Recommended Posts

Publicado

Com a ajuda de dois membros do forum, (os quais eu agradeço) construi um suporte para uma calha antiga.

Passo a mostrar a foto:

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6047_1.jpg

Sinceramente n sei se estou contente com o trabalho :

A calha neste momento tem uma lampada de 15 W (Uma gro-lux ja muito usada se não me engano). A lampada ira ser mudada e outra lampada de 15W será adaptada a calha.

O problema é a ideia que me da da calha estar muito afastada do aqua.. estará muito alta?

Peço opiniôes.

Cumps.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Publicado:

A placa de madeira mantem-se em pé por ter outra presa, em baixo, onde acenta o aquário.

Pois... acho mesmo que ela está demasiado distante. Peço opinião aos "experts" se devo baixar a altura da calha.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Publicado:

Obrigado. (:

Gostava mm de ter uma certeza se devo mudar a calhamais para baixo!

Se alguem poder ajudar, agradecia.

Cumps. Tiago O.

Publicado:

OLá.

Não sou " expert" mas salta bem à vista que essa calha está muito alta. Não sei qual é a tua ideia para o aquário mas se for para plantas estás a perder muita luz entre o aquário e a calha. Ainda por cima a calha é maior que o aquário. Porque não colocá-la simplesmente em cima do aquário? Penso que esteticamente sempre ficava melhor do que como está agora com essa tábua por trás, já para não falar de que terias melhores resultados sem tanta perda de luz.

Publicado:

Meter a calha simplesmente em cima do aquário é a solução mais simples, mas.. e a temperatura?

Publicado:

hey

podes meter a calha afastada aí uns 2 ou 3 cm do aquario que ja permite uma boa circulaçao de ar. se quiseres tambem podes por a calha em cima do aquario, eu tenho assim e não aquece demasiado. se por acaso aquecer podes recorrer à tecnica das ventoínhas de pc na calha....

Go ahead...make my day

Publicado:

vou optar por cortar a madeira e afastar mm esses 2 ou 3 cm do aquario. Dps posto umas fotos.

Muito obrigado a todos :?

Publicado:

olá tiago!

Olha, antes de cortares?curto', a 3 ou 4 cms, experimenta corta de modo a deixaruns 10/15 cms.... eu não sei exactamente a que distancia esta na foto, mas parece-me muito mais alto, experimenta deixar o inicio (em baixo) das poleias á mesma altura do topo do aqua...não sei se me fiz entender...

e sugiro-te isto por duas razoes:

:oops: como tu disseste, vai-te aquecer menos a agua, se bem que perdes um pouco em temos de iluminação

:oops: mais importante e talvez os outros colegas não tenham reparado nisso...esse sistema é fixo, se o poes a 3/4 cms do topo do aqua, ficas com a margem de manobra para trabalhar dentro do aqua muito reduzida, na sua manutenção, tendo especial relevância se pretenderes plantá-lo.

É a minha opinião, e de qualquer maneira podes sempre, caso não gostes, cortar mais 'curto', agora, se cortas logo, é mais complicado aumenta-lo. É uma questão de experimentares.

abraço

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

A calha é amovivel, por isso penso n ser problema quanto á manutenção do aquario. As poleias encontram-se a 25 cm de aquario (é um exagero.. n sei onde estava com a cabeça :oops: )

Tou a ponderar tres opçoes:

- Ou baixo as poleias (como disse o vicente) altura do final do aqua.

- Ou esqueço a placa de madeira e simplesmente pouso a calha em cima do aquario.

- Ou a mais radical que me veio a cabeça enquanto olhava para o aquario. Aproveitar 3 calhas de 9 W que aqui tenho e construir uma nova de 3x9W em acrilico. (acrilico para ser mais estetico) Agr a questão é... Aguentara o acrilico a temperatura das 3 lampadas?

O que acham?

P.S Tou sempre com ideias novas nas é mesmo isto que quero neste aquario. Procurar fazer td o mais artesanalmente possivel e testar ideias novas, minhas e tambem para o pessoal do forum que quiser :oops:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!