Recommended Posts

Publicado

Olá a todos os users do forúm.

Recentemente comprei 2 casais de guppies e num espaço de 2 dias os machos morreram, os sinais que apresentavam era as barbatanas a serem "corroidas" por uma especie de pelicula branca até que desapareciam, no resto do corpo não havia haviam pontos brancos o que me deixou na dúvida se seria ou não Íctio. Disseram-me que era de origem bacteriana e que o melhor seria aplicar bactopur (sera). De modo a evitar a morte do último macho apliquei conforme escrito no panfleto que acompanha o producto, inevitavelmente este morreu, mas agora as femeas começam a apresentar os mesmo sinais (e uma delas tem a boca esbranquiçada) apesar de na altura as femeas parecerem saudaveis, inclusive uma delas teve filhos. Os restantes peixes não apresentam qualquer problema visivel (Neons, víuvas ...) Gostaria que me elucidassem quanto ao problema e á sua resolução.

Obrigado

Publicado:

Olá!

De facto não é ictio mas sim doença bacteriana. Normalment o baktopur direct (pastilhas que penso que são melhores que o líquido) costuma resultar mas se calhar já não foi a tempo de salvar os machos. Continua o tratamento... talvez as femeas se safem.

Vejo que és novo no forum :lol: O aquário foi montado recentemente? Deixaste-o a ciclar?

João Fonseca

Publicado:

Bem parece que nem a tempo de salvar as femeas vou!No panfleto dizia que

o tratamento deveria ser durante 3 dias sendo o dia do meio para "pausa", isto é para não administrar o bactopur. O aquario é recente isto é tem +- meio mes. Não entendo o que queres dizer com ciclar.

Vi nalguns topicos que em alguns problemas nos peixes usava-se sal, será que neste caso tambem devo usar?Já agora quando e que se deve usar sal e porque?Tem a ver com a interferencia que este tem no crescismento e desenvolvimento de algumas bactérias?

Obrigado

Publicado:

Penso que se tiveres peixes oviparos não deves utilizar sal, o que é o caso dos cory's (não sei se tens). Já tive alguns problemas com guppys a nivel bacteriano e a experiência diz-me que essas coisas devem ser sempre atacadas o mais rapido possivel e em relação à utilização do baktopur utilizo sempre durante mais tempo do que dizem no panfleto e em maior dose. Do ultimo problema que tive, tambem tinham a boca esbranquiçada e umas zonas esbranquiçadas (era não sei que flexobacter colunaris (aposto que o nome não é este mas é algo parecido) :shock: ). Começaram a morrer muito rapidamente vários peixes por dia até que comecei a dar o baktopur liquido no dobro da quantidade que eles diziam no panfleto e sem interrupção durante 10 dias +/-. A verdade é que desde aí nunca mais morreu nenhum peixe e as femeas depois disso já tiveram muito e muitos alevins :D

Publicado:

Olá,

Não entendo o que queres dizer com ciclar.

Dá uma vista de olhos aqui: http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

O mais provável é ser, como foi dito, ataque bacteriano.

No entanto o medicameto ou sal podem não ser a solução. Tens de encontrar o motivo que levam ao aparecimento das bactérias.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Eu acho que é simples o aquario ainda não fez o ciclo e os guppys podem ser forte contra ataque bacterianos mas em aguas a ciclar eles não se dão nada nada bem.

Nota: lê o link acima e o site todo que sempre aprendes e não compres mais peixes mas proximas 3semanas!

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn