Recommended Posts

Publicado

Venho pedir-vos a vossa ajuda porque ofereceram-me um aquario ja com um filtro interno, em que se coloca a materia filtrante e tudo la dentro, so que nao percebo bem como funciona, se puderem dar umas dicas sobre o seu funcionamento e como instalar bem as materias filtrantes para um correcto funcionamento do aquario agradecia.

Publicado:

Olá.

Para puder ajudar é preciso saber qual o aquário em questão. Se puder colocar umas fotos será ainda mais fácil.

Cumprimentos,

Samuel.

Publicado:

Trata-se de um aquario de 230litros.

O filtro que ta la dentro é um plastico com tres compartimentos divididos por vidros internos, em que depois ta tudo colado ao aquario, tudo no interior, nas lojas ve-se muito disso. Funciona com uma bomba interna tambem.

Acham que da para fazer um bom aquario plantado??

O aquario tambem trouxe umas mangueiras que pense que sejam parte do filtro e que funcione como um dispersor de agua tipo cascata.

Publicado:

Olá?

O que não entendes do funcionamento?

Se for a ordem de colocação das matérias filtrantes, será por exemplo

1º filtragem mecanica - esponjas

2º filtragem quimica (se necessário) - turfa, carvão activado

3º filtragem biologica - ceramicas

Tens de ver qual o circuito que a água vai fazer com a bomba ligada e colocar as massas filtrantes pela ordem que indiquei em cima.

Não conheço bem esse tipo de filtros, só ví uma vez um numa loja, mas parecem-me insuficientes para um aquario desse tamanho.

Qual o volume do filtro?

Qual a capacidade da bomba?

Deverás talvez considerar a colocação de mais um filtro

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Bem pelo que me parece o filtro leva ai 15litros em agua, a bomba é da rena e debita 580Lt/hora.

O filtro basicamente trabalha assim na minha opiniao, tem umas ranhuras num compartimento onde entra a agua do aquario, nesse compartimento é onde se coloca o termostato, dps existe um denivel no topo do filtro desse compartimento que permite que a agua entre para o segundo compartimento, que é onde se coloca as materias filtrantes, e em baixo desse compartimento existe outro desnivel para a agua passar por baixo e entrar no ultimo compartimento, onde esta colocada a bomba, que bombeia a agua para dentro do aquario.

Publicado:

É exactamente assim que esse filtro funciona. Tenho um filtro igual no meu aquário de 120L.

Precisas de saber mais alguma coisa?

Cumprimentos,

Samuel.

Publicado:

O que gostava mesmo de saber era se este tipo de filtro interno chega para este tipo de aquario, e se pretender por um plantado, se este filtra o suficiente.... ;)

Publicado:

Olá 'Jaquim Daniel'

A questão aqui não é saber se esse filtro é suficiente para um plantado, pois só assim a resposta é de caras SIM...

a questão é saber quais e quantos peixes aí vais inserir, pois as plantas não sujam, antes pelo contrário... agora os peixotos há-os bem cagões....ups, não se pode dizer coisas feias, quero dizer, sujões.

Avaliando, como disse, quais os peixes que aí vais colocar, e tendo por base a regra de que a potencia da bomba do filtro deve ter, pelo menos, 5 vezes o valor da litragem do aqua, regra esta que é meramente indicativa e sujeita a outras variantes, sugiro-te a aquisição de mais um filtro, de preferencia exterior, com pelo menos 600 a 700 litros de potencia na bomba. Assim já terás uma boa filtração para esse aquario. Mais potencia, ou menos potencia, depende, como já referi, do tipo e quantidade de peixes que vais inserir, embora eu seja da opinião de que, já que se tem que se despender dinheiro para comprar alguma coisa, é melhor investir mais um pouco e comprar em condições, para passado algum tempo não ter de ir comprar outro ....

fica bem

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!