João Ricardo Félix Faria Publicado Setembro 1, 2005 Share Publicado Setembro 1, 2005 ja li aqui jo forum que houve pessoal com bons resultados ao usar lampadas normais de casa.... tambem reparei que tinham dito " ah e nao sei que...6000k e que e bom" mas so uma opiniao nao me chega Por isso.... QUERO OPINIOES !!! Setup do Aqua 40C 25A 20L é para plantas com pouca necessidade de luz tipo musgo java...e uma TALVEZ com media necessidade de luz vai tar ao lado deste aquario um outro aqua com iluminaçao que lhe podera fornecer alguma este aquario de 40C vai tar em +/- em frente a uma janela com uma cortina durante todo o dia ( nao ha problema porque nao faz calor na arrecadaçao ) Agradecia que pessoas com masi experiencia me resondessem.....mas agradeço todas as respostas eu proprio ja fiz um projecto de uma calha com duas maneiras diferentes de iluminaçao ( neste ca so sao dois projectos ) mas o meu diz: -"nao vale a pena fazeres calha nehuma porque o aquario vai receber iluminaçao do outro bla bla bla bla........." Mas eu quero um aqua decente......... por isso respondam Citar http://joaorf2.hi5.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Setembro 1, 2005 Share Publicado: Setembro 1, 2005 Boa Noite, Bem cá estamos outra vez, poderias ter postado esta pergunta no outro tópico já existente! (esta e a outra que tens noutro tópico, assim a informação dissipa-se) Respondendo à tua outra questão: "ºK", ou graus Kelvin, é uma das formas de medir a tonalidade da luz, ou seja, a sua temperatura de cor. A maior parte das plantas e peixes provêem dos trópicos e ai a temperatura de cor ronda os 4500ºK e 6500ºK (corrijam-me se disser alguma coisa errada), dai se aconselhar lâmpadas com 6000ºK. No teu caso, e respondendo a esta pergunta, eu punha uma lâmpada PC, casquilho E27, com cerca de 9W, e uma temperatura de cor de 6000ºK. Podias por essa lâmpada num candeeiro, daqueles para as secretárias com uma mola e apontavas para o aquário a uma distância de uns 10cm. Ficarias assim com um rácio perto dos 0,5w/l o que dá muito bem para manteres algumas plantas. Espero que tenhas ficado esclarecido, e se tiveres mais alguma dúvida acerca deste assunto posta NESTE tópico. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Ricardo Félix Faria Publicado: Setembro 2, 2005 Autor Share Publicado: Setembro 2, 2005 Boas...... eu encontrei uma lampada : E27 40w 6400k Nao tenho a certeza dos wats.....mas nã guito..... vi tambem uma caiza com duas lampadas : E27 20w 2800 tambem nao tenho a certeza dos wats pois eu fui em busca dos " K's " sera que se eu comprar as lampadas com 2800 " K's " chega ? so para ter umas anubias musgo java....assim plantas deste tipo ( nao precisam muita quantidadede luz ) Citar http://joaorf2.hi5.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Space Cowboy Publicado: Setembro 2, 2005 Share Publicado: Setembro 2, 2005 A maior parte das plantas e peixes provêem dos trópicos e ai a temperatura de cor ronda os 4500ºK e 6500ºK (corrijam-me se disser alguma coisa errada), dai se aconselhar lâmpadas com 6000ºK a luz solar que atinge o planeta é toda a mesma por isso tanto devem ser 6000 aqui como nos tropicos como nos pólo E27 40w 6400k não (palavra corrigida) tenho a certeza dos wats.....mas nã guito..... escolhe essa, é a mais indicada. a outra deve ter uma cor amarela e nao serve para plantas. por ter uma temperatura de cor baixa não quer dizer que tenha um fluxo luminoso alto, e o contrario também não. por isso escolhe a de 6400K. Citar Go ahead...make my day Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaogil Publicado: Setembro 4, 2005 Share Publicado: Setembro 4, 2005 quote="Space Cowboy"] a luz solar que atinge o planeta é toda a mesma por isso tanto devem ser 6000 aqui como nos tropicos como nos pólo Não é bem assim. A temperatura de cor depende da hora do dia, da poluição, da humidade do ar, da latitude, etc. Mas a média da temperatura de cor ao meio dia é entre 5400K e 6000K. Quanto à lampada E27 de 40W. Essa potencia deve ser a equivalencia para as incandescentes. Se fosse a ti não ligava muito a esse valor, se fores comparar os lumens dessa lampada de "40W" com uma incandescente da mesma potencia, vais ver que a incandescente tem mais lumens. De qualquer maneira acho que essa é a indicada. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts