Samufish Publicado Setembro 5, 2005 Publicado Setembro 5, 2005 Ola a todos. Estou a montar um aquario de 20L hexagonal da aquapor, onde vou por plantas e camaroes. Neste momento tenho 1 lampada de 15W compacta de 6400K(daylight), filtro fluval 1 plus (400L/H) e vou adicionar CO2 caseiro. O aquario para ja tem algumas plantas e 3 camaroes Red Cherry e no fundo estou a testar areia de silica (estou a ver se as plantas se dao bem com esta areia) porque gosto muito do aspecto e penso ser bom para os camaroes. A minha duvida e em relacao ao filtro (fluval 1 plus) que tem um caudal forte para o aquario e como esta a superficie da agua talvez va perder muito CO2. Sera mais viavel se colocar um temporizador para o filtro so ligar quando apaga a luz? Sera prejudicial o filtro estar desligado durante o horario da iluminacao (cerca de 9 horas)? penso nao ter problemas quanto as bacterias do filtro porque ele esta dentro de agua mas queria saber a vossa opiniao. Por outro lado sera prejudicial para o motor do filtro estar sempre a desligar e ligar diariamente? Assim que tiver fotos do aquario coloco aqui no topico. Obrigado e cumprimentos, Samuel. Citar
Samufish Publicado: Setembro 6, 2005 Autor Publicado: Setembro 6, 2005 Entao onde andam os peritos em CO2? Peco novamente a vossa ajuda para resolver esta duvida. Cumprimentons, Samuel. Citar
Just_me Publicado: Setembro 6, 2005 Publicado: Setembro 6, 2005 Estou a montar um aquario de 20L hexagonal da aquapor, onde vou por plantas e camaroes. Neste momento tenho 1 lampada de 15W compacta de 6400K(daylight), filtro fluval 1 plus (400L/H) e vou adicionar CO2 caseiro. O aquario para ja tem algumas plantas e 3 camaroes Red Cherry e no fundo estou a testar areia de silica (estou a ver se as plantas se dao bem com esta areia) porque gosto muito do aspecto e penso ser bom para os camaroes. não dizes que plantas são, quantidade, tamanho...é dificil calcular o que elas vao consumir de CO2 e mais importante o que vão produzir de oxigénio. Já testei e não é o melhor para as plantas...acaba por compactar muito, e rapidamente perde esse aspecto e fica mais suja. A minha duvida e em relacao ao filtro (fluval 1 plus) que tem um caudal forte para o aquario e como esta a superficie da agua talvez va perder muito CO2. Sera mais viavel se colocar um temporizador para o filtro so ligar quando apaga a luz? Sera prejudicial o filtro estar desligado durante o horario da iluminacao (cerca de 9 horas)? penso não (palavra corrigida) ter problemas quanto as bacterias do filtro porque ele esta dentro de agua mas queria saber a vossa opiniao. Apesar de estar dentro de agua... a falta de fluxo reduz significativamente o oxigénio disponivel para elas e portanto todas os dias vais ter mortes de bactérias e na noite seguinte nascimento de novas...pode-te colocar a agua um pouco turva... Tenta nao criar agitação superficial no sentido de agitação "audivel" se for só agua a mexer para a frente e para trás não terá problema a dissipar CO2. Deixa o filtro ligado sem problemas Por outro lado sera prejudicial para o motor do filtro estar sempre a desligar e ligar diariamente? se optares por fazer isso, nao terá o minimo problema para o motor. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Samufish Publicado: Setembro 6, 2005 Autor Publicado: Setembro 6, 2005 Obrigado pela ajuda. Vou entao deixar o filtro ligado e colocar a saida de agua abaixo do nivel da agua do aquario. Quanto a areia de silica ja tinha experimentado num aquario de ciclideos africanos e tive serios problemas de algas e para as retirar da areia era uma dor de cabeca ate porque vinha montes de areia atras. Que substrato sugeres para substituir a areia? areia de rio normal para aquario? pensei no substrato da ADA, Aquasoil Africa, mas para ja nao pretendia gastar muito dinheiro com o substrato. Quanto a plantas para ja tenho umas valisnerias spiralis, Limnophila Sessiliflora e Ludwigia Repens. Cumprimentos, Samuel. Citar
Recommended Posts