente.

Esse tipo de divisão existe por exemplo no forum da APC mas o forum da APC é especializado em ciclideos :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Partilhar nas redes sociais

• Replies 142
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Isso significaria à partida que o forum seria especializado em ciclideos, algo que não corresponde muito à realidade deste forum que é de uma vertente mais generalista e abrangente.  

Esse tipo de divisão existe por exemplo no forum da APC mas o forum da APC é especializado em ciclideos :)

Mas por exemplo ja houve um subforum dedicado exclusivamente ao dicus(acho eu :roll: )

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Olá gorgeous!

Estou a char mesmo fixe o teu aquario! Pelas fotos que tinhas postado inicialmente não reparado que esse amontoado de pedras do lado esquerdo estava tão fixe, gosto muito do efeito "parede" que conseguiste. Em relação aos peixes e ao areão, nada a dizer também gosto muito. Enfim... gosto disso pronto... acho que está diferente do que tenho visto.

Parabéns!

Bruno Nogueira

Obrigado, fico todo babado com os elogios :wink:

Mas quem tiver críticas construtivas tambem serão bem vindas :(

Entretanto ando ansioso por encontrar mais duas espécies de que gosto muito e quero adicionar ao aquário:

Enatiopus melanogenys

Ophthalmotilapia ventralis (orange cap)

Se souberem de alguem que me os possa arranjar, desde já agradeço.

Até breve.

O teu aquário está no bom caminho.

Eu apostaria na introdução de algumas plantas (Anúbias e Vallisnérias).

Só tens um Ocellatus ? Parece-me um macho. Arranja-lhe uma fêmea. Podes enterrar um pouco mais os buzios maiores para dares uma ajudinha é capaz de tornar pesado para eles a "movimentação" de buzio.

Agora falta é alga verde na rocha :)

Continua o bom trabalho e vai divulgando as novidades.

Preciso de duas dicas:

1º conhecem algum peixe tipo limpa-vidros do lago tanganyika que me faça uma auto limpeza dos vidros que já vão estando todos verdejantes. :)

2º que comida congelada lhe posso dar em jeito de guloseima? para não serem só flocos e granulados :roll:

Thanks.

• 2 semanas depois...

Também sou cliente da RedFish, mas comprei uma mistura congelada os tipos até deliram, comprei na AviPeixe em almada onde comprei tambem as plantas. Atenção que esta loja tem uns preços para peixes muito bom (não tenho comissão) e recebem novidades a cada 15 dias. Sou cliente de quase todas as lojas, na aquaplante comprei o aquário, da alemanha pelo aquaristikshop comprei o material, etc... da natureza extraí a fauna quase toda.

Já gastei bastante dinheiro e dispendi muito tempo nem sei quanto neste momento, apenas v/ digo que se me fizessem uma oferta de 2500 euros garanto que não venderia.

Já gastei bastante dinheiro e dispendi muito tempo nem sei quanto neste momento, apenas v/ digo que se me fizessem uma oferta de 2500 euros garanto que não venderia.

:shock: 2500€ :shock:

Credo!

Andaste a comprar ouro ou quê?

Até agora no meu aquário ainda nem atingi os 500€... o que é importante pois estou a ver que os peixes me vão ficar mais caros que o aquário. :?

Nestes grandes projectos vale a pena comprar usado... poupa-se imenso dinheiro, dinheiro esse que fica para gastar nos peixolas.

E vale a pena pesquisar bem pelas lojas, de preferencia em zonas diferentes do país... conseguem-se diferenças de preço muito substanciais.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

• 3 semanas depois...

Continuação da história...

Estava eu a adicionar os novos habitantes, 4 leleupis orange e 5 Enantiopus melanogenys, decido observar como já começam a estar crescidos os bebés marlieri, e .... eis que começo a ver alevins por todo o lado em volta das caracoletas mas agora dos conchiculas similis... isto é só criar! tenho de por bolinha vermelha no cantinho do aquário :lol:

Pois que criem muito! eu cá não os separo os que se safarem... safaram :lol:

Deixo aqui as fotos dos novos habitantes, os leleupi orange dão um colorido ao aquário espectacular! e os enantipous são muito interessantes...

Ficam umas fotos, depois com mais paciência tiro outras com mais qualidade.

leleupi1.jpgleleupi2.jpg

enantiopus.jpg

Com esses bébés todos aí eu só quero ver quando é que vais começar a distribuir pelo pessoal...

É pena não teres multies... senão cravava-te alguns.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

• 2 semanas depois...

Olá, venho pedir a v/ opinião sobre que espécie devo acrescentar ao meu aquário:

de momento tenho:

2 Altolamprologus calvus "Black"

3 Julidochromis marlieri

2 Lamprologus ocellatus Orange

5 Lamprologus similis

4 Lamprologus leleupi leleupi Orange

5 Enantiopus melanogenys

4 Cyprichromis sp. leptosoma jumbo tricolor

2 Synodontis petricola

Queria colocar mais 1 espécie ou 2, qual das seguintes espécies e em que número me sugerem, ou uma outra que não a seguir apresentada:

Eretmodus cyanostictus (Kasanga)

http://www.cichlid-forum.com/photogallery/..._kasanga_02.jpg

Neolamprologus buescheri (Kamakonde) "zaire gold"

http://www.cichlid-forum.com/photogallery/...amakonde_03.jpg

Ophthalmotilapia ventralis (Kambwimba) "orange cap"

http://www.cichlid-forum.com/photogallery/...ambwimba_02.jpg

Cyphotilapia frontosa (Kigoma)

http://www.cichlid-forum.com/photogallery/...rontosaK_03.jpg

Tropheus sp. "Ikola" (Ikola)

http://www.cichlid-forum.com/photogallery/...ro_ikola_03.jpg

Tropheus sp. "Black" (Pemba)

http://www.cichlid-forum.com/photogallery/...ck_pemba_04.jpg

(Aquário: 150x50x60)

Obrigado

Boas

Cada uma das espécies que tens neste momento tem o seu nicho sem incomodar as restantes?

Ao colocares novos habitantes não irás perturbar as áreas dos já existentes, impedindo-os de procriarem ou causando-lhes um stress elevado?

Eu apostava em aumentar os numeros no que já tens, especialmente nos cyprichromis que são peixes de cardume.

Do que apresentas:

Eretmodus e tropheus : Herbivoros. Tinhas de alimentar todo o aquário a "erva".

Neolamprologus : é uma hipotese

Ophthalmotilapia: é uma hipotese

Frontosa: Tens certamente aquário para frontosas em termos de tamanho mas suspeito que elas iriam fazer um festim com os conchiculas e outros peixes pequenos.

Finalmente um aviso, retirado do cichlid forum e a propósito do leleupi:

This species shows strong conspecific aggression between the males, normally only one male per tank is recommended for adults. Spawning can take place in rocks, inverted flower pots, or even large shells in the aquarium. They should not be kept with most shell dwellers, as they have a habit of sticking their faces in the shells to suck out the brood. They've been known to (fatally) pull female shell dwellers out of the shells to achieve this.

Ou seja... só um macho e não os colocar com shell dwellers pois pelos vistos gostam de comer os pequenos e podem matar a mãe no processo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Olá, Nuno Antunes!

Obrigado pela tua completa resposta. Gostei em especial da tua resposta porque tudo o que disseste vem de encontro ao que eu já pensava, mas o meu objectivo é precisamente o de tornar o aquário mais agitado. Noto os peixes demasiado acomodados e acho-os muito comuns. Os similis e os Julidochromis já vão nas 2ªas criações já se vêm alevins maiores e outros mais pequenos.

Gostaria por exemplo das frontosas para impor respeito no aquário.

Das ophtalmotilapias porque acho um peixe elegante e para me ocuparem as partes superiores do aquário.

O Neolamprologus buescheri "zaire gold" porque me parece um peixe bonito e robusto.

Ou os tropheus por ser um peixe bastante bonito e agitado.

:D venham mais opiniões...

Tem piada. Estou a pensar em fazer o inverso :)

Gostava de reduzir espécies ;)

Percebo perfeitamente o que queres dizer. Queres "novos desafios" certo ? Já está tudo tão perfeito. Já tens criações e tal... :) Costuma ser nesta altura que o pessoal pensa em montar outro :)

Ficam depois 3 hipóteses

1) Montas outro aquário

2) Mantens a montagem

3) Mudas a montagem (restart)

Podem ver um pequeno video do meu aquário aqui.

"poderão observar o macho marlieri a defender o seu território onde se encontram os seus alevins"

Nota: Ponham a janela pequena porque o video não está com muita qualidade (ou nenhuma foi feito com uma máquina fotográfica), em breve irei publicar mais.

mas o meu objectivo é precisamente o de tornar o aquário mais agitado.  

Mete tropheus 8)

São bonitos, apresentam um desafio dos diabos e não param quietos. Vejo-me à rasca para conseguir contar os meus (faço isso dia sim dia não para me certificar qua andam todos cá fora e nenhum anda escondido o que pode ser sinal de perigo)

Gostaria por exemplo das frontosas para impor respeito no aquário.

Sim, iam impor respeito sem duvida... comendo os colegas :)

Eu se estivesse na tua posição mantinha o aquário mais um tempo para ganhar "calo". Depois começava a vender a peixarada e investia numa colónia grande de tropheus ou então em frontosas.

Dos 4 aquários que mantenho aqui em casa o de tropheus é o que tem mais movimento e o de mbunas o mais "desarrumado" sempre com montes de areia por todo o lado.

Para o ano já estou a considerar "despachar" a maioria dos aquários e manter apenas 2. O de tropheus com 160cm e um upgrade ao de mbunas para 150cm. 4 aquários exigem muito tempo e a minha vida não dá para tanto.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi