palmeiro Publicado Agosto 30, 2005 Share Publicado Agosto 30, 2005 Como posso eu "quimicamente" ou nao.... subir o ph da mnh água?? o meu ph esta neste momento nos 6 e os peixes n se dão lá mt bem com isso. eu sempre tive 7,5 mas montei um sistema c02 Citar cmpts, Pedro Palmeiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Agosto 30, 2005 Share Publicado: Agosto 30, 2005 desliga ou reduz o caudal do co2 e o ph volta ao "normal". Faz é isso lentamente ou ainda matas os peixes todos. Deois de estabilizares é altura de estabeleceres um ph alvo e trabalhar com o co2 para o atingires. Se é co2 pressurizado basta reduzires o numero de bolhas. Se é DIY coloca a pedra difusora mais acima na coluna de água. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Peninha Publicado: Agosto 30, 2005 Share Publicado: Agosto 30, 2005 olá, olha eu não sou expert na materia mas penso q para já podes retirar o CO2 e por uma boa cortina de ar....a seguir podes comprar um produto proprio para aumentar o PH.. eu uso um da JBL PH+ e isso vai fazer subir o PH num instante...mas não convem usares tudo de uma só vez....acho q é melhor pra peixarada ter o PH aumentado em pouco mais de 0,6 por cada 24 horas.....uma coisa q tambem podes fazer pra acelerar o processo é uma TPA de uns 20%. penso q com isto tudo resolves, e acho q sem nenhum risco para os peixes...depois tens tempo para aprender aqui no forum como trabalhar com um CO2 sem baixar tanto o PH. cumprimentos Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo duarte Publicado: Agosto 30, 2005 Share Publicado: Agosto 30, 2005 olha eu não sou expert na materia mas penso que (palavra corrigida) para já podes retirar o CO2 e por uma boa cortina de ar....a seguir podes comprar um produto proprio para aumentar o PH.. Cuidado com os conselhos que se dão! Como disse o Nuno, e bem, as alterações na injecção de CO2 devem ser feitas lentamente. Retirar o CO2 (se o palmeiro o usa deverá ser por algum motivo, não?) e colocar a dita "cortina de ar" vai fazer o pH subir em flexa, o que é perigoso. O tal produto próprio para aumentar o pH, comercializado pela maioria das marcas, não é mais do que bicarbonato de sódio, também vendido nos supermercados e farmácias a um preço bem mais simpático Citar Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Peninha Publicado: Agosto 30, 2005 Share Publicado: Agosto 30, 2005 obrigado Paulo, tal como disse, eu não sou perito...mas o titulo era URGENTEEEEEEEE!!! e isso era o que eu faria para repor a situação....detesto ver os peixinhos a morrer...e por acaso os meus teem durado, fora as primeiras aventuras que dão sempre problemas.... eu tambem estou para começar a usar o CO2 porque fiz um plantado....mas primeiro ando a estudar muito bem o que fazer em caso de queda do PH, e alguem me disse que a cortina de ar faz sair o CO2 e por isso repõe uma situação de emergencia.... tirar o CO2 era só pra não matar os peixinhos...é obvio que era para repor assim que estivesse a situação controlada, as plantas tambem teem direitos!!! mais uma vez obrigado, precisamos todos uns dos outros... Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
medicalsurfer Publicado: Agosto 30, 2005 Share Publicado: Agosto 30, 2005 Desculpem, mas será que me podiam dizer o que é uma colunade ar???? É uma daquelas pedras difusoras compridas que se ligam a uma bomba de ar??? Desculpem a minha ignorância relativamente a esses termos, mas acho que só a perguntar é que se vai lá??? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Peninha Publicado: Agosto 30, 2005 Share Publicado: Agosto 30, 2005 é isso mesmo Medical, uma cortina de ar obtem-se ligando uma bomba de ar por meio de uma mangueirinha a uma pedra difusora ou um tubo difusor, (um tubo poroso e com um comprimento a nossa escolha). cumprimentos Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Agosto 30, 2005 Share Publicado: Agosto 30, 2005 e alguem me disse que a cortina de ar faz sair o CO2 e por isso repõe uma situação de emergencia.... tirar o CO2 era só pra não matar os peixinhos... Está 50% certo... não é a cortina de ar que faz sair o CO2, mas sim a agitação que a cortina de ar provoca na água. Se a água é agitada promovem-se trocas gasosas à superficie e isso ajuda a que o CO2 se dissipe mais facilmente. O problema é que ao sair o co2, o ph sobe... e muito. E é preciso não esquecer que o ph é uma escala logaritmica de base 10 o que significa que qualquer alteração de valor é na realidade 10x superior. É para os peixes mais ou menos o mesmo que em 10 ou 20 minutos passares de 3 para 30 graus de temperatura ambiente. Os efeitos podem ser completamente desastrosos. Resumindo, é preciso muito cuidado com swings de ph... 1 grau de ph = efeito*10. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 30, 2005 Share Publicado: Agosto 30, 2005 Olá. Queria só alertar, que o que o Nuno Antunes escreveu, é na realidade pior... Por ser uma função logaritmica de base 10, significa que uma variação de 1 unidade, varia 10 vezes mais os iões H+ ou OH-. Mas se for de 2 unidades, varia em 100 vezes (e não 20 vezes). Deves-te ter esquecido. Pois acredito que tu não te enganasses nisso. Foi um lapso. O que podes fazer é: Sem CO2, levares o KH até um valor de 4º-6º dKH, mais ou menos, com a adição de NaHCO3 (como o Paulo Duarte já disse). E depois ao inserires o CO2, vais controlando o pH. Até é melhor assim, porque como já há iões bicarbonato em solução (provenientes do Bicarbonato de Sódio), é mais difícil para o ácido carbónico reagir com a água do aquário, ficando assim na forma de CO2, não baixando o pH (que é o que nos interessa). Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Agosto 30, 2005 Share Publicado: Agosto 30, 2005 Olá. Queria só alertar, que o que o Nuno Antunes escreveu, é na realidade pior... Por ser uma função logaritmica de base 10, significa que uma variação de 1 unidade, varia 10 vezes mais os iões H+ ou OH-. Mas se for de 2 unidades, varia em 100 vezes (e não 20 vezes). Deves-te ter esquecido. Pois acredito que tu não te enganasses nisso. Foi um lapso. Esqueci-me Esqueço-me sempre que é potencia de 10 e não vezes 10... vezes 10 é só se a variação for 1 grau de ph. O que vale é que estás sempre atento a estas coisas e vens corrigir Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
palmeiro Publicado: Agosto 31, 2005 Autor Share Publicado: Agosto 31, 2005 Tenho a agradecer a todos a excelente ajuda e acima de tudo a vontade de auxiliar um maçarico. Como tenho o C02 pelo plantado antes de tudo retirei o co2 ate conseguir subir o ph, agora ja voltei a colocar o co2 de modo a n me descer tanto o ph o problema é q com o sistema caseira as bolhas de ar n sao mt certas, se eu meto pa sair apenas umas bolhinhas ao fim de bokado ele para de deitar e retoma mais tarde. Alguem me sabe dar dicas pa isto??? Citar cmpts, Pedro Palmeiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Agosto 31, 2005 Share Publicado: Agosto 31, 2005 Bom... passado o "pânico" inicial é hora de orientar as coisas de forma correcta. Assim: - Que tamanho tem o aquário? - Que peixes (quantidades e tipo) lá tens dentro? - Que plantas tens? - Que quantidade de luz e por quantas horas/dia? - Que tipo de difusor estás a usar para o CO2? - Como fizeste a mistura? para já chega de perguntas Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
palmeiro Publicado: Agosto 31, 2005 Autor Share Publicado: Agosto 31, 2005 poix... o aquario é pekenp é o kit da aquapor de 60cm -Power-glo 15w (de futuro adicionarei 2ª lampada) -co2 caseiro , a mistura é a simples que se encontrada postada uma duzia de vezes no forum tenho 2 pinguins, 3 neons, 3 espadas e 2 limpa fundos q n sei o nome as plantas tenho musgo de java, riccia, Hygrophila polysperma, anubia,e sagitárias. Nd de especial... sou um beginner em fazes de experimentações pa um dia mais tarde adequeir um aquario com condiçoes. Eu neste momento tenho o difusor de c02 a meio do aquario e o ph a 7.0 Citar cmpts, Pedro Palmeiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Snan Publicado: Agosto 31, 2005 Share Publicado: Agosto 31, 2005 Olá a todos. Depois de um período curto de férias, já estou novamente de volta A primeira coisa que fiz foi logo ver como estavam os meus dourados...e actualizar a leitura em atraso aqui do forum e voltar às minhas experiências de CO2. As plantas aguentaram razoavelmente, foram atacadas por dois tipos de algas (pretas - filamentosas e verdes). As ultimas pelos vistos davam jeito à alimentação dos meu peixes a segunda criaram uma cobertura prejudical que atrasou o crescimento e a respiração das plantas. Apliquei o controlo de algas da JBL e zás ...já eram as algas. Bastou dois dias para ver resultados. Quanto a solução de CO2 caseiro que elaborei, usei uma variação da que está aqui no forum e gostaria de pertilhar o meu sucesso. Setup: -Garrafa de aluminio de 750ml (aluminio forte), Marca Lidl (5€) o bucal tem 5mm. - Tubo de silicone. - Valvula anti-retorno (Hagen) - Pedra Difusora (Hagen) - Torneira dupla ( T1 e T2) - Vedante Mulltiuso Quilosa/Sintesel ( Vende-se no Aki ). Silicone/Cola sem tratamento Anti-Fugico. Funcionamento: - Torneira (T1) canaliza o CO2 para o aqua. Com controlo entre 1 bolha por minuto a 100 bolhas minuto. - Torneira (T2) , serve para descompressão de emergência ou para libertação nocturna para o ambiente externo ao aqua. O unico senão deste sistema caseiro, é não poder ligar um temporizador ou uma electrovalvula. Bem o texto já vai longo. :D Espero que gostem do esquema que estou a usar (julgo que o CO2 caseiro funciona às mil maravilhas com aquas de 100L para cima , mas abaixo deste valor o controlo do PH é mais dificil). Saudações amigas. Snan. Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Snan Publicado: Agosto 31, 2005 Share Publicado: Agosto 31, 2005 Olá a todos. Depois de um período curto de férias, já estou novamente de volta A primeira coisa que fiz foi logo ver como estavam os meus dourados...e actualizar a leitura em atraso aqui do forum e voltar às minhas experiências de CO2. As plantas aguentaram razoavelmente, foram atacadas por dois tipos de algas (pretas - filamentosas e verdes). As ultimas pelos vistos davam jeito à alimentação dos meu peixes a segunda criaram uma cobertura prejudical que atrasou o crescimento e a respiração das plantas. Apliquei o controlo de algas da JBL e zás ...já eram as algas. Bastou dois dias para ver resultados. Quanto a solução de CO2 caseiro que elaborei, usei uma variação da que está aqui no forum e gostaria de pertilhar o meu sucesso. Setup: -Garrafa de aluminio de 750ml (aluminio forte), Marca Lidl (5€) o bucal tem 5mm. - Tubo de silicone. - Valvula anti-retorno (Hagen) - Pedra Difusora (Hagen) - Torneira dupla ( T1 e T2) - Vedante Mulltiuso Quilosa/Sintesel ( Vende-se no Aki ). Silicone/Cola sem tratamento Anti-Fugico. Funcionamento: - Torneira (T1) canaliza o CO2 para o aqua. Com controlo entre 1 bolha por minuto a 100 bolhas minuto. - Torneira (T2) , serve para descompressão de emergência ou para libertação nocturna para o ambiente externo ao aqua. O unico senão deste sistema caseiro, é não poder ligar um temporizador ou uma electrovalvula. Bem o texto já vai longo. :D Espero que gostem do esquema que estou a usar (julgo que o CO2 caseiro funciona às mil maravilhas com aquas de 100L para cima , mas abaixo deste valor o controlo do PH é mais dificil). Saudações amigas. Snan. Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts