Recommended Posts

Publicado:

Olá.

Hum... :?

Muito difícil... eu não me aventurava nisso. 7 litros não é nada. Nem chega a ser uma TPA. Por isso, vai ser um bocado difícil de manter valores estáveis de pH's ácidos nesse aquário (se é que se pode chamar aquário).

A única coisa que te posso aconselhar, mas não é muito fiável, é que uses uma água para as trocas, que tenha um pH perto do valor a que queres chegar.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá de novo.

Diz-me uma coisa, se fazes favor. Tens animais (peixes) em ambos os aquários?

Qual a percentagem de água que costumas trocar de água do aquário de 7 litros? Ou seja, quantos litros de água, do aquário de 7 litros é que tiras para o outro?

Se tiveres peixes em ambos os aquários, não é uma boa ideia continuares com esse sistema. Pois com o metabolismo dos peixes, os níveis de produtos tóxicos em ambos os aquários vão aumentando ao longo do tempo (nitratos e fosfatos, essencialmente). Sem contar, que existem muitos elementos que apenas podem ser repostos via água proveniente da torneira e/ou fertilização química.

Quanto à troca de água do aquário de 7 litros. Deves compreender, tal como já expliquei no outro post, que quanto menor o volume de água que tenhas, mais difícil de controlar os parâmetros do aquário. Pois se reparares, basta uma pequena troca de água para variar os valores todos em grande escala :lol:

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá

E mesmo com um aqua de +/- 80 litros, coo faço para baixar o ph?

preciso de baixar cerca de 2 ou 1.5 valores.

Há alguma maneira sem ser com produtos quimicos?

Publicado:

Com acido carbonico. (Inserção de co2).

Um tronquito tambem ajuda, mas pouco, e a médio/longo prazo.

Outra coisa que podes fazer, embora mais dispendiosa, é colocar turfa no filtro, tambem vai ajudar a baixa um pouquito, mas também de vai deixar a agua um pouco amarelada (se tiveres um amazonico, ou os seus peixes, é ouro sobre azul). É uma questão de gosto.

Mas a melhor opção, quanto a mim, é mesmo a inserção de co2,o caseiro funciona perfeitamente.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

troco metade da agua do aquario mais pequeno e reponho essa metade com a agua do aqua grande ( onde tao os outros peixes )

no outro dia a agua ( do aqua pequeno tava alcalina) e o meu pai pos duas gotas do produto pa fazer descer o ph e resultou....mas um problema se for em demasia mata os os meus alevins ja aconteceu uma vez ...mas nao desta............ :P

Publicado:

Podes ver qual é o ph da água da torneira da tua zona e comprares um garrafão de 5L de água do lidl e misturar. A água do lidl tem entre 5 e 6 de ph e cada garrafao custa 40 centimos.

Helder Quinzico

Publicado:

Olá a todos.

Com acido carbonico. (Inserção de co2).

Um tronquito tambem ajuda, mas pouco, e a médio/longo prazo.

Outra coisa que podes fazer, embora mais dispendiosa, é colocar turfa no filtro, tambem vai ajudar a baixa um pouquito, mas também de vai deixar a agua um pouco amarelada (se tiveres um amazonico, ou os seus peixes, é ouro sobre azul). É uma questão de gosto.

Mas a melhor opção, quanto a mim, é mesmo a inserção de co2,o caseiro funciona perfeitamente.

Hum... :lol: Estavas a responder a quem? Ao reixida ou ao João Faria?

Se foi ao reixida, concordo contigo, mas caso contrário não.

7 litros não são nada!! Basta o CO2 variar um bocado o seu caudal, e os valores de KH e pH variam brutalmente :D Quanto à turfa, concordo contigo, mas acho um disperdício para a litragem em jogo.

O problema do CO2 em litros, é que vamos também saturar a água facilmente. Por mais ao topo que se coloque o difusor, em princípio, a água vai andar sempre saturada de CO2. O que pode ser um problema se quiseremos manter peixes neste volume (mais um problema...).

troco metade da agua do aquario mais pequeno e reponho essa metade com a agua do aqua grande ( onde tao os outros peixes )

Eu não sei o que é que tens nesse aquário de 7 litros, mas se tiveres peixes, acho errado o que estás a fazer. Ao retirares água "velha" do outro aquário, ela vem já com uma concentração de nitratos (e outras coisas) elevada. E o que os peixes querem, é uma concentração de nitratos baixa. Por isso, estás é a andar para trás :P

no outro dia a agua ( do aqua pequeno tava alcalina) e o meu pai pos duas gotas do produto pa fazer descer o ph e resultou....mas um problema se for em demasia mata os os meus alevins ja aconteceu uma vez ...mas não (palavra corrigida) desta............

Estás a ver? Duas gotas apenas... Por isso, mais uma vez o digo: É muito difícil ajustares e manteres um parâmetro químico nesse volume. Então se fazes TPA's de 50%, esquece mesmo :P

Podes ver qual é o ph da água da torneira da tua zona e comprares um garrafão de 5L de água do lidl e misturar. A água do lidl tem entre 5 e 6 de ph e cada garrafao custa 40 centimos.

Ora aí está uma ideia óptima. E falas bem em misturar, porque o grande problema dessas águas, é que são muito pouco mineralizadas. E basta os peixinhos darem umas "mijadelas" ou uns "traques", que variam logo os parâmetros todos :? Se com litragens maiores já é difícil, imagina em 7 litros :?

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!