Recommended Posts

Publicado

Ola pessoal,

Ontem fui a uma loja e no tanque de plantas a iluminação era feita por lampadas fluorescentes normais, daquelas economicas, brancas... as plantas pareciam estar muito saudaveis e o dono disse que elas cresciam bastante... sera que tem problema eu usar lampadas que não sejam especificas para aquarios??? Um amigo meu tem um plantado de 7 litros e ele usa um abajur com lampada fluorescente branca, suas plantas estão bem...

estou pensando nisso pois essas lampadas sao muito mais baratas, e apenas uma pode chegar a 170 watts... sera que eu uso uma só ou coloco duas para garantir??? existem problemas por excesso de iluminacao???

Muito obrigado pela paciencia!!!

Pedro Santaella

Publicado:

se tiver iluminação em excesso, poderão começar a surgir-te muitas, muitas algas no aquário....

ás vezes mais vale gastar um pouco mais para as coisas darem o resultado desejado....

Publicado:

Viva,

Podes usar lampadas fluorescentes tipo Daylight (cor branca). São as que eu uso.

Essa lampada que dizes de 170W de certeza que não é fluorescente. Deve ser HQI ou Halogeneo.

Publicado:

concordo, as daylight servem perfeitamente para plantas. eu tambem as uso. os spots de halogenio sao muito baratos e até ja vi algums que diziam ser de cor branca, mas essas luzes irradiam demasiado calor :oops:

Go ahead...make my day

Publicado:

Embora nunca tenha comprado lâmpadas comuns pelo que tenho pesquisado em sites de aquariofilia é possível utilizar lâmpadas que nao são específicas para aquários. Tanto das fluorescentes como das HQI ou HQL ou outras.

No entanto é preciso ter cuidado e não comprar as primeiras lâmpas que aparecem na loja do lado. Além da potência(watt) tens que ter em conta os outros parâmetros como por exemplo os lumens, indice RCI e o mais importante o espectro da lâmpada, pois se fôr uma lâmpada com picos de intensidade na zona dos verdes até podem dar bom aspecto ao aquário mas não servem de nada às plantas :( .

Cumprimentos

José Carlos

Publicado:

Eh do tipo daylight sim...tem 45w, só que luminosidade de uma de 170w... sera que eu considero a luminosidade ou a potencia real, na loja que eu fui era uma lampada só...decidi colocar uma...

obrigado pela ajuda pessoal!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!