Plantas no meu aqua

Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um aquário com 50 litros que tem 3 plantas (infelizmente não sei os nomes) e um tufo de musgo de Java.São todas de médias dimensões.O que eu gostava de saber é se tenho plantas a mais/menos no aquário e se a quatidade pode afectar as propriedades quimicas da água (a água que introduzi era naturalmente alcalina, equilibrei o PH para neutro, uma semana a seguir já era alcalino outra vez).Podem-me ajudar??

Publicado:

Viva,

Há certas plantas que na falta de CO2 dissolvido na agua, vão buscar o carbono que necessitam ao Kh (carbonatos e bicarbonatos), chama-se a isto Descalcificação Biogenica. Isto vai fazer com que o Ph suba.

Para saberes a quantidade de CO2 dissolvido na agua mede o Ph e o Kh e utiliza esta tabela http://www.thekrib.com/Plants/CO2/kh-ph-co2-chart.html para saberes o nivel de CO2. Nem todas as especies têm este comportamento.

Quanto à quantidade de plantas na minha opinião quantas mais melhor :shock: .

Publicado:

Alguem me sabe dizer qual é o nome da planta que já vi, em várias fotos de aquários, que cobre o fundo do aquário com um tapete verde simplesmente espectacular.Se conhecerem sabem onde a posso comprar??Existem algumas condiçoes especiais para manter esta planta??

Publicado:

Existem várias plantas que formam o tal tapete.

Em principio deves estar a falar da Riccia Fluitans, mas a Glossostigma Elationoides entre outras também forma um belo tapete.

No entanto é necessário, paciência e muita luz

Cumps,

Carpe Diem

Publicado:

Ora mais um maravilhado com o efeito de tapete verde. Não te quero desentusiasmar, mas a maioria é muito difícil, então em aqua pequenos como o teu com pouca luz... Começa por meteres uma amazónia, umas anubias, cabombas, feto de java e musgo de java.

São as plantas mais comuns e baratas, são tão boas como as outras, depois, se a coisa correr bem atiras-te a outros voos. É bom ganhar um pouco de confiânça primeiro.

Ó João_m_gil, eu estou cheio de sono e tudo, mas redução no KH não tende a subir o pH, tende a baixá-lo... o KH é como um buffer alcalino.

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Viva,

Ó João_m_gil, eu estou cheio de sono e tudo, mas redução no KH não tende a subir o pH, tende a baixá-lo... o KH é como um buffer alcalino.
Lê isto: http://www.thekrib.com/Plants/CO2/decalcification.html

Plants like Elodea, Najas, Eigeria, Ceratophyllum, and Vallisneria are able

to utilize the bicarbonate ion, HCO3-,   They remove CO2, leaving behind

OH-.  The high pH created causes precipitation of calcium carbonate on the

leaf.  The increased OH- drives the equation, HCO3- -------> H+ + CO3--  to

the right.  The H+ combines with the OH- to form H2O, and the CO3--

combines with Ca++ to precipitate out as CaCO3.

In short, plants force the pH up when they take CO2 or bicarbonate out of the water.
Publicado:

viva, não fica tão bonito mas tb consegues fazer o efeito de tapete com musgo de java, sinseramente glosso não aconselho para começar, podes tb esperimentar a riccia que é muito menos exigente, mas que tem alguma técnica no que repeita em mante-la no fundo. Algumas cryptocorines tb dão um efeito bonito para o primeiro plano.

As plantas podem ir buscar, bicarbonatos, a composição da água, descalsificação endógena, e isto faz subir o ph, mas não me parece que tenhas planta a mais que provoquem tal efeito, de qualquer forma ajudava se testasses a água que introduzes no aqua.

26675160.img.jpg