Miguel Silva Publicado Agosto 31, 2005 Publicado Agosto 31, 2005 Boas Estando eu passado com a duração da minha botija de Co2 com 6Kg (de apenas 2 meses), venho assim perguntar quanto dura a vossa botija, mas para tal preciso que me digam o número de horas que está a injectar o Co2 e quantas bolhas por segundo para além dos Kgs da vossa botija. O meu Obrigado Citar
Oinq Publicado: Agosto 31, 2005 Publicado: Agosto 31, 2005 garrafa de 2 Kg, 1 bolha por cada 2 a 3 segundos, 24h por dia, desde abril ainda ta a deitar. ( teve fechado cerca de 20 dias...) pode se dizer que vai com cerca de 4 meses. Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Miguel Silva Publicado: Agosto 31, 2005 Autor Publicado: Agosto 31, 2005 Obrigado pela resposta De quantos litros é o Aqua? E os Watts? As plantas dizem que chega? O meu é de 450L e estou a injectar 40 bolhas em cada 50seg. Vamos tentar obter mais conclusões acerca do dito pois com as várias experiências que temos podemos tirar proveito do tópico. Citar
Miguel Silva Publicado: Agosto 31, 2005 Autor Publicado: Agosto 31, 2005 Obrigado pela resposta De quantos litros é o Aqua? E os Watts? As plantas dizem que chega? O meu é de 450L e estou a injectar 40 bolhas em cada 50seg. Vamos tentar obter mais conclusões acerca do dito pois com as várias experiências que temos podemos tirar proveito do tópico. Citar
Oinq Publicado: Agosto 31, 2005 Publicado: Agosto 31, 2005 podia por mais, mas o esquema de contagem e controlo é um bocado po artezanal... tenho uns 170 litros de agua num aqua com 1 metro e 2 lampadas de 30W Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
André Silvestre Publicado: Agosto 31, 2005 Publicado: Agosto 31, 2005 OLá. Tenho também uma garrafa de 6 kg. Injecto 3 bolhas/segundo num aquário de 140L com 165W power compact. A garrafa costuma durar 4/5 meses. Desligo o CO2 à noite com válvula solenóide quando as luzes se apagam. Injecto esta quantidade para acompanhar a luz que tenho. As plantas estão saudáveis, a fotossíntese faz-se normalmente e as plantas estão-me a consumir nutrientes à brava, pelo que faço uma fertilização diário. Se estás a injectar sensivelmente 1 bolha/segundo, e se só te dura 2 meses, é porque existe uma fuga algures. Investiga bem se todas as juntas se encontram bem seladas. Se econtrares uma fuga podes remediá-la com teflon tape. Até eu acho que tenho uma fuga algures no meu sistema. Já me fartei de investigar mas não a encontro. Se tiver é mesmo muito pequena. Por isso concerteza tu também deves ter, pois a injectar apenas essa quantidade deveria dar-te para uns 6/7 meses. Citar
Miguel Silva Publicado: Setembro 2, 2005 Autor Publicado: Setembro 2, 2005 Obrigado Faz te ao Mar - A botija é da Sagres? Fazes o abastecimento na Sagres? Citar
André Silvestre Publicado: Setembro 2, 2005 Publicado: Setembro 2, 2005 Não sei se é da Sagres, pelo menos não está rotulada como tal. Foi um amigo meu que ma arranjou e é nele que me abasteço quando a garrafa acaba. É so levar a vazia e trocar por outra cheia. Citar
Oinq Publicado: Setembro 2, 2005 Publicado: Setembro 2, 2005 atesta na coca cola, é quase um terço do preço... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Marquito2004 Publicado: Setembro 5, 2005 Publicado: Setembro 5, 2005 ia isso é fuga!!!!! A minha é de 6 kg tb e já me dura há mais de 4 meses e o manómetro quase que nem mexeu, é incrivél injecto quase uma bolha por segundo, agora de verão com o calor a pressão dentro da botija até aumentava mas de noite volta ao normal. cumps Citar Marco_fontes
Miguel Silva Publicado: Setembro 5, 2005 Autor Publicado: Setembro 5, 2005 Oinq disse: atesta na coca cola, é quase um terço do preço... Mas tem que ser uma botija deles??? E tens que ir trocar como se de um estabelecimento se trata-se, certo? Marquito disse: ia isso é fuga!!!!! A minha é de 6 kg também e já me dura há mais de 4 meses e o manómetro quase que nem mexeu, é incrivél injecto quase uma bolha por segundo, agora de verão com o calor a pressão dentro da botija até aumentava mas de noite volta ao normal Onde efectuas a recarga? Podes contar ao certo o nº de bolhas em 30segundos para termos a certeza? Obrigado por todas as respostas Citar
Just_me Publicado: Setembro 5, 2005 Publicado: Setembro 5, 2005 Marquito, a pressão nao mexer é normal... só quando a garrafa fica sem CO2 liquido é que a pressão começa a cair... e normalmente cai rápido (se bem que em botijas de 6 Kg nao é tão rapido assim), e por isso se usam valvulas anti-retorno para evitar o crash das botijas em que a agua começa a entrar para a botija... e lá se vai a botija. O que acontece é que o CO2 a temperatura ambiente +- normal passa a gasoso a uma determinada pressão e o mesmo se passa ao contrario...é a pressão de equilibrio gas/vapor a essa temperatura. Assim, grande parte do CO2 está no estado liquido e o que tu tiras é o gasoso, quando tiras gasoso a pressão desce ligeiramente e´uma parte do CO2 liquido vaporiza voltando a essa pressão, quando o liquido acaba começa só a gastar gasoso e a pressão começa a diminuir. Para testar fugas nada como água com sabão...começa logo a borbulhar na fuga Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Miguel Silva Publicado: Setembro 6, 2005 Autor Publicado: Setembro 6, 2005 Boas Parece que ficou mais grave ainda, estive ontem a estudar bem o assunto quando reparei que a botija afinal é de 10Kg, fui pesar para verificar a diferença entre cheia inicilamente e agora em vazio e a conta foi 9,200Kg. Quero agora fazer a pergunta a todos: Alguém usa o Co2 em botija que seja cheio numa central de cerveja Pergunto ainda mais e apenas para me esclarecer melhor: Será que o Co2 é o mesmo? (penso que não haja qualquer diferença, mas nunca se sabe) Estou agora em dúvida se volto a carregar pois anteriormente já tinha verificado se havia fuga e nada, e estar a gastar 30,00 que não chega a 2 meses, NÃO DÁ. Actualmente estou a injectar o caseiro e em dinheiro traduz-se a cerca de 1,00€ mensal (muito agradável), pena não poder desligar quando necessário (noite) e não ter o controle da saida, mas... não sei não. Agradeço as respostas Citar
Just_me Publicado: Setembro 6, 2005 Publicado: Setembro 6, 2005 a fuga nao se encontra na botija quase de certeza...a fuga encontra-se em alguma das ligações...uma fuga a 35 bar é algo que se nota... devias tentar procurar onde esta a fuga utilizando por exemplo agua com sabão. O CO2 é o mesmo. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Marquito2004 Publicado: Setembro 6, 2005 Publicado: Setembro 6, 2005 Boas just_me, Obrigado pela explicação faz todo o sentido. Quanto ao problema do miguel, realmente tem que haver aí manhâ, usa o método do sabão como disse o just. Eu no início tinha o mesmo problema com a garrafa de 0,5 kg. Arranjei uma borrachinha anilha para colocar entre o redutor e o gargalo da garrafa e aparentemente resultou. Citar Marco_fontes
Recommended Posts