jvidia Publicado Agosto 31, 2005 Publicado Agosto 31, 2005 Olá amigos ! Depois de muito tempo afastado aqui do fórum, voltei ... Ontem estive a reformular a 100% o meu pequeno aqua. E voltei a ter uma dúvida que sempre se me pôs e que nunca a coloquei ! Então aqui vai .... a que nível na àgua se deve colocar um filtro interno ? Rente ao topo ? alguns cms abaixo ?? Que me dizem ?! Citar
Jose Ferraz Publicado: Agosto 31, 2005 Publicado: Agosto 31, 2005 Se é o tipo de filtro que costuma vir com os aquas o nível a que deve estar posicionado vem assinalado no próprio filtro (muitas vezes colocam um linha ou p. ex. duas pingas de água). Cumprimentos José Carlos Citar
joaogil Publicado: Agosto 31, 2005 Publicado: Agosto 31, 2005 Viva, Julgo que o melhor é rente ao topo para haver uma maior oxigenação. Se o barulho incomodar coloca um pouco mais abaixo. Citar
jvidia Publicado: Agosto 31, 2005 Autor Publicado: Agosto 31, 2005 Tenho 2 filtros internos ... um Aquarium Systems Duetto DJ50 e um Rena Filstar iV2 e ambos não têm marcas de nivel Actualmente estou a usar o Duetto por ter regulavel a direcção do jacto de àgua. Tenho-o a "bombar" rente à superficie mas por baixo. Faz com que a àgua circule bem na superficie. Citar
nunomiguel Publicado: Agosto 31, 2005 Publicado: Agosto 31, 2005 Quando mais agitares a água à superfície melhor (existe mais troca de oxigénio). Se, por exemplo, estivesses a fazer injecção de CO2, o que não irias querer é um filtro a fazer tanta movimentação de água (pois irias perder o CO2). Depende de cada aquário. Partindo do princípio que tens peixes e não usas CO2 acho que o teu está bem. :D Citar Cumprimentos, Nuno
jvidia Publicado: Agosto 31, 2005 Autor Publicado: Agosto 31, 2005 Li algures que muita agitação da superficie ( muita troca de CO2 e Oxigénio ) tende a originar algas ?! Será verdade ? Citar
Alexandre Rodrigues Publicado: Agosto 31, 2005 Publicado: Agosto 31, 2005 Li algures que muita agitação da superficie ( muita troca de CO2 e Oxigénio ) tende a originar algas ?! Será verdade ? Não, situações que podem causar algas, excesso de nutrientes, luminosidade, poucas tpa´s..., a gitação da agua não, até porque com a agitação estás a retirar o CO2. Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
jvidia Publicado: Agosto 31, 2005 Autor Publicado: Agosto 31, 2005 Mas ao tirares CO2 da agua fazes com que as plantas não se desenvolvam bem e por isso não "roubam" tb os nutrientes que acabam por ir para as algas ! Não será ?! Citar
Luís Fortunato Publicado: Agosto 31, 2005 Publicado: Agosto 31, 2005 Olá. Mas ao tirares CO2 da agua fazes com que as plantas não se desenvolvam bem e por isso não "roubam" também (palavra corrigida) os nutrientes que acabam por ir para as algas ! Pensaste bem, mas esqueceste-te de uma coisa... Grande agitação superficial, ou borbulhar de ar na água, não diminui a quantidade/concentração de CO2 existente nela. O que faz, é equilibrar as concentrações dos gases dissolvidos na água. O que quero dizer, é que por mais que agites ou borbulhes ar num aquário, não estás a retirar todo o CO2 existente nele. Estás apenas a manter as concentrações de todos os gases equilibradas... Agora o que pode acontecer é o CO2 disponível dentro de água não ser o suficiente para as plantas todas... mas isso já é outra história. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts