Começar um aquário...

Recommended Posts

boas...

Eu tenho algumas questões que gostava, tendo os meus colegas aquariófilos paciência, que me respondessem...

Estou com um aqua´rio de 100l mais coisa menos coisa com água já a circular há 1a semana e pico e queria saber se deveria meter aquelas batérias vivas que facilitam o estabelecer do ciclo do azoto...Será que traz vantagens ou acelera o ciclo de azoto apenas dois ou três dias???

Os kits que testam a água, estou inclinado a comprar os da HAGEN( nutrafin) que em relação á quantidade e qualidade preço ,disse-me o lojista, ser superior aos da sera que apesar de serem relativamente mais baratos dão para metade das vezes quando comparado com o kit da HAGEN...

Além do kit de pH irei comprar o de nitritos... faço mal???ou deverei antes comprar amónia e nitratos e nitritos????sinceramente nesta questão de testes kits além do pH não tenho mais certezas nenhumas...

O kit GH e KH será necessário??? Sei que o GH ronda os 4-5...

Na água deverei meter um condicionador que elimine o cloro e cloramina(quanto a esta pensava que não havia nenhum produto que a eliminasse a não ser os caracóis e plantas, esclareçam-me sobre isto, por favor :? ) e que neutralize também os metais pesados, e forneça aloe vera e essa tretas todas que vem anunciado no respetivo rótulo???Ou deverei simplesmente esperar que o cloro se vá evaporando sem fazer qualquer tipo de tratamento á agua???è que eu sou um bocadinho apologista de não meter químicos na água porque por muito que me digam que este e aquele produto são bons e tal, no final ficam sempre resíduos químicos na água...è que tenho um amigo aquariofilista a dizer-me que não põe nada na água (nem as bactérias)e outro a dizer que que põe tudo acima referido, e ambos têm magníficos aquários, por isso é que estou neste dilema e vos peço mais uns conselhos...

Ah por último e sei que esta pergunta está totalmente fora do enquadramento das questões acima colocadas e deveria ser colocada noutro tópico mas como ´já estou com a mão na massa aqui vai: sabem-me dizer qual é o nome científico para a elodea???é que não vem no site da tropica com este nome, por isso não sei qual o verdadeiro nome dela...

Obrigado por estarem a perder o vosso tempo a lerem este tópico, e mais obrigado ainda se se derem ao trabalho de me responder...

Saudações aquariófilas :D :wink:

Partilhar nas redes sociais

Olá.

As tuas perguntas já foram as perguntas de todos nós, pelo que tudo o que precisas de saber está na base de dados do fórum. Assim, sugiro-te que uses a ferramenta " pesquisar". Lá encontras tudo o que queres saber e inclusivé já ficas a saber utilizar a ferramenta para o futuro. Estou a perder tempo a escrever esta mensagem mas já estou a mostrar-te o caminho ( indirecto) para as tuas perguntas. Se uma palavra-chave não der nada, tentas outra relacionada com o assunto e vais tentando até dominares isso.

Em relação aos kits, hagen é uma boa marca. Se puderes comprar todos ( os indispensáveis) dessa linha, ficas bem servido. Compra o dos nitritos e nitratos, vão-te ser úteis para saberes quando terminas o ciclo do azoto ( um tema que já foi aqui muito falado, usa a ferramenta) e mais tarde para controlares os níveis de nitratos em relação às plantas. Quanto à elódea, o nome científico é: Egeria densa.

Olá vamos lá tentar responder a algumas coisas :D

Nome da planta será "Egeria densa", tenta ver se é!

Quanto a meteres bacterias para o aqua acho que não é preciso mais 2semanas já podes por umas coridoras e uns peixes resistentes para completarem o ciclo mais rapido.

Para veres se o ciclo está completo e se está tudo bem para os peixes compra os testes de ph amonia nitritos e nitratos (só tenho os 2 primeiros,mais assim não tens a certeza absoluta se o ciclo já terminou :wink: )

Com o cloro acho que não vais ter problemas plo que sei ele evapora ao fim de algum tempo(relativamente rapido),mas espera por alguem que te confirme ou não o que te disse!

Acho que respondi a tudo ou quase tudo :?

Abraço...

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

:wink:

Obrigado a todos os colegas aquariófilos que me deram esta orientação,assim não fico com tantas dúvidas quanto ao caminho a seguir...

Qaunto á aágua devo então deduzir que não colocam nehun condicionador certo???

Desculpem esta última pergunta

Obrigado e Saudações aquariófilas

Depende do que entendes por condicionador :wink:

Pessoalmente costumo colocar umas gotas de aqutan da sera na água das tpa's no meu aquário. Uso o aqutan mais por descargo de consciencia pois já por diversas vezes coloquei água directa da torneira sem problemas nenhuns.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!