Recommended Posts

Publicado:

Boas.

Pedro antes de mais desejo-te boa sorte para a tubastrea.

Aparentemente a maioria dos pólipos estão vivos. Com que é o que os alimentas? Experimenta mysis congelada ou mesmo artémia.

De resto meto aqui mais uma evolução do palito :twisted: que também vai recuperando mas ainda não consigo identificar.

9.jpg

Cumps

DC

Publicado:

Olá,

Duarte - na minha opinião trata-se de uma Montipora digitata!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olás,

Antes de mais, os meus parabéns a todos pelo esforço dedicado á recuperação de corais duros.

São tantas as vezes que se vêem corais duros a morrer nas lojas, que continuo sem perceber porque alguns lojistas não optam por oferece-los a quem os consiga recuperar, preferindo deixá-los morrer por total perda de tecido...enfim...felizmente a maioria dá-se por satisfeita ao oferecer os tais corais a pessoal como vocês, que com tanto esforço os conseguem recuperar.

Duarte: não será uma Montipora digitata laranja/vermelha? Pelo formato do esqueleto e respectivos pólipos parece-me uma.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Boas!

Duarte, sem dúvida que se trata de uma Montiopora digitata, podes ver neste site uma foto que é muito próxima da que tens, só muda a cor:

http://www.fishpalace.org/M_digitata.html

Dá para ver que tem evoluido muito bem! Daqui a umas semanas já deves ter um coral 100% recuperado! Parabéns por esse óptimo resultado! :oops:

Diesel_Car, tens toda a razão! Ainda há pouco tempo estive numa loja na região da Grande Lisboa, ao qual não vou mencionar o seu nome, que tinha uma tubastrea e 2 Sarcophyton a morrer! A tubastrea provavelmente seria por má alimentação, mas o Sarco era mesmo por descuido! Deu a ideia que andaram deriva e foram parar num boraco entre as rochas e lá ficaram, todos encolhidos sem espaço! Acredita que muitas das vezes dá vontade de pedir para trazer, recuperar os corais e depois devolvê-los! Custa-me ver como muitos andam no, quase, total abandono! Mas não podemos mudar as pessoas!

Quanto à alimentação que estou a dar à tubastrea é mesmo artémia enriquecida! Já posso dizer que tive uma primeira tentativa de abertura total dos polyps, pelo menos de meia duzia deles! Outra alimentação que tenho dado é o Cyclop-eeze, mas os peixes devem apanhar a maioria. Vou fazer de maneira a que o coral esteja mais isolado de maneira a aproveitar esse alimento, bem referido no reefkeeping.com. Aqui fica uma foto:

IMG_1120.jpg

Em breve colocarei umas fotos da Goniopora, que está a criar novos polyps!

Cumps,

Pedro.

• 2 meses depois...
Publicado:

Só para deixar uma foto mais actualizada da acropora acima apresentada.

Janeiro 2006

img77877iw.jpg

Setembro 2005

3.jpg

Pedro como estão essas gonioporas e tubastrea?

Abraço

DC

Publicado:

Eh lá Duarte... isso está com um óptimo aspecto! BOA!!! :)

Mas a acropora é (era?) vermelha, e agora parece-me verde... :):shock::shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Boas!

Duarte, ainda bem que estás a dar bem com isso! Os meus pararam no tempo, aprece que precisam de mais luz! Vou aguentar até vir o novo aqua!

Cumps,

Pedro.

• 2 meses depois...
Publicado:

Olá,

Há muito que não escrevia neste tópico - aqui ficam desenvolvimentos...

em 15/8

Pic_5907_29.jpg

em 8/9

Pic_5907_30.jpg

Hoje

Pic_7910_15.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas!

Diogo, essa recuperação é um socesso! Não posso dizer o mesmo da minha Alveopora! Tive vários problemas no meu aqua que fez com que, depois da recuperação, acaba-se por morrer! Agora tenho outro coral para tentar recuperar!

Numa altura decidi colocar uma encubadora óvos de artémia a funcionar e coloquei uns eclodidos no meu aqua. O estranho é que no dia a seguir a minha Plerogyra sinuosa começou a morrer. :lol: Estive a fazer medições a tudo e estava tudo normal, mesmo tudo! Não quero dizer que era dos ovos de artémia eclodidos, mas que é coincidencia é! Agora o coral ficou reduzido a 20% mas está com bom aspecto! Agora tenho que tentar recuperar, nem sei se é possível, mas vamos tentar! Outro problema que tenho é excesso de carga orgânica, mas já tenho o problema quase resolvido, comprei um escumador novo e vou ligá-lo ao aqua.

Cumps,

Pedro.

Publicado:

Olá

Li este tópico pela 1º vez e interessou-me bastanta, pois tambem me encontro em várias situações semelhantes.

È uma especie de goniopora mas, ainda não consegui descobrir qual.

Os pólipos nunca se estendem completemente.

Partilho as minhas "recuperações" com vocês:

Esta é uma delas

Esta foto tem 3 meses

Pic_7018_4.jpg

Foi-me oferecida para recuperação.

Era constituida po três partes vivas e foi partida em três.

Neste momento encontra-se assim

Pic_7018_23.jpg

Está a regredir devido ao excesso de carga organica.

Este excesso provoca um crescimento absurdo destas algas verdes que cobrem todas as partes de possivel recuperação.

As outras 2 encontram-se assim

Pic_7018_1.jpg

Pic_7018_12.jpg

Não sei se há recuperação

Gustavo

Publicado:

Boas!

Gostavo, realmente essa Alveopora está a regredir! A que eu tinha era igual a essa! O problema que tens é grave para ela, o excesso de matéria orgânica que tens pode acabar por matar por completo ela! Podes fazer é uma mudança de água extra entre as que já fazes e lipares, sempre que achares necessário, o coral dessas algas e tudo o que não faça parte do coral! Deves ter cuidado em não expores a correntes fortes, pois ele está muito sencível a isso, está fraco, e podem sair alguns polips dele, o que é mau! Tem muito cuidado a manuseares ele! Se quizeres passar para este lado uma das mudas, força, será um grande desafio para mim! Não te posso garantir que o recupere, mas sempre posso tentar, visto que estão a regredir!

Qualquer coisa diz!

Cumps,

Pedro.

Publicado:

Boas!

O meu estava a recuperar bem, mas tive uns azares e...lá se foi! Agora está tudo ok, apesar do sistema ainda não estar a 100%, acho que tem condições para tentar recuperar!

Cumps,

Pedro

Publicado:

Boas,

Gostaria de dar o meu pequeno contributo a este forum. Tenho uma goniopora desde Julho 2005 e já se reproduziu cerca de 10 pequenas gonioporas, não sei se de futuro vais continuar assim, mas quando fecha há noite nota-se mais "filhinhos" prontos para se libertarem do coral "mãe" :lol::lol::lol: .

Cump.

Marina

• 4 semanas depois...
Publicado:

Olá,

Aqui vai uma foto do coral...

Pic_8277_15.jpg

Cada vez tem mais pólipos recuperados!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas!

Bem, essa recuperação está a olhos!!! Continua Diogo!

As minhas recuperações estão a piorar, tenho problemas com o meu escumador, mas em breve já está resolvido! Um aqua novo é mesmo necessário, já faltou menos! O aqua deve estar a ser feito e já comprei umas coisas!

Abraços,

Pedro.

Publicado:

Cá vai mais uma foto.

Está a adquirir uma coloração arroxeada.

Março 2006

143vx1.jpg

Janeiro 2006

img77877iw.jpg

Setembro 2005

3.jpg

Cumps

DC

ps: O que pensam de mudar este tópico para o Ecologia Marinha??

Publicado:

Duarte, eu conheço esse coral, não conheço :D

Na foto que tinhas colocado de Janeiro, fiquei surpreso por estar verde, já que ela era totalmente vermelha!

Na foto de agora já está arroxeada o que me leva a querer que ela voltará a ser vermelha!

Parabéns, excelente trabalho :twisted:

Publicado:

Olá Hugo!

Conheces pois! É bastante estranha a evolução da cor deste coral ... não sei se voltará a ser vermelho :twisted: mas que está a crescer bem está!

Vê lá se montas esse aquário que tens aqui muitas mudas para levar :D

Abraço

DC

Publicado:
Vê lá se montas esse aquário que tens aqui muitas mudas para levar  

Só se fizer um aquário público no meio do terreno e cobrar bilhetes À entrada. bowdown:twisted:

Já estou mesmo a ver: "Aquário Municipal do Montijo - Crianças não pagam (mas também não entram)"

:D :twisted: