Aquario para Ciclideos...Quentinho...Acabadinho de fazer!!!


Recommended Posts

Obrigado pela lista pato911

Quanto ao processo ainda n tive tempo pra por, visto k tou ocupado a fazer uns acabamentos...vou fazer em principio as laterais do akua tb da mma maneira...

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiz mais algumas aquisiçoes:

 

:? 2 Melanochromis auratus

:arrow: 2 Labidochromis caeruleus

 

Rato, desculpa lá a pergunta: porque é que andas a perguntar ao pessoal que peixes colocas no aquário se já andas a adquirir tanto peixe?

 

2 auratus: nesse aquário só se for para se matarem um ao outro e matarem os outros de seguida.

 

2 caeruleus: sim, essa aquisição nem é má, devias era ter comprado mais...

 

Nesse aquário quando muito consegues ter 6 a 8 peixes adultos, ou seja, os caeruleus e outra espécie não muito agressiva, ou pelo menos que não cresça muito, por exemplo os saulosi ou mesmo até os estherae. Mais do que isso vais ter problemas no futuro. É claro que enquanto jovens não terás problemas, quando começarem a acasalar aí bem podes fugir :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse aquário quando muito consegues ter 6 a 8 peixes adultos,

Em 80*25*25? São apenas 50L brutos embora com 80cm de frente... acho que 6 a 8 adultos de 12cm é demasiado.

 

Aqui em casa com 100cm de frente e 50 de profundidade de vez em quando é a guerra total e são apenas 15 peixes, dos quais 3 ainda são juvenis.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 80*25*25? São apenas 50L brutos embora com 80cm de frente... acho que 6 a 8 adultos de 12cm é demasiado.

Nuno tens razão :? quando olhei para os 80 pensei que as outras medidas eram as habituais :arrow:

Realmente nesse volume não vai ser fácil.... :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

Resolvi fazer o que vcs dizem..ja tou farto de levar na cabeça...

Quanto aos peixes que adquiri ontem, foi um erro... mas tb porque no sitio onde compro é uma questao de sorte, eles n nos dizem se os peixes se dao com outros ou n..tiramos a referencia e prontro... e nem sempre ( ou quase nunca ) existe aquilo que procuramos...Perguntei por conchiculas... nem sabiam que havia peixes com esse nome!!!!

ja agora o que acham de Labeotropheus Trewavasae e Pseudotropheus Macrophthalmus?

Quanto aos auratus... sao os dois diferentes... tenho esperança que seja uma femea e um macho.

 

 

A possivel femea

 

Pic_3839_5.jpg

 

 

O possivel macho

 

Pic_3839_6.jpg

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Homem... quando é que vais perceber que o teu aquário é muito pequeno para mbunas?

Tens um aquário com apenas 25cm de fundo... um peixe de 12cm se quiser dar a volta fica apertado!

Não interessa os mbunas que escolhes... todos eles serão grandes demais em adultos para caberem e viverem com um minimo de condições no teu aquário.

 

Se o aquário tivesse dimensões "normais" a coisa era diferente e já poderias albergar os tais 6 a 8 adultos que o João estava a falar, embora um pouco apertados quanto a mim.

Os auratus... quando um deles ficar de cor negra o teus problemas começam. Tal como a maioria dos mbunas os auratus não são animais de casal mas de harem, com a particularidade especial de no caso dos auratus, tanto o macho como a fêmea serem muito agressivos entre eles e com os "colegas" de aquário.

 

Sendo de harém isso significa que o macho vai perseguir a fêmea constantemente no intuito de acasalar e não vai aceitar um não como resposta.

Acontece que se a fêmea ficar com ovos o macho não a vai largar mesmo assim. Agora junta o facto de a fêmea estar com ovos e não comer e o macho andar sempre a querer acasalar de novo e já podes ver que o resultado não é animador.

 

Agora das duas uma... ou devolves os peixes todos à procedencia ou arranjas um aquário maior para eles, tal como estão a médio prazo podes vir a ter uma série bem desagradável de mortes :(

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo bem...quando tiverem maiores vou mudalos para um akuario maior...

Por enquanto tao bem aqui na engorda...

Niguem respondeu á minha pergunta... se á posibilidade de ser macho/ femea? devo comprar pelo menos mais uma femea?

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo bem...quando tiverem maiores vou mudalos para um akuario maior...

Por enquanto tao bem aqui na engorda...

Niguem respondeu á minha pergunta... se á posibilidade de ser macho/ femea? devo comprar pelo menos mais uma femea?

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se pensas dentro em pouco a mudar de aqua ficam as coisas melhores,

em mbunas o ideal é 2 femeas para cada macho (Boa vida :lol: ) agora nesse espaço :) não tinha reparado muito bem as medidas :?:arrow: deves manter apenas 2 especies entre essas os caeruleus são 5 ***** muito sociaveis e pacificos,

 

tenta colocar especies com cores diferentes por exemplo os caeruleus são amarelos existe uma especie :arrow: (não me lembro do nome e não quero enganar-te) que o macho é azul e a femea amarela ora, se colocas estas 2 especies pode acontecer hybridação pois o macho azul so ve :( a femea amarela seja la qual for :arrow: por isso pensa e estuda antes de compraers os animais

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo à tua pergunta acerca dos auratus...

Em juvenis não há diferença entre o macho e a fêmea.

Em adultos os machos são pretos e as fêmeas mantêm a cor juvenil. A foto não está muito nitida, mas parece-me que o segundo peixe está a ficar mais escuro e se assim for poderá ser um macho.

 

Idealmente deverias ter mais uma fêmea pelo menos, mas se esse macho já está a mudar de cor, isso significa que está a atingir a "maioridade", o que na prática significa que todas os problemas que os mbunas dão, relativos à agressividade estão para começar.

 

Não fiques chateado de te chamarmos à atenção... muitas das vezes é por causa de pessoas que fazem os mesmos erros que tu (escolhas erradas e falta de espaço) e que não são avisadas, que os ciclideos ganham a fama de peixes muito maus e que levam a que as pessoas desistam deles.

 

Se forem devidamente compreendidos e mantidos, são peixes para dar muitas alegrias, durarem muitos anos e terem muitas crias. São peixes fantasticos mas precisam de condições. Se não as tiverem, por norma matam tudo o que está "a mais" e isso como é obvio acaba por lhes dar uma má fama, quando na realidade estão apenas a ser ciclideos... briguentos e territoriais como qualquer ciclideo que se preze :(

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao fico chateado por me chamarem á atençao...

So que é lixado um gajo fazer uns esforços do caraças, meses a fio pra fazer uma coisa fixe e depois meter a pata na possa... e ainda por cima levar na mona a torto e a direito!!!

Concordo contigo, os ciclideos sao peixes magnificos, muita vez difamados pela falta de experiencia e informaçao das pessoas, como eu!... No meu caso é dificiel encontar certas especies, porque tenho de conciliar muitas coisas(tamanho do aquario, etc...)e onde compro quase nunca teem nada, nem sabem dar explicassoes crediveis... para isso serve o forum acho eu...

Eu coloquei este topico para mostar o DIY, e acabei por levar nas orelhas como gente grande...

 

obrigado pelas criticas...

 

ja agora deixo a pergunta: no meu aquario posso por plantas? como por exemplo anubias.... tenho um feto de java pequeno e eles nao lhe tocam...

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rato,

Será que nessa "loja de referência" não consegues devolver os peixes? Pede-lhes para trocar por plantas (anúbias, fetos de java, vlisnérias, por ex.). Ou então, teanta vendê-los aqui no forum a quem tenha condições para os ter. Se conseguires isso, basta-te depois comprares uns conchículas em lojas de confiança ou a pessoal aqui do forum.

Volto a dizer: fizeste um aquário bastante giro com esse fundo. Agora não estragues tudo colocando aí seres incompatíveis com esse espaço.

 

Estamos cá é para ajudar :D

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

trocar por plantas nao da...

ja agora podes dar me o nome latino das conchiculas...perguntei la e nao sabiam que peixe era esse!!!

Se me virar pras conchiculas(tanguanyca) tenho de me desfazer destes ciclideos todos certo???

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora podes dar me o nome latino das conchiculas...perguntei la e não sabiam que peixe era esse!!!

- Neolamprologus similis;

- Neolamprologus ocellatus;

- Neolamprologus brevis;

- Neolamprologus multifasciatus

- Telmatochromis sp. temporalis shell (estes são os meus preferidos :D )

Estas são as espécies que poderás encontrar com alguma facilidade em qualquer loja de aquariofilia digna desse nome :lol: , excepto os últimos.

Se me virar pras conchiculas(tanguanyca) tenho de me desfazer destes ciclideos todos certo???

 

Absolutamente todos :D

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso é dificiel encontar certas especies, porque tenho de conciliar muitas coisas(tamanho do aquario, etc...)e onde compro quase nunca teem nada, nem sabem dar explicassoes crediveis... para isso serve o forum acho eu...  

Caramba... estás em Lisboa, tens aí optimas lojas especializadas em ciclideos.

Se na que usas não te sabem explicar as coisas mas mesmo assim te vendem os peixes, então talvez seja a hora de mudares de loja.

Tomara eu aqui em Coimbra ter a diversidade e a especialização em ciclideos que há aí em lisboa.

Eu se quero peixes decentes ou vou ao Porto ou vou aí a Lisboa...

 

Eu coloquei este topico para mostar o DIY, e acabei por levar nas orelhas como gente grande...

Isso é normal... já todos levamos nas orelhas forte e feio mais que uma vez. No meu caso então já levei diversas vezes e só não levo mais porque já não digo tanta bacorada e também já não faço grandes asneiras.

 

ja agora deixo a pergunta: no meu aquario posso por plantas? como por exemplo anubias.... tenho um feto de java pequeno e eles não (palavra corrigida) lhe tocam...

Com mbunas as plantas são uma lotaria. Por norma anubias, feto de java e valisnérias safam-se mas depende dos bichos... passados como são tudo é possivel :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok aqui vai :D

 

o fundo estás mesmo muito porreiro quem me dera fazer um assim para completar o meu aqua ai ficava de sonho!

tens mesmo de contar como fizeste!

 

quanto ao tamanho do aqua ! deixa-me contar primeiro a minha historia!

 

eu nunca tinha visto ciclideos africanos até há cerca de um ano e como tal tinha um aqua de 30 litros com guppy.

qunado vi uns auratus e uns hibridos sul americanos quaisquer disseram-me que podia ter com os guppy!

escusado será dizer que tive de tirar os guppy de lá no mesmo dia pois foram imediatamente atacados!

isso ensinou-me uma grande lição nunca comprar nada antes de pesquisar e hoje nos dias da internet não há razão nehuma para não o fazer!

como gostei dos auratus pesquisei durante cerca de mais de um mes tudo o que pude e pus todas as duvidas que pude até saber que volume minimo deveria ter o meu aquario novo!

 

e claro devolvi os sul americanos a loja e a partir dai todas as minhas compras foram sempre antecedidas de um pesquisa rigorosa sobre o peixe!

 

posso tambem dizer que nos 30 litros os auratus não funcionaram tive de dividir a femea do macho ou ele matava-a!

por isso duvido que em 50 litros se bem que é mais comprido tambem não funcione como o pessoal te tem estado a dizer!

eles (muitos dos mbunas) são altamente territoriais e caso não tenham espaço e esconderijos sufecientes não fazem mais nada para alem de perseguir dos outros peixes!

 

para mbunas penso que o minimo será um 100x40x50 ou melhor ainda um 120x40x50 o preço quando comprado usado pode ser quase identico e caso tenhas espaço os 20 centimetros extra ajudam muito pois impede um macho de controlar o aquario todo!

eu tenho um macho e uma fema auratus sem problemas se bem que o aconselhado seja mas penso que o volume ajuda nisso!

 

eu não sou grande apreciador de muitos dos tanganica mas tambem nunca os tive para confirmar o seu comportamento por isso dou o braço a torcer para o pessoal que o suguere; e que para esse volume penso que nem uma colonia de so uma especie de mbunas pequenos ia funcionar!

 

por isso vai para os tanganica é a melhor opção!

 

se a loja onde compras não conhece os peixes a coisa torna-se complicada!

 

 

tens muitas boas lojas em lisboa com eles

redfish

aquaplante

naturline

reefdiscus

entre muitas outras inclusive podes ver no forum o site e consultar o mapa!

algumas até te permitem encomendar os peixes que queres!

 

eu no meu mantenho valisnerias gigantes que são regularmente atacadas tipo em intervalos de 1 ou 2 semanas ;tenho anubias e tambem cryptocorines que se tem tado a dar bem!!

 

boa sorte e leva isso com calma eu sei que é muito muito muito dificil mesmo mas tenta controlar as compras por impulso!

 

abraços

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola rato!

Ha relativamente pouco tempo fiz um estágio no aquário vasco da gama e, como a maioria do público não sabe, o aquário tem nos bastidores uma reserva de peixes destinada a troca/vendas ou exposiçoes futuras.

Acontece que esta reserva e composta maioritariamente por ciclideos africanos, m'bunas.

Estes peixes sao mantidos em aquarios de 60cm na sua maioria e em grande parte destes aquarios existem femeas a incubar.

Segundo os biólogos do AVG o truque consiste em sobrepopular o aquário o que faz com que os peixes nao nadem muito e tambem quebra o territorialismo dos machos alfa, fazendo com que crias e femeas se sintam mais a vontade, mas ao mesmo tempo providenciar bastantes esconderijos. Estes esconderijos eram conseguidos com pedra de xisto encostadas verticalmente ao vidro de fundo, mas com o teu background n vai haver problema.

As especies que o aquario mantem sao pseudotropheus elongatus, pseudotropheus zebra, labeotropheus trewasae entre outras.

Por isso podes sempre pensar num Malawi. Mas muita atençao aos parametros da agua,(trocando semanalmente 1/3 da agua do aquario e nao alimentando em excesso os peixes). fica.

fishman

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola rato!

Ha relativamente pouco tempo fiz um estágio no aquário vasco da gama e, como a maioria do público não sabe, o aquário tem nos bastidores uma reserva de peixes destinada a troca/vendas ou exposiçoes futuras.

Acontece que esta reserva e composta maioritariamente por ciclideos africanos, m'bunas.

Estes peixes sao mantidos em aquarios de 60cm na sua maioria e em grande parte destes aquarios existem femeas a incubar.

Segundo os biólogos do AVG o truque consiste em sobrepopular o aquário o que faz com que os peixes não (palavra corrigida) nadem muito e tambem quebra o territorialismo dos machos alfa, fazendo com que crias e femeas se sintam mais a vontade, mas ao mesmo tempo providenciar bastantes esconderijos. Estes esconderijos eram conseguidos com pedra de xisto encostadas verticalmente ao vidro de fundo, mas com o teu background n vai haver problema.

As especies que o aquario mantem sao pseudotropheus elongatus, pseudotropheus zebra, labeotropheus trewasae entre outras.

Por isso podes sempre pensar num Malawi. Mas muita atençao aos parametros da agua,(trocando semanalmente 1/3 da agua do aquario e não (palavra corrigida) alimentando em excesso os peixes). fica.

 

 

Boas...

Olha... primeiro que tudo sê bem vindo ao forum...

Gostei imenso do k tu disseste... dá animo ouvir coisas assim...

Os meu peixes estao mt bem e recomendam se... n tenho baixas... tenho feito tpa´s.. e ta tudo a correr as mil maravilhas...

ja tou a fazer planos pra fazer outro aquario maior pros por qd eles crescerem...

Eles adoram este... sempre nas tocas escondidos...e quando me veem pra lhes dar comina entram em locura e aparece uma "multidao" a sair dos buraquinhos pra encher a pança!

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
prometo em breve colocar o processo...

 

o processo, o processo... eu estou muito curioso com isso, o Down quer fazer um background, o davlima está a fazer um... acho que podia ser muito interessante para todos. Inspira-te, não és Rato, não és nada...

 

Fica bem

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola contemporanio...

Ficas desde ja convidado a vir ah minha casa ver o fundo...basta combinar...contacta me pelo msn...

Kuanto ao processo...infelizmente tive um azar com o pc (por isso a demora na resposta!...perdi as fotos..devo ter algumas no pc em casa da minha irma...tenho dir la ver!)

Mas eh basico... trabalhei a esforovite, dando as formas k eu queria... depois dei 5 ou 6 camadas de cimento cola e colei com siliconeao akua...simples n?

com imagens ficava mais porreiro...

vou ver o k ainda tenho por la...se tiver posto...

abraço...

ja agora es de onde?

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais