Recommended Posts

Publicado

O meu aqua foi comprado para agua doce e depois mudei para água salgada.

Estou a mudar tudo aos poucos, sempre que posso e estou a pensar colocar um sump e refúgio e precisava de saber algumas opiniões.

Dimensões do aqua 120x40x50 240L

O móvel tem um separador em baixo a meio, ou seja, tenho dois compartimentos com as medidas:

comp: 48 ; larg:35 ;altura:67

Estou a pensar fazer o seguinte:

furar o aqua com um furo de 40mm para escoamento (coloco um ou 2 furos?), este leva depois um pouco de tubo e um canto dentro do aqua (formato de cachimbo) para controlar melhor o nível max de água que pode escoar. Coluna seca está fora de questão para mim pois prefiro ver o aqua sem compartimentos por dentro.

Furo de 20mm para retorno com uma bomba Eheim 1062 3400L/H. Como posso saber se esta bomba á a ideal para manter um "Flow" correcto?

Penso que com esta furação consigo controlar eventuais entupimentos/paragem da bomba em cada um dos estagios de passagem da água, ou seja:

1- Se a bomba parar: 20 mm de furo mais um para a superfície (onde espero que fique o nível da água) dá cerca de 15 l (120x40x3), é o que o sump tem de aguentar a mais (mais uma margem de segurança).

2- Se a saída de escoamento entupir - neste caso acho que tenho de criar um separador para o compartimento da bomba de forma a que esta só faça subir a água do seu compartimento (ainda não calculei), mas não pode ser mais do que o aqua possa suportar no máximo para além do seu nível normal.

Criar 2 aquarios, um sump e refúgio com as medidas comp 47, alt 45, larg 34, um para cada compartimento do móvel e ligados entre si por um ou dois tubos largos (ainda não sei as medidas) por forma a que transforme num só, ou seja o nível da água sobe e desce igual nos dois.

Compartimentos:

água cái num primeiro compartimento pequeno que pode levar lã de vidro e bioballs (se decidir utilizálos), separador(separador de forma a criar corrente, vidro quase até abaixo e depois outro quase até acima) e, ao lado, fica o refúgio. Este aqua fica iluminado para as macro e outras algas de extração.

Do outro lado, no outro aqua, fica o escumador e a bomba de retorno devidamente separados para eliminar bolhas do escumador (esta parte fica escura).

Tenho dúvidas se coloco antes o Escumador no aqua 1 e crio o refúgio no aqua 2 com a bomba. é outra possibilidade.

Podem ajudar? críticas, comentário, esquemas, o que puderem ajudar. Eu sei que me devo estar a esquecer de alguma coisa importante...

Um abraço

Pedro Gomes

Publicado:

Ando hà já 4 meses a pensar nisso e mudei muito desde então... Isto das tubagens e overfloes parece simples na teoria, mas torna-se bem complicado quando somos nós a fazê-lo.

Pelo que passei o que aconselho é o seguinte:

- O máximo de diametro no(s) furo(s) do aqua principal. 2 furos, um grande, como for, mas quanto mais melhor.

- Eu tenho uma bomba de retorno de 3500L/H e se hojse soubesse o que sei, teria comprado a de 2500L/H. Uma bomba de 3500, pelo menos a minha, é MUITO potente, e apesar de trazer a vantagem de aumentar muito a circulação no aquário, tem a desvantagem de o aumentar também muito na sump/refugio, a areia sempre "voar", a eliminação das micro-bolhas é complicadíssima, etc... É evidente que se pode minimizar isto, fazendo uma derivação no tubo de saida da bomba para o aqua e poderia ser uma boa opção para ti, ou seja, a água caia para a sump onde colocavas todo o material, depois a boma tinha uma duas saídas: uma para o aqua (claro) e outra para o refugio. O refugio era ligado à sump para não transbordar...

- Prepara-te para perder umas vidas com as tubagens. O que parece simples é, na realidade, muito complicado. Só de saber as vezes que mudei o rascunho do projecto.... :oops:

- Não percebi bem a questão do furo... O furo não deve ser feito (dependendo da expessura do vidro) muito no limite superior do aquário, deverá ser feito mais a baixo, pelo que para aumentar o nível da água no aquário, eu utilizei uma caixa de acrílico com dentes (parecidas com aquelas de overflow) e tapada por cima com rede. Tem a função de aumentar o nível da água no aquário e consequentemente o volume de água total do sistema. A rede serve para travar logo no aquário possíveis focos de entupimento.

- Coloca uma torneira no tubo que sai do aquário para a sump.

- Coloca uma torneira no tubo que leva a água para o aquário.

- Para ser mais fácil as trocas de água, eu coloquei uma derivação com uma torneira, no tubo que leva a água para o aquário. Torneira essa que está sempre fechada. Quando quero fazer as trocas de água, ligo uma mangueira à torneira, abro um pouco a torneira e a água vai escoando para a banheira/sanita. Nem que tenhas que arranjar uma mangueira de 5 ou 6 metros...

- Se o aquário é para ser de rocha viva, não se ve usar qualquer outro tipo de filtro biológico. Nem bioballs, nem perlon, nem esponja, nada... Apenas rocha viva.

Penso que genericamente é tudo, espera por outras opiniões do pessoal, que também me ajudou bastante e lê o tópico "Montagem (ou não) de um Aquário Salgado" que tem lá muita informação...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Olá,

O Hugo disse quase tudo, no entanto gostava apenas de comentar a questão da bomba de retorno - neste caso não concordo com o hugo pois tenho uma bomba de 3500 litros/hora e hoje colocaria uma mais forte. A questão da corrente no refúgio pode ser resolvida apenas com a colocação de vidros de separação e no meu caso a água passa por cima das macroalgas sem danificar a sua colocação - o que fiz foi colocar os dois vidros que delimitam o refúgio de forma a que a água seja obrigada a fazer o percurso pela parte de cima.

Em relação às tubagens, concordo com o Hugo e acho que caso não queiras fazer a coluna seca (que eu aconselho vivamente), deves colocar uma zona com os "dentes" para evitar os entupimentos.

Não vejo nenhum inconveniente na colocação do escumador no segundo aqua, desde que as divisórias retirem as bolhas!

Publicado:

Bem Diogo, tudo depende do aquário.

O teu aquário é alto e tem 300 Litros, o meu tem 40cm de altura, 30 de fundura e apenas 120L.

Apenas quis avisar o Pedro para ter atenção à bomba, porque eu com estas medidas tenho problemas no aquário principal com uma bomba de 3500L/H.

Posso-te dizer que com uma camada de areão de 10cm +/-, a bomba faz um buraco no areão até se ver o vidro do fundo do aqua. Tive de colocar rocha nessa zona para minimizar o problema, que continua, embora menos acentuado. Ainda não sei bem como o resolver...

Publicado:

Eu não concordo muito com o facto de se ter muito caudal sump-aquário.

Julgo que é suficiente ter um caudal o mais próximo possível do caudal que alimenta o escumador.

hugo, para que queres a torneira no tubo que escoa para a sump?

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Para reduzir barulho. Só assim consegui eliminar o barulho ao máximo. A torneira está aberta ao mínimo, ou seja, da torneira para baixo só passa água. Logo se não há bolhas de ar, não há barulho :oops:

Publicado:
Posso-te dizer que com uma camada de areão de 10cm +/-, a bomba faz um buraco no areão até se ver o vidro do fundo do aqua. Tive de colocar rocha nessa zona para minimizar o problema, que continua, embora menos acentuado. Ainda não sei bem como o resolver...

Eu também tinha um problema semelhante, mas resolvi com a colocação de um tubo perfurado ao longo da parte de trás do aquário, que atira a água para a superfície - isto aumenta a circulação à superfície (que é benéfico) e reduz a movimentação que iria movimentar a DSB.

Publicado:

Pois... ora aí está um assunto interessante para quem percebe alguma coisa de dinâmica de fluídos...

Tenho um tubo perfurado que percorre metade da traseira e uma lateral toda do aquário, e quanto mais direcciono para cima, mas a areia se movimenta. E esta?

A minha explicação é que como tenho apenas 30cm de fundura, a água quando direccionada para cima, bate no vidro da frente e desce. Não faço ideia.... mas só consigo minimizar com a colocação de pedras nessa zona... e mesmo assim tenho de melhorar a coisa, porque ainda me levanta areia.

Publicado:
Tenho um tubo perfurado que percorre metade da traseira e uma lateral toda do aquário, e quanto mais direcciono para cima, mas a areia se movimenta. E esta?

Qual é o diâmetro dos furos? Eu fiz os meus com uma broca de 8. Eu sei que tenho o dobro da altura mas mesmo assim poderá funcionar colocando lateralmente uma bomba bastante forte que faz a água deslocar-se mais ao longo do aquário...

Publicado:
Para reduzir barulho. Só assim consegui eliminar o barulho ao máximo. A torneira está aberta ao mínimo, ou seja, da torneira para baixo só passa água. Logo se não há bolhas de ar, não há barulho

Estás simplesmente a brincar com o fogo hugo. Com essa configuração tens um equilibrio muito precário entre o que entra e o que sai. Neste momento a tua torneira só deixa passar o caudal que a bomba está a debitar. Se fechares a torneira ligeiramente o que acontece? A água sobe no tubo, possívelmente transbordando. Isso pode não acontecer de repente mas mais cedo ou mais tarde...

O tubo por onde escoa a água deve ser sobredimensionado para poder escoar um caudal maior do que o que a bomba debita. Basta uma pequena acumulação de cálcio ou qualquer outra coisa no tubo, para teres uma inundação pois a tua torneira só está a deixar passar o caudal actual. Um pequeno aumento e estás tramado. Se tivesses a torneira toda aberta um pequeno aumento do caudal ou constricção no tubo não faziam diferença.

Para resolveres o problema do barulho faz uma busca aqui no forum a "durso" ou melhor ainda no reefcentral.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

O diâmetro dos furos é 10mm e tenho perto de 20 furos.

A pergunta se calhar é mais, qual a tua bomba e quantos cm tem de vencer em altura...

De qualquer maneira esta, sendo uma discussão importante, julgo que não deverá ser mantida aqui neste tópico, apenas quis alertar o Pedro, para ter cuidado na compra da bomba. Eu se fosse hoje teria comprado a 2500, mas tudo depende de vários factores, penso eu de que... :(

Aliás, se fosse hoje teria feito o tubo a dar a volta ao aquário todo e não apenas metade da traseira e uma lateral... :oops:

Manklit, não é bem assim. Pode parecer que estou no limite, mas se por qualquer motivo a passagem da água diminuir, também a pressão no passa-muros será maior. Isto fica tudo em equilibrio. Já testei isso. Pode parecer estranho, mas é verdade!

Se eu aumentar abrir a torneira totalmente o nível no aquário e na sump, será exactamente o mesmo, precisamente porque a pressão do furo é maior. isto também posso verificar nas bombas. quando estou a retirar água de um bidon cheio e tendo a bomba no fundo do bidon, ela tem muito mais pressão no início e depois vai diminuindo à medida que a água no bidon vai sendo menor.

De qualquer das formas, quando me ausento por períodos maiores de 3 dias, abro a torneira no máximo. Acho que a visinha de cima não se chateia :)

Publicado:

Olá,

Ao contrário do que dizes, acho que este tema pode e deve ser debatido aqui, pois o Pedro poderá tirar dividendos da discussão...

A minha bomba é uma bomba de lago e tem muita força... percorre cerca de 1 metro e perde apenas 200 a 300 litros/hora - ou seja fica com um débito no aquário de cerca de 3250 litros/hora. Tenho cerca de 30 furos ao longo de 1 metro.

Publicado:

Pronto, lá está, depende de sistema para sistema. Por acaso hoje vou fazer mais furos no meu tubo para ver se resolvo a coisa. Amanha digo mais qualquer coisa.

Publicado:

1 - Sim vou colocar torneira no escoamento e no retorno.

2 - Acho que vou optar pelos dois furos de 40mm (não sei é por quanto é que os separo) e mantenho a opção do "Cachimbo" para a água entrar no furo (com uma rede protectora ou fazendo uns dentes). Estou com receio é do possível ruído de chupão nos "cachimbos". Alguma sugestão para evitar este barulho ?

------------------- (nível da água no aqua).

___|...|

_____| (o Cachimbo, visto de lado, dentro do aqua em frente ao furo)

Quanto ao barulho da água a descer nos canos, não seria boa ideia colocar o tubo, que desce até à sump, com uma pouco de inclinação lateral ? ou seja,

(Aqua visto de lado)

........Vidro

.........|

.__....| ----------- Nível da água

|...|

|.....__|____|

....

...

.....

- esta inclinação não será contra o lado do vidro, claro, mas sim uma inclinação lateral (difícil de representar aqui).

desta forma a água desce suportada pelo tubo e não em queda livre logo que saí do aqua, certo? Acho que vou tentar testar primeiro.

3 - Por experiência vossa se eu colocar 2 furos com o que eu chamo o Cachimbo" será que água fica logo nivelada logo no topo do cachimbo à face do escoamento ou tem tendência a ficar uns milímetros, 1 centímetro acima? depende da bomba, certo...?

........Vidro

..........|

.__.....| ----------- Nível da água ?

| |___|__|...|

| ____|____|

| |

| |

| |

4 - Em relação à bomba estou apensar na aqua medic ocean runner 3500 que se compra por 70 Euros online. Se o fluxo for demasiado, talvez possa corrigir utilizando a torneira no tubo de retorno para o moderar.

5 - Agora numa situação estou baralhado. Pensei que se aproveitava a entrada da água no áqua da bomba de 3500 (por exemplo), como se uma bomba de circulação se tratasse, para depois com uma bomba de circulação fazer contra corrente. Ora segundo vocês, a água entra de forma suave através de furação num tubo comprido(ex 1m) e a circulaçao dentro aqua é feita à parte por outras bombas. Não se pode utilizar a bomba de retorno para isso ? demasiado power?

6 - Que acham, pelo facto de ter um separador central no móvel, ligar sump e refúgio, conforme expliquei, através de uma ou duas ligações por tubo, por forma a que em questões de nível de água pareça um só ? poderia cair por gravidade da sump para refúgio, mas assim escuso de andar com mais cálculos tenho apenas dois níveis para ter em conta, o do aqua e a do sump/refúgio.

7- Se a bomba parar (falta de corrente por ex.) como a saída no aqua está forrada, a água volta por gravidade para a sump, sendo que tenho de contar que a sump tem de acumudar a litragem permitida pelo furo de entrada no aqua certo? Existe algum sistema que impessa a água de circular de volta para a sump ?

Obrigado a todos pela colaboração.

ps: Hugorsf, não há problema nehum de mantermos neste título as descussões já abertas, por mim está óptimo.

Pedro Gomes

Publicado:
1 - Sim vou colocar torneira no escoamento e no retorno
Em relação à torneira no escoamento, tenham presente na vossa mente que podem chegar a casa em qualquer altura e ter uma inundação em casa, bombas avariadas, animais mortos, etc.

2 - Acho que vou optar pelos dois furos de 40mm (não sei é por quanto é que os separo) e mantenho a opção do "Cachimbo" para a água entrar no furo (com uma rede protectora ou fazendo uns dentes). Estou com receio é do possível ruído de chupão nos "cachimbos". Alguma sugestão para evitar este barulho ?

Fazes bem em fazer dois furos. Na minha opinião deves colocar um em cada canto do aquário.

É muito provável que tenhas ruído nesses "cachimbos" mas vai depender muito da bomba.

Quanto ao barulho da água a descer nos canos, não seria boa ideia colocar o tubo, que desce até à sump, com uma pouco de inclinação lateral ? ou seja,
O problema do barulho é o ar que fica preso no tubo e que anda ali para cima e para baixo como que a "regurgitar".

Na configuração que apresentas, o ar entra também pelo cachimbo e vai ter que ir parar a algum lado. O som que produz a percorrer as tubagens não é nada agradável. Vira o cachimbo para baixo e põe um "T", a seguir ao cachimbo, com uma entrada de ar regulável no topo. Ao regulares o ar que entra, baixas ou elevas o nível da água no aquário e controlas o ar que entra no tubo. Isto é um "durso" adaptado ao teu caso.

4 - Em relação à bomba estou apensar na aqua medic ocean runner 3500 que se compra por 70 Euros online. Se o fluxo for demasiado, talvez possa corrigir utilizando a torneira no tubo de retorno para o moderar.

Essa torneira do retorno tem que estar ligada num "T". Se puseres apenas a torneira no retorno e limitares o caudal dessa maneira, acabas por encurtar a vida da bomba.

5 - Agora numa situação estou baralhado. Pensei que se aproveitava a entrada da água no áqua da bomba de 3500 (por exemplo), como se uma bomba de circulação se tratasse, para depois com uma bomba de circulação fazer contra corrente. Ora segundo vocês, a água entra de forma suave através de furação num tubo comprido(ex 1m) e a circulaçao dentro aqua é feita à parte por outras bombas. Não se pode utilizar a bomba de retorno para isso ? demasiado power
Podes fazer como quiseres.

- Se a bomba parar (falta de corrente por ex.) como a saída no aqua está forrada, a água volta por gravidade para a sump, sendo que tenho de contar que a sump tem de acumudar a litragem permitida pelo furo de entrada no aqua certo? Existe algum sistema que impessa a água de circular de volta para a sump ?

Coloca a saída de água da bomba pouco abaixo do nível máximo de água do aquário. Deste modo a água desce uns centímetros até à saída da bomba altura em que começa a entrar ar e o tubo desferra.

Um comentário só para terminar: imagina que tens uma anémona, um coral mole, ou até um peixe "espalmado" tipo cirurgião, que morre no caso do peixe, ou se desprende no caso dos corais, e vai ter direitinho à entrada do tal cachimbo por onde escoa a água. A rede que protege o cachimbo serve de "cama" ao animal e a sucção da água garante que este fica bem preso a vedar o cachimbo. O que acontece de seguida? :shock:

O outro cachimbo dá conta do recado? E se por alguma infelicidade há mais animais a morrerem ou a vaguear pelo aquário? Podem entupir o outro cachimbo também e com 3500L/h a serem bombeados constantemente acabas por ter uma inundação.

Se queres mesmo usar esses cachimbos por motivos estéticos, então aconselho-te a arranjar algum sistema que desligue a bomba de retorno quando o nível da sump desce abaixo de um determinado patamar. O ideal seria cobrir os furos com colunas secas pois acabam por ficar escondidas pelas rochas e corais mas tua solução também é uma hipótese a considerar embora na minha opinião, muito mais arriscada.

manklit

Aluga-se este espaço.

• 3 semanas depois...
Publicado:

Coloquei uma imagem (Rafeira mas dá para perceber) para que pudessem ver melhor o que pretendo fazer e dessa forma identificar melhor os pontos fracos e possíveis melhoramentos/alterações a fazer.

Pic_267_1.jpg

Agradeço os vossos comentários e para já vou contemplar uma caixa pequena com dentes junto a cada "Cachimbo" para evitar ao máximo possíveis entupimentos.

Para evitar quedas de água, as ligações dos tubos são feitas com cantos de 45º e não com cantos de 90º, por isso tem aquele aspecto estranho. Talvez assim não faça tanto ruído.

Tenho uma dúvida fundamental que talvez me possam ajudar.

Visto que o móvel tem um separador no compartimento onde ficam a sump e o refúgio e dado que não quero furar esse separador para não colocar em causa a extrutura do móvel, pensei em ligar os dois aquarios (sump e refúgio) através de dois tubos, furando pela traseira do móvel como podem ver na imagem.

Será que desta forma consigo manter o nível da água sempre igual nos dois aquarios (sump e refúgio)?

quer seja para o Flow normal (Aquário, sump, refúgo, Aquário), quer seja para absorver a parte da água que vem do aquario principal, quando a bomba se desligar?

Eu penso que sim, visto que se o nível da água no sump e refúgio está acima dos separadores (caso contrário não fluia) então, a pressão é igual nos dois aquas e por isso passa sempre para um lado ou para o outro, certo? Espero ter-me explicado bem...

Se possível até não colocava a secção 3 e 4 e ficava com mais espaço, mas coloquei assim para dar mais movimento à água. Talvez no refúgio seja necessário para segurar o substracto das plantas, mas colocaria o separador mais baixo.

Um abraço,

Pedro Gomes

Publicado:

Oi...

tres opinioes...

1 - cuidado se os tubos da sump para o refugio entupirem por alguma razao!! se nao iras ter problemas...

2 - nao precisas de bioballs e ceramica na sump...

3 - se possivel coloca mais divisoes a seguir ao escumador para quebrar as bolhas que sobram dele...

Abraço...