suPafIsH Publicado Agosto 29, 2005 Publicado Agosto 29, 2005 Boas... Bem decidi.me em fazer uma sump mais equilibrada as minhas nessecidades, portanto tenho andado a fazer um esboços e gostava de ter a vossas opiniões acerca do projecto ao qual cheguei... Ora aqui vai: 1-Entrada de agua do aquario (linha mais grossa); saida de água do escumador (linha mais fina) 2-"Baffles" 3-Bomba que envia agua para o escumador 4-refugio 5-Bomba que envia agua para Desnitrificador/eco-aqualizer/reactor calcio 6-2ªs "Baffles" 7-Saida de agua de Desnitrificador/eco-aqualizer/reactor calcio 8-Compartimento da bomba de retorno 9-Escumador 10-Desnitrificador/eco-aqualizer/reactor calcio 11-Sensor de nível As medidas são: - sump 80x55x35 154L , as baffles teram 27cm e serão espaçadas de 5cm; o refugio vai ter 50cm - reservatorio 10x55x35 +/- 20L Fico a Aguardar Cumpts Duarte
Duarte Conceição Publicado: Agosto 29, 2005 Publicado: Agosto 29, 2005 Boas. Assim à primeira vista salta logo o tamanho do refúgio 50 cm, aos quais se somares 30 tens o comprimento da sump. 30 cm parecem-me poucos para instalação da bomba do escumador (e o escumador onde fica?), bomba de retorno e outros equipamentos como o desnitrificador ou reactor de cálcio como referes. Eu na minha sump tenho um esquema muito parecido e até já estou arrependido por ter ocupado quase todo o móvel (85x40x50) com a sump o que me deixa com um pequeno espaço para um bidon de 30 lt para agua de reposição e já ando a pensar em trocar de sump para uma mais pequena para instalar um reactor de cálcio. Por isso pondera bem todos os prós e contras de uma sump com muitas divisões e comprida (isto se tiveres o aquário num movel tipico é claro). Cumps Duarte
Celso Suguimoto Publicado: Agosto 30, 2005 Publicado: Agosto 30, 2005 Eu prefiro a construcao de sump simples... qto mais divisoes mais bolhas e menos espaços para equipamentos mais parrudos. Meu antigo sump tinha tres divisorias e nao conseguia colocar o HSA qdo troquei de skimmer... acabei comprando um aquario simples e estou usando como sump. Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br
Bruno Barreiros Publicado: Agosto 30, 2005 Publicado: Agosto 30, 2005 A água que sai do escumador volta para trás e volta a passar pela bomba do escumador? Ou será que não percebi bem. Quanto à divisória para onde cai a água e a da bomba de retorno eu fazia o mais pequenas possiveis. Abraço, Bruno Barreiros
suPafIsH Publicado: Agosto 30, 2005 Autor Publicado: Agosto 30, 2005 Boas... Duarte- Todos os equipamentos são externos ( bomba de retorno e outros equipamentos como o desnitrificador ou reactor de cálcio ). Quando te referiste a fazer uma sump mais curta que dimensões estarias a pensar? Celso- Como retiras as bolhas e microbolhas na tua sump? Bruno- Sim a agua passa duas vezes pelo mesmo sitio, para que passe nas baffles para retirar as bolhas.. Cumpts Duarte
Rui Peixoto Publicado: Agosto 30, 2005 Publicado: Agosto 30, 2005 Quanto à divisória para onde cai a água e a da bomba de retorno eu fazia o mais pequenas possiveis. eu por acaso acho q não, pelo menos no que respeita à divisória onde está a bomba de retorno, isto se nao tiver um esquema automatico de reposição de agua. Uma vez que é nessa divisão que se vai sentir a descida do nivel de agua por evaporação. Qto menos agua lá tiveres, mais tens de ter cuidado para nao deixar a bomba a trabalhar em seco. cumps
suPafIsH Publicado: Agosto 30, 2005 Autor Publicado: Agosto 30, 2005 bOAS... Eu por acaso tenho um sist de reposição automatica mas tava a pensar medir as oscilações na parte do refugio! Estou em erro? Cumpts
Duarte Conceição Publicado: Agosto 30, 2005 Publicado: Agosto 30, 2005 Eu por acaso tenho um sist de reposição automatica mas tava a pensar medir as oscilações na parte do refugio! Estou em erro? Sim estás. Conforme o Rui referiu a evaporação a notar-se é no último compartimento da sump, pelo que o sensor de nível deverá estar aqui instalado. Não tinha percebido que tinhas todos os equipamentos externos! Quando me referi a mais curta era no sentido de poupar espaço dentro do móvel, porque é um problema com o qual me debato actualmente...agora as dimensões são contigo tendo em conta o espaço debaixo do móvel e os equipamentos que queiras meter na sump. No meu caso estou a pensar reduzir de 85 cm de comprimento para 60 mantendo todas as outras dimensões idênticas, ou isso ou seco o último compartimento à sump e elimino a camada de aragonite. Cumps Duarte
suPafIsH Publicado: Agosto 30, 2005 Autor Publicado: Agosto 30, 2005 Boas... A minha unica preocupação de ter uma sump de dimensões mais reduzidas é não ter agua suficiente para tapar por completo a descarga de agua do aquario... Eu neste momento tenho uma sump de 120L simples e o nivel da agua na sump e menos de metade do aquario... As dimensões do meu móvel "aproveitaveis" para a sump são 100x35 Cumpts Duarte
Rui Peixoto Publicado: Agosto 30, 2005 Publicado: Agosto 30, 2005 nao sei se vou dizer um disparate, mas cá vai eheheheh: se precisas de ter a tal sump simples a metade para dormires descansado será que o problema nao está na capacidade de descarga de agua do aquario principal? - como uso overflow, tenho apenas um "fio" de agua acima da caixa, ou seja só mesmo o volume de agua representado por esse "fio" é q vai para a sump, caso falte a luz. noutro aquario que tive, a descarga era feita atraves de um furo, a agua mantinha-se estavel um pouco acima do tal furo, resultado: se faltasse a luz, saía agua até o furo estar completamente descoberto como é obvio. Era muitooo mais agua será que podes estar com esse problema? cumps
Bruno Barreiros Publicado: Agosto 30, 2005 Publicado: Agosto 30, 2005 Quanto à divisória para onde cai a água e a da bomba de retorno eu fazia o mais pequenas possiveis. eu por acaso acho que (palavra corrigida) não, pelo menos no que respeita à divisória onde está a bomba de retorno, isto se não (palavra corrigida) tiver um esquema automatico de reposição de agua. Uma vez que é nessa divisão que se vai sentir a descida do nivel de agua por evaporação. quanto (palavra corrigida) menos agua lá tiveres, mais tens de ter cuidado para não (palavra corrigida) deixar a bomba a trabalhar em seco. cumps Rui tens toda a razão, óbviamente que ao dizer estas dimensões contava com um sistema de reposição de água automático. Ele até existe na figura mas está quanto a mim a ser direcionado para a divisória errada na sump. Abraço, Bruno Barreiros
Celso Suguimoto Publicado: Agosto 30, 2005 Publicado: Agosto 30, 2005 No meu sump simplesmente nao há formação de bolhas... alias a função do sump não eh acabar com microbolhas e sim esconder os equipamentos (pelo menos pra mim) ... por isso nao reparem na bagunça Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br
Nuno Prazeres Publicado: Setembro 8, 2005 Publicado: Setembro 8, 2005 Eu estou com o Duarte Conceição. Num sistema convencional com a sump no interior do móvel de suporte, se a dita sump serve apenas para colocar equipamento cuidado com a sua dimensão porque diz a experiência que no móvel vai sempre faltar espaço para equipamentos acrescidos. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Miguel Gonçalves Publicado: Setembro 8, 2005 Publicado: Setembro 8, 2005 Boas, por acaso nao ponderas-te em por o refugio por cima da sump...ganhavas mais espaço para alguns equipamentos. para mim um deposito de reposiçao com 20 lts é muito pouco...dá para dois dias sensivelmente... se quiseres ver o meu...para teres uma uma ideia posso enviar-te uma foto. um abraço
Recommended Posts