Pedro Figueiredo Publicado Agosto 22, 2005 Publicado Agosto 22, 2005 Este fim de semana fui comprar um aquário com um amigo meu. Ele decidiu colocar ciclideos do lago Malawi num aquário de 120cm. Fomos em busca, de loja em loja à procura dos melhores preços e das melhores soluções. O que vos quero contar tem a ver com os filtros que lhe foram aconselhados. Numa loja foi-lhe aconselhado 2 filtros: - 1 Eheim Externo Professional 2227 Wet/Dry. Foi-nos dito que com este filtro ele teria bacterias para o resta da vida. Bastava enche-lo de substrato e visto ter aquela coluna seca que garantia a regeneração das bactérias. - 1 Eheim Externo 2213 com ceramica, esponja e substrato. Disseram nos que assim teriamos uma filtração excelente. Numa outra loja disseram-nos o seguinte: - Apenas 1 Eheim Externo 2217 só com esponjas! A teoria desta loja é que as materias filtrantes não servem para nada. O que destroi a amonia e os nitritos são as bacterias que se encontram no areão e o que se deve ter é o maior número de bactérias possivel. Para esta loja a melhor forma de armazerar bactérias é nas esponjas devido à sua forma, logo o melhor é colocar apenas esponjas no filtro. O que é que vocês acham disto tudo? Citar Pedro Figueiredo (ex - Down) [url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
paulo duarte Publicado: Agosto 22, 2005 Publicado: Agosto 22, 2005 A teoria desta loja é que as materias filtrantes não servem para nada Então, há milhões de pessoas (eu inclusivé) a serem enganadas. E só porque não tivemos a opurtunidade de conhecer esse lojista... O que destroi a amonia e os nitritos são as bacterias que se encontram no areão e o que se deve ter é o maior número de bactérias possivel Sim, as bactérias também se alojam no areão (e em todas as superfícies dentro do aquário). E não te sugeriram que o melhor seria montar um Filtro Biológico de Fundo (FBF)? Sote... não tinham nenhum mono para despacharem... Para esta loja a melhor forma de armazerar bactérias é nas esponjas devido à sua forma, logo o melhor é colocar apenas esponjas no filtro Então em que é que ficamos? no areão ou nas esponjas? Com o filtro bem atafulhadinho de esponjas talves até se consiga que o motor dure metade do tempo que deveria... Quanto ao Eheim 2227 seco/húmido, é excelente na filtragem biológica (a oxigenação directa das cerâmicas permite criar uma colónia de bactérias muito maior) mas é insuficiente na filtragem mecânica (só tem aquele pré-filtro de esponja no tubo de sucção), principalmente num aquário de porcalhões, como são os ciclídeos do malawi. A utilização de um 2º filtro é aconselhável. Quanto às bactérias durarem a vida toda... Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Pedro Figueiredo Publicado: Agosto 22, 2005 Autor Publicado: Agosto 22, 2005 Explica-me só o porquê destas coisas, nem que seja para avisar o meu amigo. Eu tambem sempre utilizei materias filtrantes e realmente a conversa da segunda loja deixou-me de boca aberta. Mas afinal onde é que as bacterias ficam melhor? Nas esponjas? Na ceramica? nas bio ball? E para que serve afinal estas materias? As ceramica serve para armazenar as bacterias. E o substrato (aquelas bolinhas redondas)? Porque é que dizes que o o filtro atafulhado de esponjas não dura metade do tempo. Mas a conversa do lojista não era nada no sentido de querer vender, antes pelo contrário. Citar Pedro Figueiredo (ex - Down) [url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
Pedro Figueiredo Publicado: Agosto 22, 2005 Autor Publicado: Agosto 22, 2005 Só para entenderem melhor o meu "espanto". Como disse o lojista numero 2 não tinha nada conversa de querer apenas vender... Quando ele foi confrontado com o interesse nos dois filtros aconselhados pela primeira loja ele disse: "eu por mim vendo-lhe já os filtros que me está a pedir, mas a minha opinião tem que bater certo com aquilo que eu penso" Se fosse alguem que se estava nas tintas, tinha ventido os dois filtros em vez de um. Citar Pedro Figueiredo (ex - Down) [url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
paulo duarte Publicado: Agosto 22, 2005 Publicado: Agosto 22, 2005 As ceramica serve para armazenar as bacterias. E o substrato (aquelas bolinhas redondas)? Essas bolinhas redondas que referes (penso que sejam as da Eheim) não são mais do que cerâmicas porosas, destinadas ao alojamento de bactérias. Quanto maior for a porosidade de uma superfície, maior nº de bactérias aí de podem fixar. No caso da Eheim são bolinhas, no caso da Sera são cilindros (Siporax). No entanto, não devemos confundir estas matérias com as outras cerâmicas não porosas, como o Efimech da Eheim, que se destinam à filtragem mecânica, retendo as partículas sólidas e evitando que o filtro entupa. Porque é que dizes que o o filtro atafulhado de esponjas não dura metade do tempo. Encher demasiado os filtros externos com esponjas faz reduzir o caudal e faz com que o rotor trabalhe em esforço, diminuindo-lhe o tempo de vida Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Nuno Antunes Publicado: Agosto 22, 2005 Publicado: Agosto 22, 2005 - 1 Eheim Externo Professional 2227 Wet/Dry. Foi-nos dito que com este filtro ele teria bacterias para o resta da vida. Bastava enche-lo de substrato e visto ter aquela coluna seca que garantia a regeneração das bactérias. Quando andei à procura do melhor filtro para o meu malawi também me deparei com os wet/dry. Claro que fui à net procurar respostas e vi logo que podia ser muito bom ou muito mau. Na sua maioria o pessoal dizia que os wet/dry são autenticas fábricas de nitratos o que leva a algumas questões relevantes, especialmente a sua aplicabilidade com ciclideos do malawi que são uns "porcalhões" de primeira. Depois existia a questão do fluxo/h do filtro que deixa muito a desejar no caso de ser para peixes do malawi. Os ciclideos malawi precisam de um sistema de limpeza muito potente. O normal é usar um misto entre filtragem exclusivamente mecânica e filtragem exclusivamente biológica. O normal em malawi é teres 10X a circulação. No meu caso, com um aquário de 250L e 2500L/h de circulação o lixo resultante das cagadelas de peixe acomula em diversos pontos. Assim resolvi a coisa de outra forma... Tenho uma sump de 100L com duas bombas eheim de 1000L/h para a filtragem biológica (ficou-me mais barata que um filtro externo e tem uma capacidade de filtragem brutal, ao mesmo tempo que me garante um nivel constante de água no aquário principal.) E coloquei no aquário um filtro interno de 1000L/h para filtragem exclusivamente mecânica e oxigenação da água. Coincidencia ou talvez não, no dia a seguir à colocação do filtro interno e super oxigenação da água tinha os machos em danças de acasalamento e o aquário num reboliço Nota-se que os peixes estão satisfeitos com as novas condições de água e é isso que se quer. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
andrejnr Publicado: Agosto 23, 2005 Publicado: Agosto 23, 2005 Numa outra loja disseram-nos o seguinte: - Apenas 1 Eheim Externo 2217 só com esponjas! A teoria desta loja é que as materias filtrantes não servem para nada. O que destroi a amonia e os nitritos são as bacterias que se encontram no areão e o que se deve ter é o maior número de bactérias possivel. Para esta loja a melhor forma de armazerar bactérias é nas esponjas devido à sua forma, logo o melhor é colocar apenas esponjas no filtro. Curiosamente EU também tive o mesmo conselho numa sobejamente conhecida loja de Aquariofilia e não estou a falar de uma loja qualquer, existe desde 72 ou 73 e foram tanto quanto sei os primeiros por exemplo a reproduzir Discus em Portugal.... Ora cá vai, eu tive uns anos sem aquario e quando decidí reactivá-lo fui lá pedir conselhos e comprar material. Eu Inicialmente tinha também pensado num filtro Wet/Dry e o logista perguntou-me que peixes eu tinha, ao que respondí "por enquanto nenhuns mas pretendo povoar um aquário de 120x37x40 com ciclídeos"; ao que ele respondeu: "bem nesse caso para peixes que vão fazer muita porcaria o melhor será um filtro externo Eheim, isto em filtros há os Eheim e depois há os outros...." entretanto eu fui a outra loja onde me tentaram impingir filtros wet/dry tanto da Eheim como até dum outro fabricante, uma marca francesa que agora n me lembro, e o mais engraçado foi a suposta "vantagem" que a logista nessa 2ª loja apontava: "bem o eixo da bomba deste filtro é em aço e não em cerâmica como nos da Eheim e assim dura mais" ; pois é aparentemente esta Srª, não sabe que os materiaias cerâmicos são usados porque resistem mais ao desgaste e corrosões químicas e que por isso são usados apesar de encarecerem os produtos finais. Mas entretanto eu fiquei com a ideia do filtro wet/dry na cabeça e nessa mesma tarde voltei à primeira loja e falei com o logista acerca disso. Ele então disse-me: "Isto é assim; o Sr. para peixes que sujem muito precisa acima de tudo de um filtro que faça boa filtragem mecânica...." eu entretanto interrompí-o e disse então e o que faço à Amónia etc ? Ele respondeu: "Olhe se quizer eu vendo-lhe um filtro wet/dry, tá a vê-los aquí na prateleira? E está a ver as massas da mesma marca aquí ao lado? Eu também vendo as maças com as culturas se quizer estão aquí está a ver? Ouça estamos cá só os dois na loja senão eu nem lhe dizia isto. Isto serve mais para as pessoas gastarem dinheiro que outra coisa qualquer, é como as culturas de bactérias de compra, tá aquí a vê-las? tudo isto lhe acelera o processo de estabelecimento do aquário mas nada disto é essencial, com tempo e calma você estabelece o ciclo de azoto no aquário sem nada disto. O seu aquári tem mais de um metro de areão e com o tempo vai ter mais que espaço para as bactérias se instalarem, para além do espaço nas próprias esponjas do filtro." então eu perguntei-lhe: "Então e essa história das Bioballs, você aconcelha-mas?" (Aí foi a melhor parte) Ele prontamente respondeu: "As bioballs são só mais um sítio onde as bactérias se podem fixar, tal como as massas cerâmicas o areão etc, você não vai ter grande vantagem em gastar dinheirio nellas e tal como você sabe EU até as FABRICO mas até as vendo mais é pró estrangeiro. Você até poderia comprar o filtro wet/dry (se não me engano era o 2224 da Eheim) e por só esponjas mas ficava pior servido do que com o 2215 porque ele não está consebido a pensar em levar só esponja ao contrário do 2215 que tanto leva só esponja como pode levar até as maças entre esponjas (e mostrou a foto do catálogo do 2215)" Então eu até fui mais longe e perguntei-lhe se não ficaria mais seguro eu comprar o 2217 e ele respondeu: "A diferença entre um e o outro é na bomba prorpiamente dita o 2217 passa maior caudal por hora mas para o seu aquário o 2215 é suficiente, já se fousse o 2213 era arriscado, tinha de andar sempre "à tabela" e andar sempre em cima dele mas com cuidado também poderia dar mas o melhor conselho que lhe posso dar é o 2215" Meus amigos depois desta converça fiquei duma vez por todas convencido do que já suspeitava de outras converças com este Sr. Ele tenta sempre dar os melhores concelhos às pessoas, eu já lá vou desde "puto" e por esta altura ele também de certeza que já percebeu que eu de rico não tenho nada, apenas "gosto dos peixinhos coloridos" como eu dizia em pequeno.... Boa sorte para o novo aquário Down e lembra-te que a aquariofilia é um Hobbie e uma paixão e não mais uma coisa em que se pode "enterrar cifrões". O interece não é ir a meia dúzia de lojas num fim-de-semana e gastar uma pipa de dinheiro e voltar a casa e ter tudo montado mas sim ir juntando as peças. É daí que devemos tirar prazer, é como tudo na vida não intereça onde vamos chegar eventualmente mas sim o percurso, fazendo uma citação " a vida é o que nos acontece enquanto estamos ocupados a fazer planos" Citar
Nuno Antunes Publicado: Agosto 23, 2005 Publicado: Agosto 23, 2005 Sem duvida que o conselho do logista não deixa de ser interessante. Da parte que me toca, acho que o que é mais importante num qualquer filtro é a capacidade. Senão porque motivo um filtro interno de 1000L/h é considerado pior que um externo com o mesmo caudal? Quando perguntei na loja onde compro o meu material acerca dos wet/dry a resposta que me foi dada foi identica à que o logista te deu... é um dispendio de dinheiro e não se ganha nada com isso. E quando muito claramente perguntei se era melhor um filtro externo ou uma sump a resposta também foi esclarecedora Até agora não estou nada arrependido de ter optado por sump em vez de filtro externo. É certo que é muito chato ter de furar o aquário mas o que se ganha compensa. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Mário Ribeiro Publicado: Agosto 23, 2005 Publicado: Agosto 23, 2005 Para 1ª Mensagem neste fórum, entraste bem Em certa parte concordo contigo. Hoje em dia recorre-se a produtos, que se tivermos "paciencia" e dedicação deixam de ser necessários. Em relação ao descrito, as tuas palavras dizem tudo. Citar
Luís Fortunato Publicado: Agosto 23, 2005 Publicado: Agosto 23, 2005 Olá. Em certa parte concordo contigo. Hoje em dia recorre-se a produtos, que se tivermos "paciencia" e dedicação deixam de ser necessários. E quem diz em equipamento, diz também em produtos químicos... Desculpem lá o Off-Topic. Cumprimentos a todos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
paulo duarte Publicado: Agosto 23, 2005 Publicado: Agosto 23, 2005 Na sua maioria o pessoal dizia que os wet/dry são autenticas fábricas de nitratos E de onde vêm esses nitratos? Do ar? Ou serão o resultado do processamento dos nitritos que já existiam na água? Qual destes 2 será melhor despachar mais depressa? Os sistemas seco/húmido não se aplicam apenas ao filtros externos. É aplicado em muitas sumps (de água doce), em que a água passa de um compartimento para outro, caindo em cascata sobre matérias fltrantes que se encontram emersas. Quanto aos prós e contras das sumps vs filtros canister, é algo que já foi amplamente discutido neste e noutros foruns Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
ZANITO Publicado: Agosto 23, 2005 Publicado: Agosto 23, 2005 axo que secos humidos para ciclideos tá mesmo fora questão, a não ser que queiram um aquário todo verdinho.... Quanto as bactérias, não é so nas esponjas que se fixam, quando se lava a lã filtrante, e ela tá quase preta, aquilo não é apenas lixo, ali estão montes e montes bacterias mas e então ? Preferem deixar as lãs e as esponjas todas sujas, sem nunca as lavar para não prejudicar a colónia bacterias? Eu prefiro ter a água limpa lavando regularmente lã e esponjas, e claro nunca mexendo nas massas porosas. Não são as massas porosas que nos filtram a água mecanicamente, por isso é estupidez pensarem que se pode ter bactérias só com filtros cheios de esponjas porque vão ter sempre que as lavar para manter a qualidade da água, e ao lavar voilá, metade vai-se!!! Sim as bactérias não se encontram só nos filtros, felizmente!!! Areão, troncos, plantas, lá andam elas, mas e então ? Se essas fossem suficientes, ninguém usava filtros biológicos, certo ? Então aquas recentes, nem se fala.... Citar
Bruno Nogueira Publicado: Agosto 23, 2005 Publicado: Agosto 23, 2005 Meus amigos depois desta converça fiquei duma vez por todas convencido do que já suspeitava de outras converças com este Sr. Ele tenta sempre dar os melhores concelhos às pessoas, eu já lá vou desde "puto" e por esta altura ele também de certeza que já percebeu que eu de rico não tenho nada, apenas "gosto dos peixinhos coloridos" como eu dizia em pequeno.... andrejnr, qual foi na altura a tua opção no que diz respeito ao filtro? e resultados? Citar Bruno Nogueira
Pedro Figueiredo Publicado: Agosto 24, 2005 Autor Publicado: Agosto 24, 2005 Hehehehee... desculpem lá mas fartei-me de rir com a mensagem do andrejnr. É que a loja é a mesma e a conversa foi igualzinha, aquela historia das bio-balls que vende para o estrangeiro. Não me interpretem mal! Eu tenho um enorme respeito pelo lojista e acho que é muito válido o que ele defende. E aliás, os resultados estão à vista, basta ir à loja e ver os aquários... ele está lá desde 1973. Eu ainda tentei "convencer" o meu amigo a arranjar uma sump. Mas no caso dele era mais complicado. De qualquer forma ele optou por seguir os conselhos do homem e comprou um eheim 2217 só com esponjas. O que é que acham? Num aqua de 120x40x40, um 2217 só com esponjas? Não devia acrescentar mais nada?... Citar Pedro Figueiredo (ex - Down) [url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
Nuno Antunes Publicado: Agosto 24, 2005 Publicado: Agosto 24, 2005 E aliás, os resultados estão à vista, basta ir à loja e ver os aquários... ele está lá desde 1973. Não leves a mal isto mas tenho alguma desconfiança de logistas que necessitam de "puxar" o "tempo de serviço". Se um tipo precisa de dizer, já ando nisto à n anos, para dar enfase ao seu ponto, isso deixa-me logo de pé atrás e desconfiado. É certo que a experiencia é algo muito importante neste hobby, mas a sensação com que fico é que muito pessoal se deita à sombra da experiencia e se recusa a evoluir. É mais confortável manter-se a fazer o que sempre se fez, do que continuamente investigar e procurar manter-se a par das evoluções e técnicas e novas formas de se fazer as coisas e testar outras alternativas. Não me esqueço nunca que foi um logista que afirma ter mais de 30 anos de experiencia que me disse que em ph8 nada se criava... quando aqui em casa e com ph 8 , já criei guppies, corridoras, peckoltias , ottos e ciclideos africanos, para não falar de caracois e alguns tipos de plantas. Acho que eu com os meus miseros 1 anito de experiencia sei mais que ele com 30 De qualquer das formas... pessoalmente e para ciclideos africanos acho o 2217 curto para um aquário desse tamanho e nunca o colocaria cheio de esponja pelo simples facto que bem vejo o que acontece às esponjas aqui em casa após uma semana de serviço... nem quero imaginar o esforço no rotor desse filtro. Para africanos acho que a melhor filtragem é combinada... um filtro a fazer exclusivamente filtragem mecânica (uso um fluval 4 plus interno só com esponjas) e outro a fazer filtragem "convencional". Essa é quanto a mim a melhor forma de filtrar aquários de mbunas e outros ciclideos africanos de algum porte. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Pedro Figueiredo Publicado: Agosto 24, 2005 Autor Publicado: Agosto 24, 2005 Não leves a mal isto mas tenho alguma desconfiança de logistas que necessitam de "puxar" o "tempo de serviço". Se um tipo precisa de dizer, já ando nisto à n anos, para dar enfase ao seu ponto, isso deixa-me logo de pé atrás e desconfiado. Eu também acho isso, mas neste caso ele nunca mencionou os anos de experiência... É certo que a experiencia é algo muito importante neste hobby, mas a sensação com que fico é que muito pessoal se deita à sombra da experiencia e se recusa a evoluir. É mais confortável manter-se a fazer o que sempre se fez, do que continuamente investigar e procurar manter-se a par das evoluções e técnicas e novas formas de se fazer as coisas e testar outras alternativas. Não me esqueço nunca que foi um logista que afirma ter mais de 30 anos de experiencia que me disse que em ph8 nada se criava... quando aqui em casa e com ph 8 , já criei guppies, corridoras, peckoltias , ottos e ciclideos africanos, para não falar de caracois e alguns tipos de plantas. Acho que eu com os meus miseros 1 anito de experiencia sei mais que ele com 30 De qualquer das formas... pessoalmente e para ciclideos africanos acho o 2217 curto para um aquário desse tamanho e nunca o colocaria cheio de esponja pelo simples facto que bem vejo o que acontece às esponjas aqui em casa após uma semana de serviço... nem quero imaginar o esforço no rotor desse filtro. Para africanos acho que a melhor filtragem é combinada... um filtro a fazer exclusivamente filtragem mecânica (uso um fluval 4 plus interno só com esponjas) e outro a fazer filtragem "convencional". Essa é quanto a mim a melhor forma de filtrar aquários de mbunas e outros ciclideos africanos de algum porte. Também acho, acho que o vou aconselhar a comprar outro filtro (o 2213 penso ser suficiente) e colocar materias filtrantes nos dois... e claro algumas esponjas! Citar Pedro Figueiredo (ex - Down) [url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
Nuno Antunes Publicado: Agosto 25, 2005 Publicado: Agosto 25, 2005 Faz o seguinte... O 2217 faz 1000L/h ou perto disso se não estou em erro. Metam esse como filtro normal. Depois arranjas um interno de 1000L/h. Fica mais barato e como o objectivo é fazer filtragem exclusivamente mecânica chega muito bem. Tens o extra de os filtros internos poderem ter venturi que é optimo para oxigenar a água em condições. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
andrejnr Publicado: Agosto 26, 2005 Publicado: Agosto 26, 2005 Down escreveu: Não me interpretem mal! Eu tenho um enorme respeito pelo lojista e acho que é muito válido o que ele defende. E aliás, os resultados estão à vista, basta ir à loja e ver os aquários... ele está lá desde 1973. Nuno Antunes escreveu: Não leves a mal isto mas tenho alguma desconfiança de logistas que necessitam de "puxar" o "tempo de serviço". Se um tipo precisa de dizer, já ando nisto à n anos, para dar enfase ao seu ponto, isso deixa-me logo de pé atrás e desconfiado Pessoal o Logista não puxou dos galões, eu é que estou a dizer-vos que a loja abriu em 1973, nem ele precisava de me dizer que anda naquilo há não sei quantos anos porque eu desde miudo sempre me lembro de lá ir e ele lá estar. Aliás a loja é mais velha que eu lol Quanto ao filtro ele tinha-me recomendado o 2215 (eu editei o meu mail e corrigí o pormenor), se virem as características ele daria para aquários de até 350l o que até é bastante mais que o meu e dá um débito de 620l/h pra 4l de volume de filtro. Na altura ele pedia cerca de 100 euros por ele e eu fui a outra loja e comprei o 2217 supostamente em promoção por 99.50 euros ficando ainda mais económico. Devo dizer que estou satisfeito com o desempenho do filtro, limpo-o regularmente e nunca o deixo ficar colmatado com porcaria pra que o caudal seja sempre grande e não provocar esforços adicionais à bomba visto que quanto mais lixo os filtros tiverem mais dificuldade a àgua tem em passar. Penso que TALVEZ com o 2215 me tivesse safado mas obviamente teria de ter mais cuidados com ele mas seria possivel. Na realidade tudo isto depende sempre da quantidade de fauna e flora do sistema. Citar
Bruno Nogueira Publicado: Agosto 26, 2005 Publicado: Agosto 26, 2005 Devo dizer que estou satisfeito com o desempenho do filtro, limpo-o regularmente e nunca o deixo ficar colmatado com porcaria pra que o caudal seja sempre grande e não provocar esforços adicionais à bomba visto que quanto mais lixo os filtros tiverem mais dificuldade a àgua tem em passar. Este tópico interessa-me bastante e gostava de saber a tua experiencia com essa solução se possivel em mais pormenor, antes de saber que opção devo tomar. limpas o filtro de quanto em quanto tempo? mudas 1/3 da agua de quanto em quanto tempo? quantos ciclideos africanos tens? Citar Bruno Nogueira
Lost Publicado: Agosto 13, 2008 Publicado: Agosto 13, 2008 boas, para um aquario 100x40x50 tenho um ecco 500Lh (eu sei que e fraco) para reforçar queria colocar um wet\dry a trabalbar ao mesmo tempo, ficando o ecco desligado da corrente. o meu aquario e um comunitario com escalares em maioria!! queria por o ecco apenas com esponjas!! o que acham da ideia?? Cump Citar
Lost Publicado: Agosto 13, 2008 Publicado: Agosto 13, 2008 boas, para um aquario 100x40x50 tenho um ecco 500Lh (eu sei que e fraco) para reforçar queria colocar um wet\dry a trabalbar ao mesmo tempo, ficando o ecco desligado da corrente. o meu aquario e um comunitario com escalares em maioria!! queria por o ecco apenas com esponjas!! o que acham da ideia?? Cump Citar
Nuno Antunes Publicado: Agosto 14, 2008 Publicado: Agosto 14, 2008 boas, para um aquario 100x40x50 tenho um ecco 500Lh (eu sei que e fraco) para reforçar queria colocar um wet\dry a trabalbar ao mesmo tempo, ficando o ecco desligado da corrente.o meu aquario e um comunitario com escalares em maioria!! queria por o ecco apenas com esponjas!! o que acham da ideia?? Cump Foste desenterrar um tópico de 2005 Sempre deu para rever as minhas opiniões na altura. Bom, relativamente ao que dizes eu não entendo porque carga de água queres desligar o ecco. Se vais meter um segundo filtro para ajudar o ecco, então para que o desligas? Em relação à capacidade do ecco pode ser ou não suficiente dependendo do que tens de fauna e flora no teu aquário. O teu aquário tem 200L brutos e estás a usar um filtro de 500L/h logo estás diria eu a trabalhar "à justa", mas tudo depende mais uma vez do tipo de peixes e da quantidade. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts