ajuda para realizar um projecto


xic0

Recommended Posts

boas... tou a montar um projecto para um aqua com 150x60x60 de mbunas e preciso de algumas sugestões...

 

1-estou a pensar como filtragem usar uma sump 80x40x40...nao sei se será muito ou pouco...

 

2- estou indeciso entre um overflow e em furar o aqua... se fosse possível gostava de saber se caso fure o aqua poderei controlar o caudal que cai e destes dois qual o mais aconselhável...

 

3-quantas bombas de circulação terei que colocar??? que potência??

 

4- em relação à iluminação...que lampadas usar??? t5 e suficiente?? quantos watts?

 

obrigado pela atenção :shock:

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

1 - quanto a filtragem não me parece que sump seja o ideal para africanos mas espera que alguem te fale disso,

 

2 - bem em relação a isto não te posso ajudar,

 

3 - aqui deves ter pelo menos 6x a litragem do teu aqua por hora, por exemplo aqua de 100 L deves ter bombas que façam 600 L/hora, lembra-te africanos sujam muito

 

4 - a iluminação os africanos não são nada exisgentes logo as vulgares T8 chegam, acho que 2 T8 de 1,20 m devem chegar

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O meu é 190x50x60 e tenho 1 fluval 404 e 2 fluval 4plus a fazerem a filtragem. Para iluminação tenho duas T8 de 1,5m.

Sumps em aquário de ciclídeos, principalmente mbunas, não são muito adequadas, obrigando depois a colocar muita movimentação de água para que a filtragem se faça com eficácia, embora também se consiga fazer, qualquer sistema é bom desde que se consiga manter a água mais ou menos limpa.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sumps em aquário de ciclídeos, principalmente mbunas, não são muito adequadas

Não concordo contigo João.

 

O objectivo da sump num aquário de mbunas é tratar da filtragem biológica a aumentar a quantidade de água do sistema no seu todo, algo que faz com bastante eficácia baixando os nitritos e amónia que em ph elevado se querem muito mas muito baixos.

Mas como as cagadelas dos bichos afundam é necessário um sistema de filtragem mecânica para resolver essa parte :wink: .

 

No meu aquário actual tenho 100L de água em sump, circulados por duas bombas eheim de 1000L/h cada e um fluval 4 plus a fazer filtragem interna no aquário.

 

No aquário que vou fazer para os tropheus (150*50*50) a filtragem será feita nos mesmos moldes de actualmente apenas usando 200L de sump em vez de 100.

A iluminação fica a cargo de 2 calhas da jebo de 1M que já tinha aqui em casa e que vou aproveitar, dado que o interesse é criar algas e não criar plantas :D

 

Xico: em relação a furar ou meter uma overflow, isso depende. Eu opto por furar normalmente, mas isso pode trazer problemas um dia mais tarde se quizeres vender o aqua, porque nem todas as pessoas usam sumps.

Usando overflow não furas o aqua mas tens de garantir que a overflow funciona mesmo depois de um corte de energia.

É uma escolha tua. Só tens mesmo de garantir que todo o sistema re-inicia normalmente após um corte de energia, não desferrando.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

A tua opção é como outra qualquer...

Não sou aplojista das sumps nos aquários pelas razões:

- a água que tu argumentas que tens a mais na sump eu prefiro aumentar o tamanho do aquário;

- normalmente são sistemas que fazem mais barulho;

- em termos de aumento na qualidade da água, não consigo notar diferenças de um sistema para outro;

Com isto não quero dizer que a sump é melhor ou pior do que outro sistema qualquer. Mas acho que é muito mais fácil ir à loja comprar um filtro externo do que andar a montar a sump, principalmente para quem começa.

 

Factos:

- aquário de 500L

- filtro externo fluval 404

- 40 a 45 mbunas adultos não sei ao certo :wink: ;

- não tenho problemas de nitritos nem nitratos;

- só tenho um único problema: estão sempre a parir as gajas :D

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- só tenho um único problema: estão sempre a parir as gajas :wink:

A culpa é dos fluval 4 plus... meti um no meu aqua e os gajos ficaram doidos e as gajas de boca cheia :D

Como tu tens 2...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais