Recommended Posts

Publicado

Boas,

Aproveitando o facto de ter de mudar de casa, decidi reconstruir o aquário e criar um biotopo Tanganyika.

Actualmente tenho um Malawi montado nesse aqua com alguns Mbuna,(dos quais vou ter de me desfazer) já tenho uma "imagem" daquilo que vou fazer no entanto gostaria de discutir abertamente com todas as vossas sugestões e criticas todos passos da montagem deste aquário.

Medidas do aquário - 150 cm (comprimento) * 50 cm (largura) * 70 cm (altura) o que dá um total não real de 525 L.

filtragem - Eheim professionel II 2028

Movimentação da água - 1 powerhead (1200L/h) + 1 powerhead (400L/h) + filtro

Aquecimento - 2 termostatos de 300w da Rena

iluminação - a minha calha só da para duas lâmpadas de 120 cm estou a pensar usar 2 aciticas porque gosto do enfeito que causa.

Fundo - estou a pensar usar areia da praia, talvez misture com alguma areia coralina com o objectivo de ajudar a elevar o PH.

decoração - Vou montar um background 3d em esferovite e cimento, o objectivo será fazer uma rocha escura e quebrada com fendas e cavidades (grutas) etc.. também vou precisar de conchas.

Fauna - Shell Dwellers e Rock Dwellers.

Flora - valisnerias, anubias e fetos de java a partida.

Já adquiri os materiais para a construção do background, vou começar a construir e fazer algumas experiências hoje a noite, depois ponho aqui algumas fotos da confusão =D.

Sintam-se livres de sugerir e criticar o que quiserem.

David Lima

• Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

É esse o caminho :) Força !

Estive hesitante em relação a construir um background DIY e acabei por não avançar, mas não pus de parte a ideia. Coloca aqui o material que vais usar e fotos da evolução :)

Força ai com os Tanganyika. ;)

Publicado:

Boas...

525L de shellies e companhia... isso vai ser o sonho dos bichos :)

Se viste a dica dos andares que dei ao Mário então a ti com 70cm de altura e sem referires que vás "usar" peixes de meia água e a fazeres o fundo essa dica aplica-se a 100%.

Vou ficar aqui à espera de ver o teu aqua em acção... deve ficar impecável

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Sem dúvida :)

A ideia dos "andares" é muito boa ;) Falta é umas fotos para ter uma ideia do efeito final dessa ideia. Com esse aqua devia ficar 6 estrelas :)

Força !

Publicado:
Medidas do aquário - 150 cm (comprimento) * 50 cm (largura) * 70 cm (altura) o que dá um total não real de 525 L.

Isso tudo para conchícolas:?: :) E não vais colocar mais nada? Esses 70 cm de altura podem ser aproveitados para uma boa colónia de Cyprichromis ou Paracyprichromis.

filtragem - Eheim professionel II 2028

Eu defendo a ideia de que se deve ter a filtragem sempre em duplicado. Só para teres uma ideia de um possível stress, aqui há tempos parti um veio de cerâmica num Domingo (felizmente tenho 3 filtros externos a bombar :) ). No caso das sumps, o ideal é ter 2 bombas de retorno, por uma questão de segurança e não para aumentar a circulação, que não deve ser feita à custa do retorno da sump.

iluminação - a minha calha só da para duas lâmpadas de 120 cm estou a pensar usar 2 aciticas porque gosto do enfeito que causa.

Acho exagerado. 1 actínica conjugada com uma life glo dá um óptimo efeito (é o que tenho actualmente ;) ). Só com actínicas, só vez azul... e mais nada.

Fundo - estou a pensar usar areia da praia, talvez misture com alguma areia coralina com o objectivo de ajudar a elevar o PH

Isso é a vontade do freguês :lol:

Depois bota aí umas fotos para irmos acompanhando a evolução do "bicho"

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Bem antes de mais obrigado pela vossa participação, =) espero que continue assim a chover criticas e sugestões.

Como disse, logo quando chegar a casa vou colocar uma foto de "família" dos meterias que vou usar na construção do background assim como a sua descrição e técnicas que penso usar.

Em relação a ideia dos andares, eu já tinha lido esse tópico e por acaso agora não me lembrava disso, até acho uma boa ideia mas deve ser difícil de dar um ar natural ao andar, e será que os conchiculas iriam ocupar uma zona de terreno mais elevada ? posso tentar fazer alguns esboços para arranjar uma maneira de fazer esse andar parecendo natural.

Bem eu não ponho de parte a ideia de introduzir habitantes que ocupem outras zonas do aquário mas sem duvida que os conchiculas estão em primeiro plano, de qualquer forma este é um assunto que gostaria de discutir (melhor) mais tarde quando já tiver o aquário com o background montado e em período de cura =D. Mas que também não impede que se vá discutindo =P

Filtragem.

Concordo contigo Paulo mas neste momento não tenho investimento € para outro filtro, ele já dura a uns 3 anos é continuar a rezar aos Deuses para que não avarie =P

Iluminação

Eu sei que muita gente têm essa opinião eu neste momento também tenho uma acitica e uma solar, mas acho que se nota muito a diferença criando duas zonas distintas de luz dentro do aquário.

David Lima

Publicado:

Boas aqui fica uma foto dos materiais

Picture31.jpg

foto actual do aquário ( o background actual é apenas papel de fundo embrulhado )

IM004221.jpg

- 2 palcas de esferovite com 2m de comprimento e 8 cm de espessura ( tive de as partir para caber no carro )

- 5 kg de cimento branco e areia para cimento

- corante de argila 1kg (pelo menos para já)

- Poliotureno para fazer expriências

- pinceis, trinchas, esponjas, facas, x-acto, espatula, borrifador, silicone para aquario..

- uma bilha de gás butano =) para aquecer a faca para os cortes =P.. etc

Bem agora vou pegar na fita metrica tirar umas medidas e fazer os cortes principais na placa que vai ficar no fundo.. para que fique mais ou menos com 150 cm comprimento e 70 de altura, mas como as medidas no interior do aquário são diferentes vamos la medir.img][img]

David Lima

Publicado:

Ontem a noite tirei as medidas interiores do aquário e cortei a placa de esferovite de modo que ocupa-se toda a parte traseira do aquário, usei para isso uma fita métrica, um marcador, uma régua T, uma faca e uma bilha de gás butano daquelas do campismo.

A régua como era bastante comprida (120 cm) serviu bastante bem para marcar o sitio onde fiz o corte, seguidamente aqueci a faca no bico da bilha e separei os pedaços de esferovite facilmente.

Para hoje tenho planeado desenhar na parte de trás do background as cavidades onde vão ficar o filtro, porwerHeads termostatos, ..etc. tendo em conta a circulação de água. Seguidamente vou colar as laterais ao background de fundo usando silicone e palitos.

se tiverem sugestões. =)

Uma outra questão que pode ser discutida, é o poder de flutoabilidade do esferovite, ao que parece uma placa de esferovite de 4 cm de espessura pode levantar 70kg, tendo eu placas com 8cm... apesar de o background levar com umas boas camadas de cimento em cima e depois ser preso ao aquário com silicone, será que é o suficiente ou corro o risco de encontrar depois a boiar.

David Lima

Publicado:

Olha eu tenho uma placa de esferovite para proteger o fundo. E não me levanta os + de 20kg de rocha e mais uns qts de areia...

Publicado:

Qual é a espessura da tua placa de esferovite + comprimento ?

David Lima

Publicado:
E não me levanta os + de 20kg de rocha e mais uns quantos (palavra corrigida) de areia...

Sortudo :lol:

Já tive placas de esferovite "bem comportadas" (não tinham poder de impulsão para levantar muito peso) e já as tive "mal comportadas" que levantaram os tais 70kg de pedra que o davlima referiu (nunca pensei que tal fosse possivel... fiz questão de pesar as pedras para ter a certeza :P )

Acho que é tudo uma questão de dinâmica ou talvez de densidade dos materiais.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

boas venho aqui deixar uma foto do avanço do background, estou neste momento a "cravar" as rochas =P

estarei no caminho certo ? que dizem ?

IM004162.jpg

já agora fica aqui uma foto do meu tretocephalus que tirei a momentos

IM004119.jpg

David Lima

Publicado:

Ontem estive com um amigo meu a fazer algumas experiências com backgrounds, ele tinha construído a algumas semanas uma pequena placa de testes, aquilo levou umas 4/5 camadas de cimento e finalmente estava seco e pronto para o teste, a placa até estava bastante pesada comparando com o peso inicial do esferovite mas ela flutuo no aquário como se não tive-se cimento, e a pressão que fazia no fundo era enorme.

Surgiu então uma ideia, escavar o esferovite interiormente especialmente na parte da base e encher de cimento no interior tentado incrementar o seu peso, não acredito que isto baste para o afundar mas pode ajudar a mante-lo no fundo é uma ideia o que acham ?

Relativamente ao meu projecto como pedem verificar na foto que coloquei, estou na parte das escavações utilizando uma faca e uma colher que previamente aqueço numa bilha de gás para campismo, aconselho a utilizarem uma mascara (tipo aquelas usadas pelos médicos) e uma boa corrente de ar =P porque o cheiro é insuportável.

Algumas questões:

No outro dia enquanto passeava pelas lojas de bricolage a comprar alguns produtos necessários encontrei um aditivo para tornar o cimento impermeável, será que isto pode ajudar nos nossos projectos e evitar que o cimento se vá desfazendo e tornando a estrutura mais sólida ou pelo contrário poderá provocar alguns danos evitando que o esferovite respire e que forme gazes "Atómicos" =P no interior do nosso inofensivo Background para hobbys aquáticos =P,

Aqui fica a questão..

Agora em relação as "caves"

Sabem se os Sr. e Sra. Tanganyikas Têm alguma preferencia por alguma forma ou tipo de grutas especialmente para reprodução ?

Que outras medidas posso tomar para tornar o meu background o mais possível agradável para os tanganyikas que pretendo manter (shell,rock e contamos também com open Water)

-----------------------

Cumprimentos,

David Lima

David Lima

Publicado:

Conchiculas querem é conchas :)

Os Rock / Cave como tambem o nome indica gostam de "explorar" ambientes rochosos.

As minhas Julies passam o dia a passar por dentro dos buracos das rochas. Tive a sorte de encontrar algumas pedras bem originais e com grutas excelentes.

Tenta construir tudo as rochas da mesma forma do background para tornar mais homógenea a cor e textura. O membre Rui Silva é um bom exemplo.

Keep Up ;)

Publicado:
Ontem estive com um amigo meu a fazer algumas experiências com backgrounds, ele tinha construído a algumas semanas uma pequena placa de testes, aquilo levou umas 4/5 camadas de cimento e finalmente estava seco e pronto para o teste, a placa até estava bastante pesada comparando com o peso inicial do esferovite mas ela flutuo no aquário como se não tive-se cimento, e a pressão que fazia no fundo era enorme.

Hehe... e ainda te admiras quando te digo que levanta 70 kg :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

David, dá-me a ideia que o esferovite que usaste como base é demasiado grosso... não podia ser um pouco mais fino? Pela imagem já tem uma bela camada e ainda vai levar o cimento...

Como é que estás a colar o esferovite um no outro? Ou só usas os palitos.

Haverá algum interesse em desenhar alguma coisa no esferovite (ranhuras, por exemplo)? É o cimento que vai definir o aspecto final, certo?

Bom trabalho! Parabens pelo tópico!

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Publicado:

olá Down obrigado.

O esferovite que comprei têm 8 cm de espessura como vez na imagem ainda existe uma placa virgem por detrás das "rochas" mas está ainda vai ser trabalha e vai afundar um pouco de modo a que fique bastante 3D com grandes saliências, penso que quanto mais 3D for a placa melhor o enfeito de luz/sombra e melhor o enfeito de realidade.

Por outro lado também quero proporcionar um ambiente bastante rochoso aos meus tanganyikas com fendas, cavidades e grutas por onde eles possam passear e esconder, sei que corro o risco de que se um peixe morrer possa ficar inacessível mas estou assumir essa hipótese.

Por estas razões e porque o meu aquário têm bastante espaço penso que a espessura está perfeita era aquilo que eu idealizava, mas está será apenas a minha opinião.

Quanto a colagem do esferovite ao principio estava a usar silicone mais rapidamente me aborreci, pois tirava e ponha "rocha" e cortava e descolava e voltava a colar por isso acho que nesta fase os palitos servem muito bem =D, no final quando tudo já estiver no sitio certo, trato de por um pouco de silicone mas vou deixar estar os palitos porque também ajudam.

Eu acho que existe muito interesse em trabalhar ao máximo o esferovite, fazer as fendas, as ranhuras etc. ate mesmo texturar, é claro que o cimento vai ocultar alguns pormenores, mas se aplicarmos o cimento com calma e muita paciência através de pinceladas lentas conseguimos conservar muitos destes pormenores, é claro que vai ficar muito diferente, mas acho que é melhor aplicar-mos numa rocha já trabalhada do que num bloco quadrado e depois tentar moldar o cimento, o que não é nada fácil.

Em relação as ranhuras que vês na imagem, cabe um dedo ou dois perfeitamente :wink: por isso não vão desaparecer com o cimento.

Existe ainda um outro método para texturar o cimento que eu vou aplicar, que é enquanto a camada de cimento está fresca aplicar algo com textura por cima deste como por exemplo papel de areia, ou uma folha amachucada etc.. ha muita coisa que pode ser utilizada, seguidamente é descolada e a rocha fica com a tal textura o cimento seca e pronto.

Para reduzir a força do esferovite vou aproveitar zonas mortas do background nomeadamente na zona da base e fazer algumas cavidades para tornar o esferovite o mais oco possível para em seguida encher essas cavidades com cimento de modo a que a estrutura fique mais pesada.

Agora algumas umas perguntas sobre cimento para ver se alguém me pode ajudar.

O cimento Branco Têm a mesma estrutura e propriedades de colagem que o cimento escuro ?

juntar um aditivo para tornar o cimento impermeável seria uma boa opção ?

Cumprimentos,

David Lima

David Lima

Publicado:

Isso dos palitos é uma excelente ideia. Assim podes por e tirar à vontade e só depois é que colas. Mas pergunto, a silicone é o melhor material para colar o esferovite? Pode-se usar outra cola, sem correr riscos de "intoxicar" a água?

Quando eu falava de desenhar o esferofite falava mais em fendas, traços na "rocha", etc. Claro que ranhuras com 2 dedos de largura é bem pensado fazer logo.

Estou a gostar muito deste tópico e está-me a ajudar nas minhas ideias.

Vai haver circulação de água por de trás do fundo? Se sim como é que fazes para não teres água parada?

Eu pergunto isto porque já vi fundo que escondem todo o tipo de material, incluindo o termostato, o que mostra que tem de haver circulação de água!

Vá pessoal do cimento, chegue-se à frente e dêem uma ajuda.

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Publicado:
material para colar o esferovite? Pode-se usar outra cola, sem correr riscos de "intoxicar" a água?

Sim julgo que neste caso o silicone seja a melhor opção, uma outra cola podia conter produtos tóxicos e a partir dai contaminar a água, já o silicone não pode ser um qualquer porque também existem alguns com produtos que podem ser prejudiciais, jogando pelo seguro o melhor que tens a fazer é usar silicone próprio para aquário.

Quando eu falava de desenhar o esferofite falava mais em fendas, traços na "rocha", etc. Claro que ranhuras com 2 dedos de largura é bem pensado fazer logo.  

É claro que se vais fazer essas fendas com espessura de um x-acto elas com o cimento acabam por desaparecer, se o objectivo for imitar uma pedra em cima da outra o melhor será cortar as peças separadamente e depois de cimentadas colar uma sobre a outra assim já obténs a pequena fenda.

Vai haver circulação de água por de trás do fundo? Se sim como é que fazes para não teres água parada?  

Eu pergunto isto porque já vi fundo que escondem todo o tipo de material, incluindo o termostato, o que mostra que tem de haver circulação de água!  

Eu também vou esconder todo o material, acho que é uma das grandes vantagens em construir este tipo de backgrounds, e para que a agua não fique parada nessas zonas vou usar powerheads que vão recolher a agua nessa zona morta e vão projecta-la para as diversas zonas do aquário, estou também a pensar construir um sistema de tubos em pvc que vai transportar a corrente para vários pontos.

David Lima

Publicado:

Vá pessoal do cimento, chegue-se à frente e dêem uma ajuda.

Circulação de água atrás do fundo só se for para o descolar com uma pinta bestial.

É que silicone e esferovite não combinam lá muito bem, e o poder de adesão do silicone de aquário no esferovive não é nada do outro mundo. Se circular água entre o vidro e a esferovite é meio caminho andado para todo o conjunto se descolar e sair tipo rocket pelo aquário fora... e isto é de experiencia própria... infelizmente. :roll:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Nuno

tu não usaste cimento na parte traseira do background ? colaste o esferovite directamente ao vidro ?

eu estou a pensar em cobrir todo o esferovite com cimento .. ainda não sei qual é o comportamento do cimento e silicone

David Lima

Publicado:

Na altura não usei cimento na parte traseira não, até porque a esferovite precisa de "respirar" segundo o que li em diversos sites DIY, mas tenho muitas duvidas que a silicone adira bem no cimento.

Alem disso queres uma superficie lisa atrás... para teres a maior área de contacto e colagem possivel.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Em relação a maneira de prender o background fiquei a pensar sobre o que tinhas falado em que alguém havia cravado vidros no esferovite para depois colar no aquário.

Lembrei-me que ao em vez de cravar podia arranjar umas placas de acrílico a medida e colar na traseira do background com a ajuda do cimento de maneira a fixar permanentemente, isto seria possível porque por exemplo o cimento branco é usado da mesma maneira para fixar azulejos em casas de banho, depois bastava encher o acrílico de silicone para aquário e colar.

Mas com esta opção tinha de cobrir a parte traseira do background com cimento impedido o esferovite de respirar não sei ate que ponto pode ser grave esta situação.

Outra coisa que me lembrei e que estando a parte traseira do background sem cobertura para cimento e livre para respirar mas colada ao aquário, não será que esta "respiração" pode deteriorar a colagem do silicone e provocar a sua descolagem ?

David Lima

Publicado:
Outra coisa que me lembrei e que estando a parte traseira do background sem cobertura para cimento e livre para respirar mas colada ao aquário, não será que esta "respiração" pode deteriorar a colagem do silicone e provocar a sua descolagem ?

Não creio muito.

Pelo que li o problema de o esferovite não "respirar" prende-se fundamentalmente com o facto de depois ele começar a encolher e a detiorar-se.

Ora o silicone só iria ser afectado se o esferovite lhe "fugir" e isso só aconteceria se o esferovite não puder "respirar".

Penso que a melhor opção de colagem é mesmo a que usa pequenos pedaços de vidro para "ancorar" o esferovite. Ainda estou a decidir se crio um fundo diy para o meu futuro aqua de tropheus ou não mas se criar sou gajo para ancorar o esferovite assim.

Já me chegou um valente susto com esferovites a descolarem... não preciso de outro :(

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Nuno eu também li isso algures durante as minhas pesquisas sobre diy Backgrounds

o facto do esferovite escolher se ficar sem respiração. Na minha perspectiva isso era óptimo não me importava nada que ele mirasse desde que a estrutura exterior de cimento se mantive-se.

David Lima