Recommended Posts

Publicado

Ola a todos.

Estou a montar um aquario de 20L hexagonal da aquapor, onde vou por plantas e camaroes. Neste momento tenho 1 lampada de 15W compacta de 6400K(daylight), filtro fluval 1 plus (400L/H) e vou adicionar CO2 caseiro. O aquario para ja tem algumas plantas e 3 camaroes Red Cherry e no fundo estou a testar areia de silica (estou a ver se as plantas se dao bem com esta areia) porque gosto muito do aspecto e penso ser bom para os camaroes.

A minha duvida e em relacao ao filtro (fluval 1 plus) que tem um caudal forte para o aquario e como esta a superficie da agua talvez va perder muito CO2. Sera mais viavel se colocar um temporizador para o filtro so ligar quando apaga a luz? Sera prejudicial o filtro estar desligado durante o horario da iluminacao (cerca de 9 horas)? penso nao ter problemas quanto as bacterias do filtro porque ele esta dentro de agua mas queria saber a vossa opiniao.

Por outro lado sera prejudicial para o motor do filtro estar sempre a desligar e ligar diariamente?

Assim que tiver fotos do aquario coloco aqui no topico.

Obrigado e cumprimentos,

Samuel.

Publicado:

Entao onde andam os peritos em CO2?

Peco novamente a vossa ajuda para resolver esta duvida.

Cumprimentons,

Samuel.

Publicado:
Estou a montar um aquario de 20L hexagonal da aquapor, onde vou por plantas e camaroes. Neste momento tenho 1 lampada de 15W compacta de 6400K(daylight), filtro fluval 1 plus (400L/H) e vou adicionar CO2 caseiro. O aquario para ja tem algumas plantas e 3 camaroes Red Cherry e no fundo estou a testar areia de silica (estou a ver se as plantas se dao bem com esta areia) porque gosto muito do aspecto e penso ser bom para os camaroes.

não dizes que plantas são, quantidade, tamanho...é dificil calcular o que elas vao consumir de CO2 e mais importante o que vão produzir de oxigénio.

Já testei e não é o melhor para as plantas...acaba por compactar muito, e rapidamente perde esse aspecto e fica mais suja.

A minha duvida e em relacao ao filtro (fluval 1 plus) que tem um caudal forte para o aquario e como esta a superficie da agua talvez va perder muito CO2. Sera mais viavel se colocar um temporizador para o filtro so ligar quando apaga a luz? Sera prejudicial o filtro estar desligado durante o horario da iluminacao (cerca de 9 horas)? penso não (palavra corrigida) ter problemas quanto as bacterias do filtro porque ele esta dentro de agua mas queria saber a vossa opiniao.

Apesar de estar dentro de agua... a falta de fluxo reduz significativamente o oxigénio disponivel para elas e portanto todas os dias vais ter mortes de bactérias e na noite seguinte nascimento de novas...pode-te colocar a agua um pouco turva...

Tenta nao criar agitação superficial no sentido de agitação "audivel" se for só agua a mexer para a frente e para trás não terá problema a dissipar CO2.

Deixa o filtro ligado sem problemas

Por outro lado sera prejudicial para o motor do filtro estar sempre a desligar e ligar diariamente?

se optares por fazer isso, nao terá o minimo problema para o motor.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Obrigado pela ajuda.

Vou entao deixar o filtro ligado e colocar a saida de agua abaixo do nivel da agua do aquario.

Quanto a areia de silica ja tinha experimentado num aquario de ciclideos africanos e tive serios problemas de algas e para as retirar da areia era uma dor de cabeca ate porque vinha montes de areia atras. Que substrato sugeres para substituir a areia? areia de rio normal para aquario? pensei no substrato da ADA, Aquasoil Africa, mas para ja nao pretendia gastar muito dinheiro com o substrato.

Quanto a plantas para ja tenho umas valisnerias spiralis, Limnophila Sessiliflora e Ludwigia Repens.

Cumprimentos,

Samuel.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!