Recommended Posts

Publicado

Olá a todos. Há uns anos atrás montei um aqua e nessa altura tinha um filtro de fundo, no entanto interrompi a actividade do aqua e so ha menos de um mês recomecei; sem saber da existência de informação relativa a aquariofilia na net, montei o aquario tal como o tinha montado ha uns anos, com filtro de fundo, e apenas tenho 2 tipos de areia no fundo com granulometrias diferentes.

Quando comecei a usar este forúm (há uns diazitos) apercebi-me que o filtro de fundo não é bem aceite, no entanto informei-me em 3 lojas especializadas e duas eram contra o uso do mesmo apenas uma o usava em todos os aquarios. No entanto disseram-me que se tivesse cuidado com as folhas de plantas mortas, se verificasse os níveis de nitratos e nitritos, fizesse mudanças parciais todos as semanas que não haveria problema (desde que tenha esses cudiados), também me disseram que uma vez não tendo substracto, as plantas aproveitariam a matéria orgância presente no fundo da placa e ajudariam juntamente com todos os cuidados acima mencionados a ter um equilibrio biologico sem por em causa o bom desenvolvimento de plantas e peixes. Uma vez que so tenho areia uso umas pastilhas (sera flore plus) para complementar a nutrição das plantas, mas não tenho a certeza se isto é suficiente para a nutrição das mesmas.

Gostaria que se possivel me dessem opiniões concretas do que devo fazer (e como). Uma vez que estou um bocado preocupado com o desenvolvimento dos peixes e das plantas.

Gostaria que me ajudassem com a maior brevidade possivel pois caso tenha que fazer alguma alteração significativa gostaria de o fazer quanto antes uma vez que o aqua já tem alguns peixes e plantas.

Obrigado

Publicado:

De facto o que deves fazer (por muito que te custe) é tirar isso do fundo e rapido, numa primeira fase até pode ser uma boa escolha mas com o avançar do tempo torna-se uma bomba relogio e quando explode leva tudo á frende, quero dizer com isto que esses fitros vão acomulando todos os detritos que naturalmente são produzidos tanto pelos peixes como pelas plantas, mas com o passar do tempo aquilo em baixo vai ficar mais parecido com uma lixeira com tudo a decompor-se o que acontecer é que a agua vai ficar cheia de pluentes que vão matar os peixes e as plantas (foi por isso que o dono dessa loja disse para ficares atento aos nitritos e nitratos, só não disse que quando tivesses valores de risco terias de desmontar o aquario todo pois não :roll: e isto se alguns peixes já não tivessem morrido). Só falei dos peixes e acho que já deves estar convensido mas com as plantas só te digo que a experiência não iria ser melhor!

De uma maneira geral é isto para algo mais profundo espera pelos Quimicos do forum :wink:

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Publicado:

Boas,

na minha opinião... inutil e nocivo...

... as razões foram explicadas, (de maneira simples e correcta), pelo FBIpt.

Publicado:

Concordo.

Filtro de fundo talvez para aquários muito pequenos (20 a 30L).

De resto e desde que a concentração de fauna e flora no aquário já seja considerável para a dimensão do aquário é melhor mesmo um filtro interno, ou se o aquário for já grandito um filtro externo.

O filtro de fundo já foi o mais aconselhado mas com a melhor compreensão dos fenomenos que se passam no interior de um aquário, rapidamente se conclui que ao fim de algum tempo os filtros de fundo fazem mais mal que bem.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!