Bruno Nogueira Publicado: Setembro 18, 2006 Publicado: Setembro 18, 2006 davlima: Em relação à fotografias parece-me que está a ficar um bocado escuro de mais... mas pode ser da fotografia... Tiago_lima: Pelo (pouco) k li, o poliuretano traria muitas vantagens:-n parece ser tóxico para os peixes (aliás é comum vê-lo a "tapar buracos" ou sumps nos salgados); - tem excelente aderência a todo o tipo de materiais (vidro incluído); - a espuma de poliuretano é usada para vedação, recheio e fixação, com propriedades isolantes (isolante térmico, aústico e eléctrico). O problema é que a espuma de poliuterano é bastante dificil de controlar de forma a lhe darmos a forma final que pretendemos. Até mais Bruno Nogueira
Zfaber Publicado: Setembro 18, 2006 Publicado: Setembro 18, 2006 Boas, Eu utilizei espuma de poliuretano na construção do meu fundo 3d, que está num aquário com 3 anos e até hoje não tive problema. Utilizei a espuma para colar placas de esferovite e para fazer alguns relevos extra. realmente a espuma é um pouco difícil de controlar quando aplicada, mas depois de seca pode ser escavada normalmente como a esferovite. conselho: se utilizares espuma deixa secá-la bastante tempo, principalmente se fizeres zonas mais espessas para que o interior fique sólido e seja fácil de esculpir/cortar com o X-acto. Bom bricolaje
davlima Publicado: Setembro 18, 2006 Autor Publicado: Setembro 18, 2006 Tiago ao princípio pensei utilizar o poliuretano, mas depois optei apenas por usar o esferovite e cimento, mas tinha lido em qualquer lado que o poliuretano não devia ficar "a vista" ou seja devia ser coberto por uma espuma de exposi, porque não sei. A cor mais escura consegui usando apenas a argila colorida sem cimento, mas fica muito escuro e ainda existe o problema da tinta se soltar mais facilmente. Outro problema que estou a ter é em relação a textura, já experimentei utilizar uma esponja e também papel de alumínio amachucado. Mas nenhum destes métodos deu um ar natural ao rochedo. Alguma ideia ? David Lima
davlima Publicado: Outubro 9, 2007 Autor Publicado: Outubro 9, 2007 Actualização O projecto esteve um tempo parado, mas agora voltei a carga este é o aspecto actual. David Lima
Litostive Publicado: Outubro 10, 2007 Publicado: Outubro 10, 2007 Está lindo! Gostei muito de ler este tópico. Parabéns!
jose lage Publicado: Março 13, 2008 Publicado: Março 13, 2008 Nuno eu também li isso algures durante as minhas pesquisas sobre diy Backgroundso facto do esferovite escolher se ficar sem respiração. Na minha perspectiva isso era óptimo não me importava nada que ele mirasse desde que a estrutura exterior de cimento se mantive-se. Boas, Como tenho alguma experiencia na construção de backgrounds com polietileno e cimento, deixo algumas dicas que penso podem ajudar. A capacidade de flutuação do esferovite é surpreendente, devem deixar a parte de trás do backgr livre de cimento pois a colagem é melhor entre o vidro e o esferovite. Ainda assim, não sejam parcos no uso do silicone, colem toda a superficie traseira ao vidro e usem bastante. Como o unico inconveniente do cimento após a cura é o tamponamento da agua para valores de PH 10, se o aqua se destina a ciclideos afro, esta torna-se numa vantagem.(lavagens sucessivas c/ agua e sal, aceleram o processo de cura e baixam os valores de tamponamento para PH 8 (aprox). Os corantes para cimento referem normalmente composições a partir de pigmentos naturais, sem adição de toxicos, pelo que o seu uso não acarreta inconvenientes, e possibilita a criação de layouts mais naturais. A camada de cimento a adicionar ao backgr deve ter espessura suficiente para garantir que uma vez seco suporte alguns impactos, devem tirar cuidadosas medidas para garantir que no momento de instalação o backgr cabe da forma prevista e se possivel não ter uma peça unica, de grandes dimensões, mais dificil de instalar e colar. Lembrem-se que o cimento seco se tiver arestas vivas, risca o vidro, cuidado na instalação. Caso utilizem o backgr para esconder aquecedores, filtros, bombas etc.. dimensionem bem os espaços pois uma vez isolados a cimento torna-se impraticavel alterar o que seja sem danificar demasiado. Espero ter sido util. jose lage
jabcproenca Publicado: Outubro 18, 2008 Publicado: Outubro 18, 2008 Boas Está muito bom, mas, um aquário grande para ficar pequeno!!!!, Quantos litros leva agora? Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs. Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3 Iluminação: 4x54w t5
Recommended Posts