Recommended Posts

Publicado

Olá a todos, estou com dois problemas no meu aquário que são, algas verdes e falta de ferro. Data da montagem 14-5-2005

Aquário de:

- 220 Litros,

- Filtro externo-1450 lts/hora,

- Iluminação suspensa (a 25 cm d’agua), 210 wts

- Substrato, humos, laterite, e será flore-depot

- Areia de rio (já teve antes no aquário)

- CO2 caseiro e introdução de 5ml de Hortrilon todas as semanas

- Fundo feito em poliuretano

- Dois troncos (já tiveram antes no aquário)

Efectuo mudanças de ¼ todas as semanas, e estas duas ultimas semanas introduzi no aquário Flourich Irin (suplemento de ferro) todos os dias 5 ml, e Flourish Potasium (suplemento de potacio) produtos da SEACHEM, inicialmente meti na areias alguns pregos, mas não resultou e pelos vistos nem com adição de ferro isto vai lá… Quanto as algas, não tenho nitritos nem nitratos no aquário, estou aguardar um produto da Azoo, que é: Azoo algae away (espero que resulte).

Que me dizem disto, algas sem nitratos e sem fosfatos e falta de ferro com adição dele a força toda… COMO PODE, será que me esta a escapar algo?

Abraço a todos

Publicado:

Olá.

Eu apostaria em dosear menos ferro todos os dias, se é que realmente se trata dessa carência. 5 ml diários para um aquário desse volume e essa luz poderá ser muito. Experimenta dosear 10 ml semanais repartidos pelos dias da semana. O facto de teres algas pode-se dever a isso mesmo: excesso de ferro, especialmente senão tiveres plantas de crescimento rápido que te estejam a consumir esse ferro. Ao contrário do que muita gente pensa, as algas não aparecem apenas com excessos de nitratos/fosfatos. As algas aparecem quando há desiquilíbrio entre os vários nutrientes, para a luz que se tem, se as plantas não estiverem saudáveis e consumir esses mesmos nutrientes. Os 5 ml de hortrilon que aplicas também não contêm suficiente magnésio para esse ferro ser aproveitado. Por isso, tens aí vários factores que possivelmente te deixam as plantas com o crescimento "atordoado" e que te provocam um boom de algas.

Publicado:

Olá, não tenho um BOOM de algas e sim algumas algas verdes, dizes que a luz poderá ser muita mas não é, devido a ter um tapete de glossostigma e riccia entre outras plantas que necessitam de luz no meu ver está muito bem, até porque já tive menos 30 wts e a glossostigma estava a ficar com 3 a 4cm de altura e isso era falta de luz por esse mesmo motivo é que tenho a luz que tenho, mas neste momento as algas estão a desaparecer, não sei se será por ter metido no aquário uns devoradores de algas (camarões e 3 peixinhos siamensis). Quanto a eu adicionar FE todos os dias é devido a não ter ferro no aquário e como sabes a falta de ferro põe as folhas das plantas com uma película castanha e foi por esse motivo que comecei a faze-lo, neste momento as folhas já não tem essa tal película, mas ainda existe em algumas partes do fundo. Eu acho que será a minha equipa de limpeza que esta a tratar do caso… O problema é que nos testes apesar da forte injecção de ferro o valor ainda é ZERO. O que será que está a consumir o ferro? Será normal, devido ao aquário ter pouco tempo de montagem?

Abraço a todos

Publicado:

Olá.

O que quis dizer é que a luz que tens não é muita; não para te consumir essa quantidade industrial de Fe que adicionas! O facto de não coneguires medir o Fe com testes é porque este rapidamente passa a uma forma que não é detectada pelos testes ( é uma questão de química, estou a falar em termos leigos mas para isso há aqui químicos que te podem aprofundar essa questão, mas, basicamente, é isso que acontece). Portanto, se adicionas muito ferro, mais do que aquele que as plantas conseguem aproveitar, o restante irá ser aproveitado por outro ser fotossintético, neste caso, as algas. Não digo que tenhas um boom de algas mas o aparecimento delas pode estar relacionado com o excesso de ferro. Normalmente são mais as green spot que beneficiam do excesso de ferro.

Antes de mais, que folhas estão com essa película? Película castanha não é certamente sinal de ferro em carência. Podes meter uma foto para ver melhor as folhas afectadas?

Publicado:

Olá, acho que me expliquei mal, as algas apareceram muito antes da falta de ferro e da injecção deste em excesso, as folhas com a película acastanhada realmente era falta de ferro, pois neste momento ja não tem a película e so começaram a desaparecer depois da forte injecção de FE, o unico local do aquario ainda com uma cor acastanhada e na decoração feita de poliuretano, o meu problema é que os valores ainda estão baixos e eu não entendo o porque.

Abraço

Publicado:

Película acastanhada nas plantas e poliuretano, associada a falta de ferro? Isso é um bocado para os x-Files... Quer dizer que o poliuretano também estava com falta de ferro?

Agora a sério... Falta de ferro as plantas não ficam castanhas, nem pouco mais ou menos... a falta de ferro traduz-se por uma palidez das folhas devido à incapacidade dos cloroplastos sintetizarem clorofila ataravés do magnésio. Por isso se tivesses carências de Fe não tinhas folhas castanhas, muito menos uma película ( película é algo que é extrínseco e sai facilmente), mas sim tinhas plantas atrofiadas, com um verde muito claro ou, face a uma carência excessiva, estariam completamente brancas, fazendo até lembrar carência de cálcio. Se agora já não tens essa película é porque a sua causa foi outra, mas carência de ferro não foi de certeza. Se a película desapareceu com a forte injecção de Fe foi porque as plantas começaram a assimilar melhor os outro nutrientes com a abundância de Fe, o que levou a que as folhas se desenvolvessem saudavelmente e se tenham livrado de toda a porcaria que tinham em cima. No fundo é como as algas, se apostas na boa saúde das plantas, as algas vão todas à viola. Não vale a pena controlar as algas, mas sim controlar a saúde das plantas.

Publicado:

Olá, a película realmente saía facilmente passando o dedo, e as folhas estavam verdes a mesma debaixo dessa película, em relação a película existente na decoração de fundo feita em poliuretano essa sim ainda esta com uma película acastanhada, não sei o porque, mas enfim. bom de qualquer forma o meu problema é mesmo a falta de ferro, não posso estar a por FE no aquario todos os dias, o que será que o faz desaparecer?

Abraço

Publicado:

Olá.

bom de qualquer forma o meu problema é mesmo a falta de ferro, não posso estar a por FE no aquario todos os dias, o que será que o faz desaparecer?

Hum... A própria água, muito provavelmente. :lol:

Tentando explicar, o que o FazTeAoMar já disse...

Concerteza já ouviste falar em soluções saturadas? Uma solução saturada é uma solução na qual tens um sal dissolvido na sua máxima concentração.

Por exemplo, se tiveres um litro de água e deitares lá para dentro uma única colher de chá de sal de cozinha (NaCl), ele dissolve-se completamente, originando os iões Na+ e Cl- em solução aquosa (iões Sódio e Cloreto, respectivamente). Mas se tentares fazer o mesmo com, digamos, meio quilo de sal, já não consegues. Só se dissolvem, imagina, 400 gramas de sal, ficando as outras 100 gramas, no fundo do recipiente.

A isto chama-se uma solução saturada... :lol:

O que acontece com o Ferro, é que a concentração necessária para formar uma solução aquosa saturada de Ferro, é muito pequena.

O que está a acontecer no teu aquário, é por mais Ferro que adiciones, ele vai sempre ficar numa forma em que não se dissolve, ou pelo menos, numa forma em que as plantas não o conseguem captar.

Já agora... dizes que o teu teste de Ferro não está a detectar nada... Provavelmente, porque o Ferro que adicionas ao teu aquário sobre a forma de quelato (forma sobre a qual as plantas o conseguem captar) transforma-se num complexo inorgânico, o que faz com seja quase impossível para as plantas o captarem. E assim, dá um valor nulo, pois esse ferro inorgânico não deve ser lido pelo teste. Mas eu não conheço esse teste. Se por ventura puderes por alguma informação sobre esse teste (reagente, tipo de Ferro que é lido...)

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Já agora... dizes que o teu teste de Ferro não está a detectar nada... Provavelmente, porque o Ferro que adicionas ao teu aquário sobre a forma de quelato (forma sobre a qual as plantas o conseguem captar) transforma-se num complexo inorgânico, o que faz com seja quase impossível para as plantas o captarem. E assim, dá um valor nulo, pois esse ferro inorgânico não deve ser lido pelo teste.

Era aí que eu queria chegar, não tinha era fundamentos teóricos para aplicar. :wink: Tiveste bem.

Em relação à carência de Fe, se dizes que as plantas estão verdes, porque pensas que é falta de Fe? Não digo que não seja mas os sinais que tu descreves das plantas não dão nada a entender que é falta de Fe. Mas tudo bem, se achas que é... boa sorte.