Luis Dias Publicado Agosto 31, 2005 Publicado Agosto 31, 2005 Boas, Já tentei arranjar resposta mais aprofundada nos forums, mas como não consegui, cá vai. Como fazer coexistir um seco/húmido com um aquário, generosamente, plantado? Segundo o que li: Suponho que os maiores problemas serão o aumento de nitratos (as plantas não conseguirão consumir?!) e a dissolução do CO2. Relativamente ao segundo problema (CO2), lembro-me de alguém ter perguntado se a injecção directa de CO2 no filtro(falo do 2227 ou 2229 da eheim) não resolvia o problema. Acho que nunca ninguém chegou a partilhar esta experiência.. Renovo a pergunta. Alguém experimentou ou sabe resultados? Ainda sobre a perda do CO2, no caso dos filtros da eheim (2227 ou 2229) alguém sabe se a maior perda é dentro do filtro, pela abertura do ar, ou quando a agua é ‘despejada’ para o tanque? Se for quando é despejada para o tanque, será uma boa ideia arranjar uma plataforma intermédia que ‘acalme’ a agua e a devolva pacificamente ao aquário? Obrigado por partilharem as vossas opiniões, Luis.Dias Citar
Ricardo Pinto Publicado: Agosto 31, 2005 Publicado: Agosto 31, 2005 Permite-me uma pergunta: Para quê um seco-húmido num aquário densamente plantado? Abraço, Citar
Luís Fortunato Publicado: Agosto 31, 2005 Publicado: Agosto 31, 2005 Olá. A minha pergunta é a mesma que o Ricardo Pinto... Ainda sobre a perda do CO2, no caso dos filtros da eheim (2227 ou 2229) alguém sabe se a maior perda é dentro do filtro, pela abertura do ar, ou quando a agua é ‘despejada’ para o tanque? Se for quando é despejada para o tanque, será uma boa ideia arranjar uma plataforma intermédia que ‘acalme’ a agua e a devolva pacificamente ao aquário? Quanto à dissipação do CO2 (e não dissolução, isso é dissolver-se em água, ou noutro líquido), ela acontece em qualquer lado, desde que haja movimentação da água. Por isso, quanto menor turbulência conseguires à superfície da água, melhor. Mas o seco-húmido, vai um pouco contra isso... :D Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
paulo duarte Publicado: Setembro 1, 2005 Publicado: Setembro 1, 2005 Suponho que os maiores problemas serão o aumento de nitratos (as plantas não conseguirão consumir?!) e a dissolução do CO2 Em relação ao 2º problema, talvez se perca algum CO2 no próprio filtro devido ao seu arejamento mas não creio que seja significativo. Essas perdas podem ser compensadas com a adição suplementar de CO2 (no aquário e não na mangueira de ar do filtro pois esta serve para fornecer oxigénio às cerâmicas e deve ser usada só para isso). Em relação ao 1º problema, parece que se tormou moda dizer que os seco-húmidos são a tal "fábrica de nitratos". Eu pergunto: de onde vêm esses nitratos? do ar? ou serão o resultado do processamento da amónia e nitritos?. Parece que se generalizou a confusão entre aquários de água doce e salgada, para se falar na produção de nitratos. O que se passa na água salgada é que as matérias filtrantes (cerâmicas, esponjas, bio-balls) retêm matéria orgânica que não é retirada pelo escumador. Essa matéria orgânica, ao ficar dentro do aquário, vai criar um ciclo vicioso de amónia, nitritos e nitratos. É por essa razão que actualmente não se utilizam matérias filtrantes em aquários salgados (apenas escumadores , areia viva e rocha viva). Quem conhece os seco-húmido da Eheim pode constatar que a única diferença nestes filtros é a existência de uma 3ª mangueira que transporta directamente para dentro do filtro (se taparmos esta mangueira ficamos com um filtro igualzinho aos outros). Ou seja, a única diferença nestes filtros é a sua eficiência na filtragem biológica pois a oxigenação directa das cerâmicas permite aumentar a colónia de bactérias benéficas, fazendo com que a amónia e nitritos sejam processados muito mais rapidamente. Concluido: os seco-húmidos produzem tantos nitratos como os outros filtros mas fazem-no muito mais rapidamente pois transformam a amónia e nitritos (bem mais perigosos) também mais rapidamente. Em relação às plantas, estas consomem os nitratos mas preferem a amónia. Inclusivamente, há quem introduza deliberadamente amónia nos plantados como alimento para a sua "horta". Por essa razão, a utilização de um seco-húmido num plantado torna-se redundante. Aliás, a filtragem biológica apenas vai entrar em competição com as plantas pois retira-lhes a tão apetecida amónia. É por essa razão que em aquários densamente plantados muita gente apenas utiliza filtragem mecâmica e circulação de água Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Luis Dias Publicado: Setembro 1, 2005 Autor Publicado: Setembro 1, 2005 - Porquê um seco húmido num aquário plantado? eheh...pelo desafio….eheh brincadeira. (pelos vistos seria mesmo um desafio) Na realidade o que eu queria era um (muito) bom filtro o mais genérico possível. i.e o meu aquário está hoje bem plantado, mas se me apetecer qualquer dia poderá estar só com rocha e peixes e quem sabe um dia mais tarde até vir a ter discus. Enfim, queria gastar dinheiro uma só fez. No fundo e resumindo a opinião de todos, posso concluir que é contraproducente este tipo de filtragem para um aquário plantado…. (?) Bom, então para uma gama de filtros(externos de copo) do tipo ‘quero comprar 1 só vez na vida’ o que aconselhariam? (400L) Obrigado mais uma vez, Luis.Dias Citar
paulo duarte Publicado: Setembro 1, 2005 Publicado: Setembro 1, 2005 Bom, então para uma gama de filtros(externos de copo) do tipo ‘quero comprar 1 só vez na vida’ o que aconselhariam? (400L) Eheim professionell 3 2080 Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Ricardo Pinto Publicado: Setembro 1, 2005 Publicado: Setembro 1, 2005 Exacto. Possuo um e depois de que o comprei....todos os outros filtros parecem de brincar!!! Abraço, Citar
Recommended Posts