Recommended Posts

Publicado

Vejam estas fotos, e digam-se se esta platy estará grávida?

Ela teve uma mudança de coloração desde à uns tempos para cá, e parece-me um pouco mais gorda. Gostava de ouvir as vossas opiniões mais experientes. Caso se confirme, como devo proceder, paraque os alevins sobrevivam e crescam.

 

PS - Desculpem a qualidade das fotos!

 

P8250159.jpg

 

P8250158.jpg

 

P8250155.jpg

 

P8250152.jpg

 

P8250146.jpg

 

P8250145.jpg

Embolo

Publicado:

boas...

 

apesar de ter mais experiencia com guppies de que com platies, penso que ainda não está grávida, ou foi fecundada recentemente.

 

Quanto ao cuidado, é o mesmo que com os guppies, procura por alimentação de alevins, ou cuidado de alevins aqui no førum que há muitos tópicos sobre isso.

 

Boa sorte

Publicado:

A mim não me parece, pois a melhor garantia de estar grávida é o escurecimeno da zona anal devido à acumulação dos alevins.

No caso da tua não se nota essa zona escura.

 

Cumprimentos

José carlos

Publicado:
A mim não me parece, pois a melhor garantia de estar grávida é o escurecimeno da zona anal devido à acumulação dos alevins.

No caso da tua não se nota essa zona escura.

 

Cumprimentos

José carlos

 

Discordo. A mancha a que te referes indica a maturidade sexual. Caso contrário, como justificas que com 1 mes de idade as femeas já as tenham? Quanto ao escuricemento, é muito relativo. Podem ser albinas e a mancha quase não se notar. E podem ser bronze e a mancha ser quase preta. Por isso discordo disso. O melhor sinal é conhecer bem a barriga da femea e avaliar o tamanho. Para tal é preciso observações frequentes!

Publicado:

Ponho a hipótese de estar errado, talvez em certas situações não seja possível ver a zona escura, especialmente nas molies pretas :wink:.

Ao longo dos anos que tenho tido viviparos sempre me guiei pela zona junto à barbatana anal ficar praticamente preta. É verdade que nalgumas fêmeas essa zona não voltava a ficar clara após o parto, ficando menos escura do que antes, mas noutras ficava clara e só escurecia após nova gravidez.

Obviamente que existem outros sinais, a barriga mais inchada, embora possa ser sinal de outras complicações digestivas ou outras doenças. Um comportamento típico que o parto se aproxima é a perda de apetite, praticamente em todas as minhas fêmeas acontece isso.

 

Relativamente às espécies albinas não tenho experiência.

Volto a referir que a zona fica mais escura devido à acumulação de alevins, existem fotos de macros à zona anal em que é possível ver os alevins no interior da mãe. Uma dessas fotos está num livro editado em 1980's da "Editorial Presença", "O livro dos Gupys", penso que o nome é mais ou menos este.

 

O que aprendi foi em muitos sites, como por exemplo este:

http://aquariumhobbyist.com/guppies/pregnancy.html

http://www.aquariumfish.net/catalog_pages/...pies_page_1.htm

http://fish.orbust.net/livebearers.html

 

Cumprimentos,

José Carlos

  • 3 semanas depois...
Publicado:

Olá a todos,

 

Se me permitem a opinião sobre esta caso em particular é necessário deixar passar algum tempo para podermos dar uma resposta acertada.

As fêmeas de algumas espécies de ovovivíparos podem estar fecundadas mas deliberadamente “ suspenderem “ o desenvolvimento embrionário por várias razões.

Na fotografia em causa ninguém nos garante que o indivíduo não seja até uma fêmea que iniciou já o processo de reversão sexual e se esteja a preparar para se transformar num macho, o que não é invulgar entre quase todos os Xiphophorus em determinadas circunstâncias especiais.

A pergunta é muito frequente e a resposta é simples mas requer alguma atenção. Já foram dadas inúmeras respostas noutros casos idênticos mas aqui nem estou a aconselhar uma pesquisa prévia.

Os Platys, ( como todos os membros da sub-família Poeciliinae ), têm a particularidade de exibirem um acentuado dimorfismo sexual no estado adulto, isto é, os caracteres primários de ambos os sexos são muito visíveis e distintos.

Em peixes que atingiram o seu crescimento máximo, as fêmeas são maiores e quando estão em gestação apresentam uma barriga tanto mais desenvolvida quanto se aproxima o final da gravidez. Na variedade selvagem ( original ) e em algumas estirpes desenvolvidas pelo homem, é ainda visível durante a gestação a dita “ mancha de gravidez “ que se situa no fim do abdómen, perto da zona anal e da barbatana com o mesmo nome de forma triangular, noutras não.

Algumas variedades selvagens de Platy têm essa mancha tão evidente que é possível observarem-se os olhos dos embriões a pouco tempo antes do nascimento.

Nesta suposta fase é difícil dizer o que quer que seja com rigor absoluto mas aparentemente de facto ou a gestação está no início ou não se deu a fertilização ainda.

Atenção porque uma fertilização pode dar origem a várias ninhadas.

Os Poecilideos apresentam uma peculiaridade chamada superfetação que consiste na fecundação dos óvulos por espermatozóides armazenados na parede do ovário da fêmea. A fêmea pode armazenar o esperma por um período que ronda o máximo de 10 meses, dando origem até 9 partos consecutivos.

Por essa razão ninguém nos pode garantir que a fêmea não esteja fertilizada.

Estas fotos são de Agosto pelo que o seu autor já nos pode dizer como evoluiu a situação.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com